Roteiro pelas Ilhas Fiji

Fiji é um país da Oceania próximo da Austrália e Nova Zelândia, esse é o motivo que a maioria das pessoas pegam vôos partindo de um desses países, mas pode se pegar um voo partindo de Los Angeles também ou fazer igual eu fiz, peguei um voo direto de 10hs partindo de Seul.

Nem todas as praias de Fiji tem essa cor

Eu passei 12 dias no país e cheguei por Nadi que não é a capital, mas é o principal aeroporto internacional. Nadi é uma cidade sem muitos atrativos turísticos, está localizada na ilha principal Viti Levu, sendo usada somente como base para explorar as outras ilhas.

Ainda não é um país com muitos brasileiros mas tem pessoas de outras partes do mundo. É extremamente turístico e organizado! Eu gostei bastante de ter visitado e vou tentar resumir aqui o meu roteiro.

Como foi meu roteiro?

  • Nadi: 2 dias, sendo um na chegada e um na saída. Caso seu voo chegue cedo e parta muito tarde talvez você nem precise pernoitar na cidade.
  • Yasawa island: 2 dias. Essa são as ilhas mais bonitas juntamente com as Mamanucas islands(eu não me hospedei nelas mas fiz tour saindo de Denarau. Recomendo também deixar uns dias por aqui caso tenho tempo). As ilhas Yasawa são mais longes que as Mamanucas em relação a Nadi e Denarau porém vale muito a pena a visita porque as praias mais claras estão por lá.
  • Denarau: 3 dias. Essa é uma área perto do aeroporto de Nadi e na verdade  é uma ilha pequena onde você vai encontrar bons resorts. A proximidade com o porto de onde partem vários barcos para outras ilhas faz com que muitas pessoas fiquem por aqui e façam tours bate e volta diariamente.
  • Raki Raki: 3 dias. Essa cidade fica na ilha principal onde está Nadi e a capital Suva. Eu fui até lá para conhecer o Wananavu resort que fica a 15 minutos do centro. Não é uma área muito explorada. Contarei detalhes ainda nesse post.
  • Yanuca/Cuvu: 2 dias. Essa cidade também fica na ilha principal. Fui até lá para me hospedar no Shangri-La’s Fijian Resort and Spa . O hotel está localizado a 43 km do aeroporto de Nadi.

Onde ficar em cada lugar?

1-Nadi: Bay View Cove Resort

Bay View Cove:Lugar tranquilo para relaxar

Esse resort se localiza em uma região chamada Sonaisali, aproximadamente 25 minutos do aeroporto de Nadi. Para chegar lá eu peguei um ônibus até o centro de Nadi, que custou 1,10FJD(cada dólar americano equivale a aproximadamente 2 dólares de Fiji), ou seja em média cada trecho de ônibus local em Nadi equivale a U$0,60. Depois peguei Táxi lá da estação central onde desci até o resort e custou 10FJD(U$5). Essa foi a forma mais barata e prática que encontrei. Outra opção é pegar táxi do aeroporto, cobram em média 50FJD ou então peça o táxi do próprio resort por 35FJD.

É um local bem isolado portanto se você não estiver de carro, não terá acesso a mercados e lojas perto, precisando de táxi caso queira fazer algo. O que eu fiz foi já fazer compras no supermercado no centro de Nadi assim que desci do ônibus vindo do aeroporto(lá é mais barato que mercados de outras regiões, portanto se puder já faça um estoque de lanches,água e comidas rápidas).

Como já tinha água e alguns lanches, a única refeição que fiz por lá foi o almoço no resort ao lado que me custou 20FJD(frango com Penne). Eu combinei com o próprio motorista que me levou até o Bay Cove e no dia seguinte a minha chegada fui a Denarau para pegar o ferry até Yasawa Islands(esse trajeto ele me cobrou 20FJD).

As vilas são bem amplas e limpas. Há opções de vilas familiares com 2 quartos. Eu fiquei hospedado em uma vila de um quarto que possui cozinha com frigobar, um banheiro amplo, cama king, ar condicionado, ventilador e tv. Não tem Wifi nas vilas sendo que para se conectar é necessário ir até a recepção.

A piscina é bem grande e em frente ao restaurante do resort:

Sonaisali Road
Nadi, Fiji

Call: +679 999 0868

Email: info@bayviewcove.com

2-Yasawa Island-Yasawa Homestays

Opções de hospedagens não faltam nas ilhas Yasawa. Eu como fiquei em muitos outros resorts escolhi ficar aqui em uma homestays para ter a experiência de ver como os locais vivem. Fiquei na Yasawa homestays que possui alojamentos em várias ilhas diferentes. Eu escolhi a Navotua Village.

É uma experiência interessante porém é cansativo porque na ilha que fiquei não tinha energia e eu era o único turista. Então imagina o calor e a quantidade de borrachudos que enfrentei, mas em compensação a praia em frente ao meu bungalow era bem bonita:

Navotua Village
Praia na Navotua Village(Yasawa homestays)
Praia em Navotua Village

Para chegar até lá pode se pegar o ferry Yasawa Flyer que custa bem caro, 180FJd o trecho. A Navotua Village é uma das últimas paradas então achei bem cansativo. Saí 8:30hs e cheguei 13hs. Um barco da homestay foi me pegar e depois ainda teve mais 30 minutos até chegar na vila.

A melhor opção é ir de avião com a Turtle Airways. é mais caro ainda em torno de 350FJD mas compensa a vista e a experiência de andar de hidroavião. Além disso o tempo é muito menor e em uma hora normalmente já completa o trajeto. Eu fui de Ferry e voltei de hidroavião.

Local de embarque da Turtle Airways. nada mal não???

Uma terceira opção é pegar o Seabus que parte de Lautoka, outra cidade que fica a 1 hora de Nadi mas não sei se compensa fazer esse trajeto. O preço gira em torno de 120FJD o trecho.

3-Denarau-Radisson Blu

Em Denarau escolhi o Radisson Blu e não me arrependi. O resort é excelente!!! Recomendo para quem fizer base por lá mas saiba que a praia é de areia escura sem muita beleza:

Praia do Radisson Blu

O melhor é aproveitar a piscina e fazer os passeios oferecidos no Porto de Denarau.

Piscina Radisson Blu

Um tour imperdível em Denarau é passar uma tarde ou uma manhã no Cloud 9 um restaurante/bar flutuante com águas claras em volta:

Cloud 9

Eu fiz o passeio da tarde que custa 220FJD com direito a gastar como quiser 60FJD. Para comer há somente pizzas individuais de vários sabores. Eu escolhi uma de Pepperoni e gostei bastante:

Pizza do bar Cloud 9

As bebidas são variadas. Tem cervejas, Drinks com vodca e outras:

Eu optei pelo tour da tarde que saiu 13hs e regressou 18hs. Pode se comprar esse passeio no próprio Porto de Denarau.

https://www.cloud9.com.fj/

4-Raki Raki-Wananavu Beach Resort

Fiquei no Wananavu Beach Resort e gostei bastante. É um resort 4 estrelas com 35 bungalows. Para chegar até lá pode se pegar ônibus até o centro de Raki Raki que custa em média 8FJD e depois um táxi que custará em torno de 15FJD.

O resort é para quem quer viver uns dias de paz e em contato com a natureza. A praia em frente é bem tranquila e bonita mas também não é aquela cor turquesa. A piscina é grande e tem uma cascata bem gostosa para massagem:

Peguei o plano com as refeições inclusas e achei que valeu muito a pena.

Almoço:Fish Curry
Almoço:Fried rice

O bungalow que fiquei era bem amplo com vista do mar:

O banheiro era bem amplo e limpo:

Tem alguns tours que eles vendem por lá, como pesca, snorkel, passeios nas vilas locais. Todos exigem uma quantidade mínima de pessoas. Eu acabei optando por ficar só no resort.

+679 669 4433

stay@wananavu.com

https://www.wananavu.com/

5-Yanuca/Cuvu-Shangri-La’s Fijian Resort and Spa

Essa região fica a 1 hora de Nadi e muitos que se hospedam por aqui também acabam fazendo bate e volta para outras ilhas devido a proximidade com Denarau e o porto.

Nessa região fui exclusivamente para me hospedar no Shangri-La’s Fijian Resort and Spa . Um resort de luxo com praia privativa.

Para mais informações e dicas acesse meu instagram @drdiegoviajando