A Macedônia é um país que me agradou muito! Lugar com paisagens bonitas, pessoas simpáticas e acolhedoras. Além disso para quem não quer gastar muito, vai ver que é barato o custo de uma viagem para essa região dos Balcãs.
Eu fiz um roteiro com 2 dias em Skopje e 4 dias em Ohrid, depois segui para Phristina no Kosovo. Nesse artigo vou falar de Ohrid, que é a cidade que mais encanta os turistas, devido a beleza do lago em volta, e do centro histórico com ruas estreitas e construções antigas.
Como chegar em Ohrid?
A maneira mais comum é chegar pela capital da Macedônia, Skopje. São aproximadamente 3,5 horas de viagem via terrestre. Muitos alugam carro, mas há também ônibus saindo da rodoviária que fazem esse trajeto várias vezes ao dia.
Eu peguei o transfer privativo da Inex Travel , a mesma agência de turismo que fiz passeio na capital. Eles fazem Day tours para Ohrid e outros locais da Macedônia, e também possuem serviço de transfer para se deslocar no país.
É possível visitar a cidade também vindo da Albânia, da cidade de Pogradec, que fica do outro lado do lago Ohrid.
Ohrid tem um aeroporto, mas os voos saindo e chegando de lá costumam ser caríssimos. De qualquer forma vale a pena dar uma conferida nessa opção também.
Obs: Caso queira ir direto ao Kosovo como eu fiz, não há ônibus direto ligando as duas cidades, tem que fazer conexão em Skopje ou Tetovo.
Eu usei o transfer porta-a-porta da Mydaytrip , que é uma empresa que atua em vários países da Europa. É bem simples fazer a reserva pelo site e receber tudo no email com nome do motorista, placa e telefone. É também uma ótima opção para quem viaja em grupo.
O que fazer em Ohrid?
A cidade costuma ficar bem cheia no verão, de junho a setembro, pois muitos vão de férias para lá, e é nessa época que a temperatura do lago está mais alta. Eu fui em outrubro e ainda assim aproveitei.
Aqui estão algumas atividades para fazer por lá:
1- Nadar no Lago Ohrid
O lago é a principal atração da cidade, e não é para menos! Ele é muito bonito, e em dias de sol a água fica bem esverdeada com colorações azuladas também. Caminhando pela beira dele você vai ver muitos pontos com longa faixa para banho.
Tem até algumas passarelas para poder caminhar em volta. São muitas pedras para poder entrar, então é importante ter sapatilhas para não machucar os pés.
Tem alguns beach club em volta do lago que funcionam somente nos meses mais quentes. Muitos fecham em outubro e só reabrem em abril.
2- Passeio de barco
Há vários passeios de barco pelo lago que você pode fazer. Alguns deles mais longos, que vão até outras cidades e tem duração de 4 horas, e outros mais curtos pela região de Old Town com duração de 30 minutos ou 1 hora.
Há barcos grandes coletivos que custam em média 25 euros por pessoa para fazer o trajeto longo passando por vários locais. Esse preço pode variar dependendo da temporada.
Eu fiz um passeio de curta duração com a B&F Cruise , que é uma empresa com barcos privativos e adorei! O Nikola que pilota o barco é realmente muito simpático e com certeza faz o passeio valer a pena. Ele cobra 25 euros pelo barco, então pode dividir por várias pessoas, caso seu grupo seja grande (outubro 2022).
3- Comer no Noa Lounge Bar
Esse bar/ restaurante fica na beira do lago e tem uma vista incrível! O melhor de tudo é que você come bem lá, aprecia a paisagem e não paga muito caro por isso. Há pratos que custam menos de 10 euros.
Eu pedi um salmão com legumes e estava muito bom:
Para sobremesa experimentei a torta gelada de chocolate branco, também muito boa!
MK, Kosta Abrash 38, Ohrid 6000, Macedônia do Norte
4- Comer na Taverna Momir
Esse é outro restaurante na beira do lago que também é imperdível! O cardápio é bem variado e a vista é muito bonita.
Eu pedi um aperitivo com molhos locais e uma sopa de peixe. Aproveitei para sentar na parte externa.
Comi também a Ohrid cake que é a torta de chocolate da casa:
Kosta Abrash 3, Ohrid 6000, Macedônia do Norte
5-Igreja de St Jovan Kaneo
Essa é a igreja cartão postal de Ohrid. Ela fica no topo da colina e é bem fácil o acesso, basta caminhar para o lado direito a partir do centro histórico que se chega nela. A vista lá de cima é bem bonita!
O que mais tem em Ohrid são igrejas, falam que tem 365 na cidade toda, e que é possível visitar 1 em cada dia do ano.
6- Fortaleza Tsar Samuel
Essa é a Fortaleza vista em vários pontos da cidade. Lá de cima tem uma vista bonita de Ohrid. Custa 30mkd para entrar (outubro 2022). É um valor bem baixo!
7-Old Bazaar
Essa é a rua mais movimentada de Ohrid. Não passa carro e você encontrará muitos restaurantes e lojas por aqui. É nessa rua também onde se encontram aa casas de câmbio para trocar seu dinheiro. Em outubro de 2022, 1 euro valia 61 MKD, e 1 dólar 61,50MKD.
Onde ficar em Ohrid?
Villa Varosh
Esse é um achado na cidade! Um local com quartos equipados, novos e com vista para o lago, por um preço bem acessível.
A localização também é ótima, no coração do centro histórico.
Eu me hospedei em uma suite para 2 pessoas com uma varanda espaçosa e uma vista magnífica do Lago Ohrid e a Cidade Velha.
A suite possui televisão LCD com programas por satélite, ar condicionado e aquecimento, cama queen-size, acesso Wi-Fi gratuito, comodidades para preparar chá/café e frigobar:
O Villa Varosh não conta com café da manhã, mas apresenta um área com mesas, café, bolachas e frutas a vontade para serem consumidas a qualquer momento.
Villa Varosh 15A Boro Shain Ohrid Municipality of Ohrid 6000 Macedonia
+38970258985
contact@villavarosh.mk
Para mais informações e dicas, acesse meu instagram @drdiegoviajando .