English EN Portuguese PT Spanish ES

Dicas de Aracaju-Sergipe: O que fazer e onde se hospedar?

Se você ainda não conhece o Sergipe, coloque esse estado em sua lista agora e não vai se arrepender. A capital, Aracaju, é uma cidade super estruturada e consegue agradar até os turistas mais exigentes.

Letreiro “Eu amo Aracaju” na orla de Atalaia.

O que fazer em Aracaju?

Há muitas opções de passeios dentro e fora da cidade. Eu optei por fazer todos os passeios com a Toptur que é a melhor agência do Sergipe. Fiz tudo privativo mas você também pode optar pelos tours regulares. Os serviços prestados foram impecáveis e eu não tenho nada a reclamar, inclusive eles fazem roteiros personalizados conforme o gosto do cliente.

Vou destacar aqui alguns passeios na região:

1-Croa do Goré e Ilha Dos Namorados

Esse é um day tour imperdível que você pode fazer saindo de Aracaju. Os catamarãs partem da Orla do Pôr do Sol, cerca de 30 minutos de Atalaia, e fazem o percurso pelo rio Vaza Barris até chegar à Crôa do Goré, um banco de areia que desaparece conforme o horário do dia devido a maré. Lá aproveitamos por volta de 40 minutos. No local tem um bar-barco que serve bebidas e alguns petiscos.

Rio Vaza Barris, de onde partem os catamarãs para o passeio.
Croa do Goré.

Após a parada na Crôa do Goré, o catamarã segue por mais meia hora aproximadamente até a Ilha dos Namorados, uma  ilha formada entre o rio Vaza Barris e o Oceano Atlântico. A água é salgada devido a essa junção mar/rio. A ilha possui uma estrutura preparada para servir petiscos e bebidas, além de oferecer mesas com guarda-sol e atrações para crianças. A parada na Ilha dos Namorados é de aproximadamente duas horas.

Ilha dos Namorados.
Ilha dos Namorados.

O passeio começa por volta das 7:40h/8:30h dependendo de onde está localizado seu hotel e termina por volta das 14:30h. Não inclui almoço por isso sugiro que após o passeio você visite o Duna Beach club, que é ali perto, e passe a tarde por lá.

2-Passarela do Caranguejo/Orla de Atalaia

Passarela do Caranguejo.

A Orla de Atalaia possui 6km de extensão. Tem várias atrações, como a Região dos Lagos, o Monumento dos Formadores da Nacionalidade, a pista da skate, o Kartódromo, o espaço de MotoCross, parquinhos para crianças e restaurantes.

A passarela do caranguejo fica bem animada a noite e é lá que se concentra a maioria dos restaurantes e bares com música ao vivo.

3- Cânions do Xingó

Essa é uma das principais atrações do estado mas saiba que para conhecer essa região fica cansativo fazer bate e volta de Aracaju, apesar da grande maioria fazer isso. Os tours regulares costumam sair bem cedo e você vai passar pelo menos 7h do seu dia na estrada pois o trajeto é longo.

Cânions do Xingó.

O passeio principal com as agências começa na cidade de Canindé de São Francisco no estado do Sergipe, distante aproximadamente 210km de Aracaju. Ela fica na divisa com Piranhas em Alagoas, inclusive você pode iniciar o passeio lá também.

Canindé de São Francisco-Sergipe.

Os catamarãs têm várias saídas diárias. Eu fui na das 10:30h. São aproximadamente 3h no catamarã com uma parada de 1h para nadar no rio são Francisco.

Passeio de catamarã. Rio São Francisco.
Nadando no Rio São Francisco.

Na parada de 1h para relaxar e nadar, você também poderá fazer um passeio opcional com um barco menor entre os cânions do Rio São francisco por aproximadanete 15 minutos. Custa R$20( fevereiro 2021). Eu achei bem interessante pois as melhores paisagens voê observa do barco menor e as melhores fotos você tira nele também:

Passeio de barco pelos Cânions do rio São francisco
Passeio de barco pelo Rio São Francisco.

Depois do passeio de catamarã, chegamos na estrutura do restaurante Karrancas e almoçamos por lá. O buffet é livre e não inclui bebidas.O preço é R$40 (fevereiro 2021).

Restaurante Karrankas.
Restaurante Karrankas.

Caso você decida fazer como eu, não fazendo bate e volta e dormindo uma noite em Canindé de São Francisco, recomendo a hospedagem no Xingó Parque Hotel & Resort que é o melhor da região. Ele fica em uma colina com uma vista incrível do rio São Francisco.

Xingó Parque Hotel & Resort.
Xingó Parque Hotel & Resort.
Xingó Parque Hotel & Resort.
Vista do Xingó Parque Hotel & Resort.

4-Piranhas e Rota do Cangaço

Assim como Canindé de São Francisco, Piranhas que é uma cidade de Alagoas, também fica distante de Aracaju. Caso você esteja hospedado na região do Xingó compensa fazer o passeio da rota do cangaço em um catamarã e passar algumas horas no Cangaço Eco Parque em Poço Redondo-Sergipe(sim, você sai de Alagoas em um catamarã, mas passa o dia em Poço Redondo no Sergipe).

Piranhas- Alagoas.
Cangaço Eco Parque.
Cangaço Eco Parque.

As saídas do catamarã são diárias às 8:45h e 10:45h. Após navegar por alguns minutos no velho Chico chegamos na base do passeio que é o Cangaço Eco Parque. Uma região onde podemos nadar e contemplar a natureza.

Nesse tour podemos também fazer uma trilha guiada opcional desde o parque e chegar até o lugar onde Lampião foi morto em uma emboscada. Após a trilha você pode almocar por lá mesmo no parque de frente ao rio.

Almoço no Cangaço Eco Parque.

A agência Toptur também vende esse passeio(somente a embarcação saindo de Piranhas, sem o translado de Aracaju). Verifique disponibilidade aqui .

 5- São Cristovão

Essa é uma das cidades mais antigas do Brasil e foi a primeira capital do Sergipe. Ela fica localizada a aproximadamente 20km de Aracaju e é bem tranquilo a visita em uma manhã ou tarde.

A cidade possui um centro histórico com a praça São Francisco que foi tombada pela Unesco em 2010. Além disso lá você poderá conhecer o trabalho de Xilogravura do artista plástico Nivaldo Oliveira.

Atelier de Nivaldo Oliveira. São Cristovão.
Praça São Francisco no centro histórico. Patrimônio da humanidade pela Unesco.

A casa de queijadinhas da dona Marieta é outra parada obrigatória de São Cristovão. O doce é bem típico. Muito bom!

Casa da queijada.

6-Largo da gente Sergipana/Museu da gente Sergipana 

O largo da gente sergipana é um monumento de Aracaju que homenageia os movimentos cultarais dos locais. São várias estátuas que representam diversas manifestações folclóricas típicas. Em frente ao monumento há o museu da gente sergipana inaugurado em 26 de novembro de 2011.

Largo da gente Sergipana.

7-Praça dos mercados

São 3 mercados onde você encontra artesanatos, flores, comidas e muito mais. São eles: Antônio Franco, Thales Ferraz e Albano Franco. Cada um é voltado para uma especialidade.

Praça dos mercados. Aracaju.
Castanhas de caju. Item encontrado em abundância na cidade.

8-Praia do Saco com lagoa dos tambaquis

Eleita por uma revista francesa “Grands Voyageurs”, como uma das 100 praias mais bonitas do mundo. Na praia do Saco, muutos fazem passeio de buggy pela região. A Toptur faz esse passeio combinando com outro paraíso que é a lagoa dos Tambaquis. Lá você pode nadar e alimentar os peixes.

9-Mangue Seco

Localizado na divisa dos Estados de Sergipe e Bahia, o cenário de Mangue Seco encanta porter uma beleza exclusiva. No passeio com a Toptur você vai conhecer os rios Piauitinga e Real, e a praia onde foi gravada a novela “Tiêta do Agreste”. Aqui você também pode fazer um passeio de Buggy.

10-Parque dos falcões

Localizado na cidade de Itabaiana, é o único parque nacional de Aves de Rapina da América do Sul autorizado pelo Ibama e o único centro de readaptação dessas espécies do nordeste. É um dos maiores atrativos do Estado de Sergipe. Atualmente o parque possui 360 aves de espécies variadas, inclusive ameaçadas de extinção.

Onde se hospedar em Aracaju?

1- Del canto hotel

Del Canto Hotel.

Esse hotel está localizado no bairro Farolândia e conta com 2 estacionamentos gratuitos.Todos os apartamentos possuem ar-condicionado split e TV a cabo.

As acomodações são dividas em: Premium, Standard, Suíte e Flat.

Acomodação Premium. Del Canto hotel.
Acomodação premium. Del canto hotel.

O hotel conta ainda com uma piscina na cobertura:

Del Canto hotel.
Del Canto Hotel.

 O hotel ainda conta com o melhor café da manhã de Aracaju, com vários pratos regionais:

Café da manhã. Hotel del Canto.
Café da manhã. Hotel del Canto.
Café da manhã. Hotel del Canto.

R. Alferes José Pedro de Brito, 67 – Farolândia, Aracaju – SE, 49032-010

(79)3243-8181

[email protected]

https://www.delcantohotel.com.br/

2-Hotel da Costa

O Hotel está localizado em frente ao Mar na Orla de Atalaia a 7 km do Aeroporto. Ali perto encontramos lagos, oceanário, a Feira do Turista, o Centro de Arte e Cultura, bares e restaurantes.

São 117 apartamentos equipados com televisão 32“, TV a cabo, frigobar, telefone, Ar condicionado Split, internet WiFi com acesso gratuito. As acomodações estão divididas nas categorias Suíte Premium, Luxo e Superior. Há vários apartamentos com varanda e vista mar, e aptos adaptados para pessoas com Mobilidade Reduzida.

Hotel da Costa By Nobile.
Hotel da Costa by Nobile. A Toptur tem uma loja lá dentro.
Hotel da Costa By Nobile.

O Hotel da Costa oferece piscina e bar com vista mar, fitness center, serviço de room service, restaurante com culinária italiana (Ravello, clique aqui para saber mais). O Hotel ainda dispõe de sala para eventos coorporativos e sociais.

Piscina. Hotel da costa by Nobile.

Avenida Santos Dumont, 1835
Bairro Atalaia
CEP 49.035-785
Aracaju, Sergipe

(79) 2106-1400

https://hoteldacosta.com.br/servicos/home

Onde comer em Aracaju?

Tem um post no blog falando os melhores locais da cidade. Para acessar clique aqui .

Para mais informações e dicas acesse meu instagram @drdiegoviajando .

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Dr. Diego Viajando

Posts Relacionados

Onde comer em Pinheiros São Paulo?

Pinheiros é um dos mais sofisticados bairros de São Paulo e é considerado um dos mais antigos do município. Tem intensa vida cultural e gastronômica.

Dicas de Búzios no Rio de Janeiro

Búzios , na região dos Lagos, começou a ser mais exporada e teve maior ocupação imobiliária após a fama internacional dada pela atriz francesa Brigitte

O que fazer no Rio de Janeiro?

Que o Rio de Janeiro continua lindo você já sabe! Então, se estiver planejando uma visita para a cidade maravilhosa e não sabe por onde

Dicas de Arraial do Cabo

Arraial do Cabo é uma cidade que recebe muitos turistas devido a fama de ser o “Caribe Brasileiro”. As águas de fato são bem transparentes