Como andar de trem na Suíça- Dicas e sugestão de roteiros

A Suíça é um país muito desejado por brasileiros e para nossa alegria transporte público lá funciona muito bem, não sendo tão essencial assim alugar carro.

A melhor forma de se locomover é de trem e pensando em ajudar você, viajante que gosta de se planejar e pegar informações na internet, resolvi criar esse post para te ajudar a montar o roteiro.

Trem na Suíça. Podemos percorrer o país inteiro dessa forma.

A primeira coisa que você precisa saber é que não é barato pegar trens na Suíça, mas uma vez decidido conhecer esse lindo país, tem que se arcar com os custos altos de tudo. Não se preocupe! Você não se arrependerá, porque compensa. É sensacional!

A segunda coisa é entrar nesse site aqui e cotar todos os trechos que você deseja, mas ATENÇÃO, o primeiro valor que aparece é a metade do preço que um adulto paga, isso mesmo! Já fui enganado uma vez e fiz as contas baseado na tarifa para quem tem o HALF FARE TRAVEL CARD. Para cotar ou compar, siga as etapas a seguir:

1- Coloque o trecho desejado e a data com hora aproximada, no exemplo abaixo cotei de Lucerna a Interlaken:

2- Escolha o horário desejado clicando no botão vermelho a direita:

Repare que nessa tela você tem todos os detalhes como plataforma, horário e direção do trem

3- Veja o preço que aparece nessa tela e multiplique por 2, caso realmente queira comprar. Nesse exemplo como falei anteriormente, repare que o primeiro preço que ele apresenta é o para quem tem o Swiss Half Fare Card . Se realmente deseja comprar o trecho online pode prosseguir para o checkout no botão vermelho e escolher entre primeira ou segunda classe:

O que é o Swiss Half Fare Card?

É um cartão que te dá direito a pagar 50% do valor dos tickets dos trens, barcos, ônibus e para subir algumas montanhas. O valor é 120CHF (março 2020). Faça as contas e veja se para você compensa mas o mais recomendável é comprar o Swiss travel pass que é o que a maioria faz. Principalmente para quem deseja além de fazer muitos trechos de trens, subir várias montanhas e fazer excursões de barcos.

O que é o Swiss Travel Pass?

É um passe que te dá direito a viagens ilimitadas de trens,ônibus e barcos. Além disso também oferece descontos em várias atrações. Compensa muito para quem deseja fazer os trajetos com trens Panorâmicos como o Glacier Express e o Bernina Express( eu contei um pouco da minha experiência nesse post ), porque esses trechos são caríssimos e os portadores do Swiss Pass pagam somente a taxa de reserva.

Você pode comprar o passe de 3, 4 ,8 ou 15 dias consecutivos. Há também a opção de comprar o Swiss Pass Flex onde você usa em dias não consecutivos mas é mais caro.

Uma vez adquirido o passe você só precisar mostrar junto com seu passaporte. O site para comprar online é esse aqui .

Para quem não deseja adquirir o Swiss travel pass e quiser comprar tudo lá, saiba que os preços variam conforme o dia, então por exemplo, se você cotar para daqui um mês pode ser que aumente muito o valor posteriormente. Inclusive os valores mudam até mesmo de um dia para o outro, podendo variar o preço se comprar pelo site, ou comprar direto na maquina da estação.

No site ás vezes surgem alguns tickets promocionais mas que não pode ser alterada nenhuma rota sequer. Eles chamam de Super saver ticket. 

Eu consegui comprar online um nesse valor promocional mas confesso que fiquei tenso, pois não podia perder nenhuma conexão. Ás vezes o tempo de conexão nas cidades é de 4 minutos e temos que correr de uma plataforma a outra. Nessa categoria não se pode mudar nenhum horário, tem que ser exatamente aqueles trens apontados no bilhete.

Repare nesse exmplo de um ticket de Dietikon a Grindelwald por 57CHF comprado online, que seria 82CHF na máquina da estação.

Super saver Ticket. De Dietikon a Grindelwald. Muita economia, porém cuidado com os horários especificados no Ticket.

Qual classe escolher?

Tanto a primeira quanto a segunda classe são boas, pois os trens suíços são de qualidade, mas a primeira classe tem assentos mais confortáveis e é mais reservada, não ficando tão cheia.

Primeira Classe do trem
Segunda Classe do trem

Como é andar no Glacier Express?

Trem panorâmico Glacier Express

Esse é um dos trens panorâmicos mais desejados da Suíça. Ele faz a rota St Moritz- Zermatt e vice versa. Eu fiz o trajeto saindo 9:15h de St Moritz e que chegaria 17:10h em Zermatt, mas desci antes em Andermatt porque não iria ficar em Zermatt.

Eu fui de primeira classe que tem como diferencial os assentos e pelo fato de não ser tão cheia dependendo. Quando fui estava bem vazia. Há também uma classe mais exclusiva ainda chamada Excellence Class.

Primeira Classe. Glacier Express

Fiz esse passeio no inverno. Peguei sol durante as primeiras horas e depois muita neve. É de fato um passeio muito bonito em qualquer época do ano.

Para quem quiser almoçar no trem paga se a parte na hora de reservar. Eu gostei muito da comida! Foi servida por volta de 12h.

Almoço no Glacier Express: Strogonoff
Sobremesa: Torta de Maçã

Quais cidades colocar no roteiro?

Aqui no blog tem muitos posts de cidade por cidade na Suíça. Eu recomendo: Zurique, Lucerna, Interlaken, Grindelwald, Berna, Lugano, St Moritz, Zermatt e Genebra a princípio mas tem muitos outros lugares e roteiros alternativos.

Para mais dicas e informações acesse meu instagram@drdiegoviajando .