O que fazer em Chisinau na Moldávia? Dicas e roteiro

Você já ouviu falar na Moldávia??? É um país europeu que quase ninguém conhece, um dos menos visitados do continente. A capital chama-se Chisinau(originalmente Chișinău), e essa é a cidade base onde começa o roteiro de todo viajante que deseja conhecer esse pequeno país, que fica entre Romênia e Ucrânia. A língua oficial é a romena mas muitos falam russo também. O inglês é falado em lugares turísticos mas no geral falam pouco.

Eu fique 2 noites e achei suficiente para ver o principal. Tirei um dia para girar por conta dentro da cidade e o outro para explorar locais mais distantes.

Vista de Chisinau.
Chisinau-Moldávia
Chisinau-Moldávia.

O que fazer dentro de Chisinau?

Vou listar alguns locais de interesse para conhecer dentro da cidade, dá para fazer tudo a pé partindo da avenida principal Stefan Cel Mare.

1-Arco do Triunfo(Triumphal Arch): Sim! A cidade tem um Arco do Triunfo que apesar de não muito grande é um local de interesse para os turistas.

Arco do Triunfo de Chisinau.

2- Catedral da Natividade de Cristo(Cathedral of Christ’s Nativity): Fica em frente ao Arco do triunfo. Foi uma catedral construída em 1830 e bombardeada durante a segunda guerra. Atualmente foi renovada:

Catedral da Natividade em Chisinau.

3- Torre do sino( Bell Tower): Ao lado da igreja da Natividade. Foi destruída por comunistas em 1962 e reconstruída em 1997.

Bell Tower.

Bell Tower.

4-Stefan cel Mare Park: Esse parque é bem arborizado e costuma ficar bonito em dias de sol:

5-Monumento a Estêvão, o Grande(Stephen the Great Monument): Esse é um monumento que fica na entrada do parque Stefan Cel Mare. Foi realocado diversas vezes até que em 1989 voltou para o local atual.

Stephen the Great Monument

6-Palácio presidencial(Presidential Palace): Residência oficial do presidente da Moldávia:

Palacio Presidencial.

7-Letreiro I Love Chisinau: Fica perto do Palácio presidencial e rende boas fotos:

8-Cadeira Gigante de Chisinau: bem do lado do “I Love Chisinau” tem essa cadeira para tirar fotos:

9-Museu de História da Moldávia(National Museum of History of Moldova): Para quem gosta de museu, esse apresenta algumas coleções arqueológicas e fotográficas. Eu não fui!

O que fazer nos arredores de Chisinau?

Eu fiz um tour muito bacana com a Hi Moldova . Durou aproximadamente 4 horas.  A Elana é uma guia nativa que fala fluente inglês e espanhol. É ela quem acompanha nos passeios e conta várias curiosidades do país.

Começamos às 9:30h. A primeira parada do tour foi o Mosteiro de Curchi( Curchi  Monastery) que fica cerca de 55km da capital, na floresta de Orhei, no chamado vale do Vatici. Foi fundado em 1773-1775 e se tornou um dos maiores e mais bonitos da Moldávia.

Mosteiro de Curchi.
Igreja Ortodoxa no Mosteiro de Curchi.

Muitas igrejas ortodoxas foram construídas no local:

Na parte externa também tem paisagens muito bonitas para fotos:

Após visitar o Mosteiro, fomos no Orhei Vechi Park que é um complexo arqueológico e histórico. As paisagens são incríveis:

Dá para tirar várias fotos no rio Rault:

Butuceni é uma aldeia, situada ao longo das rochas, e também faz parte do complexo Old Orhei. De três aldeias, a aldeia de Butuceni é a mais próxima do Velho Orhei. É por isso que é a mais visitada. O vilarejo tem casinhas típicas azuis que é que dão charme ao lugar:

Algumas das partes mais impressionantes de Orhei Vechi são os mosteiros nas cavernas:

É um tour realmente imperdível!! Outro passeio que essa agência faz é para Transnístria, o país que não existe mas que se auto declara nação. Eles têm até moeda própria e é ncessário apresentar passaporte para conhecer. A capital chama Tiraspol. Eu infelizmente não consegui ir devido ao surto de Coronavirus, porque não estavam deixando ninguém entrar. Aconselho reservar um dia para conhecer a Transnístria, pelos relatos vale a pena.

Republic of Moldova, Chisinau, str. Stefan cel Mare

+373 69 67 77 36

[email protected]

https://www.himoldova.md/en///

Onde comer?

1-Restaurante Jeraffe

Essa é uma ótima escolha de restaurante em Chisinau. Além da comida típica, tem até comida japonesa para aqueles que não resistem a um sushi e sashimi.

Menu degustação com comida japonesa.
Restaurante Jeraffe.

Eu pedi um menu degustação que inclui vinhos, no caso o mais famoso da Moldávia que é o Cricova(mesmo nome da cidade que tem várias vinícolas). De entrada veio Carpaccio de Vitela.

Carpaccio de Vitela.

O prato principal foi uma costela super macia:

A sobremesa foi um Chocolate Foundant com sorvete(para nós brasileiros o clássico Petit Gateau):

str. Ismail 84,Chisinau, Moldova

(+373) 79 405 177

http://jeraffe.md/

2- Restaurante Velgar

Esse restaurante é ótimo para experimentar a comida típica da Moldávia. Eu pedi de entrada Plăcintă que é uma comida tradicional também na Romênia e Ucrânia. É tipo um pastel, podendo ser doce ou salgado:

Plăcintă de queijo/carne.
Salada. Restaurante Velgar.

Como prato principal pedi Mămăligă, outro prato tradicional da região, preparado com farinha de milho e acompanhado de frango:

Mămăligă. Restaurante Velgar.

Str. Mitropolitul Varlaam, 84 (10.892,24 km)
2012 Chișinău

+373 788 85 555

Onde se hospedar?

Eu fiquei no Ambassador hotel e gostei bastante!

Ambassador Hotel.
Ambassador Hotel.
O hotel é super novo e com funcionários prestativos. Há diversas opções de quartos: Double Standard Room, Twin Room, Family Suite, Deluxe Room e Premium Suite que foi a que fiquei.
Todos os quartos estão equipados com móveis de madeira de estilo clássico, colchões ortopédicos premium, travesseiros antialérgicos, roupa de cama de algodão puro, cortinas opacas, ar condicionado, Internet Wi-Fi de alta velocidade, Smart LED TV 4K e telefone. Os banheiros possuem secador de cabelo, roupão de banho, chinelos e kits de cosméticos.
Ambassador Hotel.
A Suite Premium que fiquei é tipo um apartamento de tão grande, tem até uma sala de estar.
Premium Suite.
Premium Suite.

O banheiro conta com uma banheira e uma vista incrível, além disso o quarto possui uma varanda enorme com vários ângulos de Chisinau:
Que tal relaxar aqui?

O café da manhã incluso na diária é a la carte. Podemos pedir Bolachas, ovos, bolos, pães, frutas, iogurtes, dentre outras opções:

52/1 Alexei Sciusev, Chisinau, Moldova

+373 22 22 56 56 +373 60 88 80 88

[email protected]

https://ambassador.md/

Para mais informações e dicas acesse meu instagram @drdiegoviajando .