Já começo dizendo que Berlim(Berlin em alemão) é uma cidade viciante. Muito rica em história e ao mesmo tempo super moderna. Fui duas vezes! Fiquei 3 dias em cada uma das visitas. Vou tentar resumir nesse post as principais dicas para você que deseja visitar a capital da Alemanha pela primeira vez.
Como chegar?
Não há voos direto do Brasil. As melhores opções para quem quer ir direto para Alemanha, é voar via Frankfurt ou Munique. Há também a possibilidade de ir via Lisboa, Madrid ou Londres.
Diversas companhias Low Cost fazem o trajeto, então se você já estiver na Europa, é muito fácil encontrar voos direto partindo das cidades européias.
Para quem gosta de viagens terrestres, é possível ir de ônibus com a Flixbus . Eu fiz essa viagem de Varsóvia na Polônia até Berlim. Dura em torno de 7 horas.
O que fazer?
1-Ônibus e Barco Hop On-Hop Off: Para mim uma das maneiras mais fáceis de conhecer Berlim é através desse ônibus turístico em que podemos descer e subir a todo momento. A melhor opção é o ticket de 48 horas, dá para comprar pelo site ou então lá na hora. Você verá várias pessoas vendendo em diferentes pontos da cidade. Eu peguei o ônibus verde que é da empresa Stromma . Gostei bastante! Os vendedores dessa empresa estarão vestidos também com a roupa de cor verde.
Eles tem duas linhas de ônibus que cobrem as principais atrações da cidade, além dos barcos. Tem um audioguia em português, então é bem melhor para entender as explicações de todos os pontos turísticos.
2-Alexanderplatz: É uma das praças principais da cidade.Tem alguns shoppings e galerias nos arredores. É lá que você verá a Torre de Berlim ao fundo e inclusive dá para subir nela para ter uma vista da cidade. Para mais informações clique aqui . Ali por perto fica também a Igreja de Santa Maria(Marienkirche)
3- Ilha dos Museus: Local onde se encontra 5 museus. São eles: Museu Pergamon, Museu Antigo(Altes Museum), Museu Novo(Neues Museum), Galeria nacional antiga(Alte Nationalgalerie) e Museu Bode. Há a opção de comprar o ingresso para visitar cada museu individualmente ou um ingresso combinado. Pode consultar aqui .
4-Catedral de Berlim(Berliner Dom): É uma catedral protestante construída entre 1895 e 1905. Fica na região da Ilha dos Museus.
5-Checkpoint Charlie: Era um posto militar entre Alemanha oriental e ocidental na época da guerra fria. Atualmente é um museu. Dá para chegar lá de metrô descendo na estação Kochstrasse-Checkpoint Charlie na linha roxa, ou então usar o ônibus Hop on-Hop off, que foi o que fiz e indico.
6- Portão de Brademburgo: Esse é um dos símbolos de Berlim. É um antigo portão reconstruído no final do século XXVIII.
7-Memorial do Holocausto: Perto do portão de Brademburgo você vai encontrar vários blocos de concreto. É um local dedicado aos judeus mortos durante o nazismo.
8-Sealife Berlin: É um aquário não muito grande, mas se você gostar muito de vida marítima talvez valha a pena. O que achei mais interessante é o labirinto dos espelhos que tem lá dentro. Para informações de preços de tickets clique aqui .
9-Eastside Gallery: Essa é a parte mais famosa do que resta do muro de Berlim. É uma área ao ar livre aberta ao público. Fica do lado do rio Spree.
10-Muro de Berlim/Topografia do terror: O conjunto conta com um museu e partes do antigo Muro de Berlim, além de várias fotos sobre os horrores da Segunda Guerra Mundial. Pode-se chegar lá também com o ônibus Hop On- Hop Off:
11-Kurfurstendamm: É uma das avenidas mais famosas da cidade com muitas lojas, bares e restaurantes. Lá que se encontra a igreja da Memória(Gedächtniskirche), que foi bombardeada na segunda guerra e nunca teve sua torre restaurada.
Onde comer?
Julchen Hoppe
Nesse restaurante é possível experimentar a comida típica alemã como carne de porco, mas também tem muitas opções de peixes. Eu pedi um prato com Salmão acompanhado de batatas e legumes.
Para sobremesa pedi um creme de baunilha com geléia de framboesa:
Rathausstraße 25, 10178 Berlin, Alemanha
+49 30 97005787
julchen.hoppe@t-online.de
PHO – Noodlebar
Esse restaurante é de comida vietnamita. Para quem sentir saudade de comida asiática essa é a dica.
Diferente de muitos restaurantes em Berlim, no Pho fazem suco natural. Pedi o High Moon que vem limão, manga e maracujá:
Para o prato principal, um salmão com arroz branco, salada e legumes:
De sobremesa, experimentei a Torta Sticky Monkey que é de banana com coco:
KREUZBERG: 030-53679235
MITTE + ZOO: CLOSED
Onde se hospedar?
Ellington Hotel Berlin
Esse hotel possui um excelente custo benefício! Fica localizado bem perto do Boulevard Kurfurstendamm, a poucos minutos do shopping KaDeWe, da Igreja da Memória, restaurantes e muito mais. A estação de metrô também é a poucos metros, então fica bem fácil se locomover.
São vários tipos de acomodações. Eu fiquei em uma suite com área de trabalho, lavabo, banheira, banheiro com chuveiro, janelas com vidros duplos, duas camas de solteiro com colchão de molas, ar condicionado regulável, frigobar, Máquina de café, TV a cabo, Internet de alta velocidade, telefone, secador de cabelo e espelhos.
O hotel conta com dois restaurantes, sendo um buffet onde é servido o café da manhã e o outro é o restaurante Duke para almoço e jantar:
Há também o Duke Bar & Lounge:
O hotel disponibiliza uma academia para os hóspedes. Tem bastante aparelho, achei muito boa!
ELLINGTON HOTEL BERLIN
Nürnberger Strasse Hotel-Betriebs-GmbH
Nürnberger Straße 50-55
10789 Berlin
+49 (0)30 68 315-0
+49 (0)30 68 315-5555
contact@ellington-hotel.com
Reserve o hotel aqui
http://www.ellington-hotel.com
Para mais informações e dicas acesse meu instagram @drdiegoviajando .