Pristina é a capital e maior cidade do Kosovo, país mais novo da Europa, que declarou independência em 2008, embora muitos países ainda não reconheçam.

Para conhecer os principais pontos turísticos basta um dia inteiro, mas a vibe da cidade, receptividade da população e possibilidade de conhecer outras cidades no país como Prizren, Peja e Gjakova, podem fazer você esticar seu roteiro.
Se quiser saber sobre Skopje, clique aqui e para obter informações de Ohrid clique aqui .
Como chegar em Pristina?
A grande maioria das pessoas chegam através da Macedônia, da capital Skopje( o trajeto é aproximadamente 1 hora e 30 minutos de carro). Eu vim de Ohrid, que é um pouco mais longe( 4 horas de carro).
De Skopje é possível pegar ônibus direto saindo da rodoviária, já de Ohrid é necessário pegar 2 ônibus( Ohrid-Tetovo e Tetovo-Pristina ou Ohrid- Skopje e Skopje- Pristina).
Eu contratei o transfer particular da Mydaytrip , que é uma empresa que oferece serviço porta-a-porta com motoristas disponíveis em várias partes do mundo. Basta acessar o site e colocar a origem e destino + quantidade de pessoas e decidir pagar em dinheiro ou cartão de crédito. Recebe tudo no email com informações do motorista e carro.

Pristina tem um aeroporto que recebe voos de algumas cidades europeias como Viena, Istanbul, Oslo, Genebra, Londres, Berlin e muitas outras. As companhias aéreas Low Cost Wizz Air e Easyjet fazem muitos trajetos a preços bons. Vale a pena conferir com antecedência.
É possível seguir da Servia para o Kosovo mas não é possível o contrário, pois como a Servia ainda considera Kosovo como parte de seu território, é como se estivesse entrando ilegal no país. Inclusive ter um carimbo de Kosovo no seu passaporte pode te trazer problemas para entrar na Servia. Há relatos de pessoas que tiveram seus carimbos anulados e alguns questionamentos na imigração, então é bom evitar!
A imigração terrestre que passei Macedônia/ Kosovo é bem tranquila e os procedimentos foram bem rápidos! Pediram o passaporte e perguntaram quantos dias ficaria.
Chegando pelo aeroporto de Pristina
Caso opte por chegar via aérea, é possível pegar um ônibus até seu hotel. Custa 3 euros( outubro 2022), e o trajeto até o centro é em torno de 25 minutos. A parte ruim é que esse ônibus tem horários restritos de 2 em 2h conforme tabela abaixo:

Você pode consultar as informações da empresa de ônibus aqui .
É possível fazer o trajeto inverso centro/ aeroporto , mas os horários são diferentes e os pontos de ônibus também. As 2 principais paradas ficam perto do letreiro New Born.
Caso não queira ir de ônibus, os táxis tem taximetro e costumam cobrar de 15 a 20 euros pela corrida até a área central.
Uma boa opção também é alugar carro por lá. Há muitas locadoras de veículos e os preços costumam ser bons.
Obs: O país usa euros! Eu não vi nenhuma casa de câmbio na chegada ao aeroporto e fui informado que somente uma cafeteria faz troca de dinheiro. No centro há casas de câmbio que fazem a um valor melhor caso precise trocar dólar, libra, dinar macedonio ou alguma outra moeda.
O que fazer em Pristina?
As principais atrações estão no centro e você pode fazer tudo a pé. Sugiro começar pela estátua de Bill Clinton, que foi em homenagem a ajuda dos Eua ao país, e ir andando até o calçadão Madre Teresa.

Pelo caminho, faça uma parada no letreiro New Born e na catedral Madre Teresa:

Continue para o calçadão e depois ” se perca” pelas ruas, admirando arquitetura, entrando em cafeterias, restaurantes e lojas.

De fato o turismo no Kosovo precisa se desenvolver. É bem difícil por exemplo encontrar agências que façam day tours para Prizren ou outras cidades. Não há muitas operadoras trabalhando lá e muitos lugares com potencial turístico ainda não são explorados.
Há lgumas empresas que oferecem guias locais, mas é somente isso. A maioria das agências que exploram o país e oferecem day tour são de Skopje ou Tirana, isso faz com que muitos pessoas queiram somente passar o dia mesmo, e não dormir em Pristina. É necessário políticas para mudar isso!
Onde comer em Pristina?
1- Restaurante Marigona
Esse é um restaurante bem afastado do centro, e é ótimo para quem quer experimentar as comidas regionais e conhecer um lugar frequentado pela população local e não somente turistas.

Aqui a comida é bem farta! Tem sopa, saladas, pães e muito mais:

Eu pedi um strogonoff no pão e estava muito bom!

Para finalizar ainda pedi um cheesecake:

Magjistralja Prishtinë-Ferizaj
instagram.com/marigonarestaurant
2- Proper Pizza
Essa é uma pizzaria conhecida na cidade. A massa é fina e com opções de sabores como barbecue, pepperoni, frango, 4 queijos e etc.


1Robert Doll, Prishtina 10000
3- Gizzi Grill
Um restaurante que serve grelhados e muitas outras opções com preços ótimos! São 2 unidades, uma no centro e outra no shopping center Grand Store.

O cardápio é de fato bem variado. Eu pedi um salmão com batatas e salada. Gostei! Há também opções com carnes, massas e etc.

Para a sobremesa experimetei uma torta de chocolate muito boa, chamada Chocobela!

Str. Rexhep Luci n.n. , 10000 Prishtinë Kosovë
4- Thai Restaurant
Para quem ama comida tailandesa, esse lugar é ótimo! A dona é bem receptiva e o cardápio conta com os pratos mais clássicos, incluindo muitos com camarão.

O restaurante fica no centro, entrando em uma galeria, no 2° andar. Comecei pedindo de entrada o spring roll com vegetais:

E provei de prato principal o Prik Tai Dum, com frutos do mar. Pedi não apimentado e estava bem saboroso.

UCK street, Qafa building , 2 floor Pristina
5- Terra Eatery
Esse é um restaurante de cozinha mediterrânea. Ele fica no shopping a céu aberto Central Park, que é 2km do centro.

Eu pedi uma salada e almôndegas com purê. Compensa muito pelos valores! Os pratos giram em torno de 3 a 5 euros. Há também hambúrguer e massas.


Para a sobremesa, pedi a torta da casa:

Central Park, XK, Prishtina 10000
Onde ficar em Pristina?
1- Four Points by Sheraton Pristina City
Esse é um hotel para quem gosta de luxo, e por incrível que pareça, o preço é muito bom para a qualidade e benefícios que ele oferece.
Ele fica a 12 km do centro, então compensa mais para quem está com carro alugado, mas também há táxis que cobram em torno de 8 a 10 euros por trajeto até a região central.

O hotel é realmente bem bonito, tudo é novo! Logo na entrada podemos encontrar o Marmo bar com diversos tipos de bebidas:

As acomodações são bem espaçosas. Os quartos são equipados com TV LCD, cama King ou Twin, mesa para trabalho, frigobar, cofre e outras comodidades.


O hotel possui um spa com jacuzzi, piscina indoor aquecida , sauna e fitness center:



O café da manhã é servido no restaurante Sospiro. É estilo buffet com opções de pães, frios, ovos, muffins, vitaminas, sucos, iogurtes, nutella, cereais, panquecas e muito mais:



California Street Nr 52, Marigona Residence, Prishtina, Kosovo, 10000
Tel:+383 38-400300
2- Best Western Hotel Galla
Essa é uma opção de hotel para quem quer ficar próximo do aeroporto. O hotel é literalmente do lado! Há transfer gratuito de e para o aeroporto.

Os quartos são bem limpos e novos. Há acomodações individuais, com cama queen, cama king e 2 camas. Os quartos possuem Tv Lcd, wif gratuito, mesa para trabalho, sofá, máquina de café e itens para higiene pessoal. Alguns quartos possuem frigobar e outros não!



O Hotel possui um restaurante 24h que serve também almoço e jantar.


O café da manhã conta com ovos, pães, cereais, frutas e pratos quentes:

Prishtina International Airport Lipjan, 10070
+383 49 382 382
Para mais informações e dicas acesse meu instagram @drdiegoviajando .