Budapeste é uma das cidades mais bonitas da Europa! Ela é cortada pelo rio Danúbio. De um lado vemos Buda com suas colinas e castelo, e de outro Peste, região mais plana com prédios históricos, parlamento e centro da cidade.

Como chegar em Budapeste?
Muitas cias aéreas low cost voam para a capital da Hungria. Eu peguei um voo com a Wizzair vindo de Malmo na Suécia, e não foi caro!
O aeroporto internacional de Budapeste fica aproximadamente 30 minutos de carro da região central. Eu escolhi a empresa Budapest Airport Transfer para esse translado. Eles possuem esse serviço por 28 euros para até 3 pessoas(março 2023).

Outra maneira de chegar na cidade é através dos ônibus da empresa Flixbus , ou de trem consultando valores e horários aqui .
O que fazer em Budapeste?
Acho importante separar ao menos 2 dias para visitar a cidade, sendo 1 dia para Buda e 1 dia para Peste, mas lógico que você pode ficar muito mais, pois Budapeste é um lugar muito bonito e só de andar e se perder pelas ruas já é uma atração.
Para explorar bem, você pode adquirir o Budapest Card , que é um cartão que dá direito a vários museus e outras atrações, além de incluir todos os transportes públicos. É importante analisar bem se vai valer a pena possuir o cartão pois custa 29 euros por 24h, 43 euros por 48h e 56 euros por 72h(março 2023). Veja aqui tudo que ele inclui e o que te interessa visitar.
1- Parlamento de Budapeste
Esse é sem dúvidas o cartão postal da cidade. Fui 2 vezes em Budapeste e confesso que em nenhuma vez entrei. Tirei algumas fotos somente do lado de fora e fiquei satisfeito.

Consulte aqui mais informações dos preços dos tickets de entrada.
2- Castelo de Buda
Há um funicular que leva até o castelo, mas também é possível subir a pé. O complexo do Castelo inclui o Palácio Real, um museu de pinturas, um museu de história e a biblioteca nacional Széchenyi, a maior do país.


3- Igreja São Matias
Em Buda fica essa igreja católica bem bonita. Na região é possível também ter uma vista incrível da cidade.


4- Ponte das Correntes
Essa é a ponte mais famosa de Budapeste. O nome original é Széchenyi Lánchíd. Infelizmente na época que fui(março 2023), não estava sendo possível cruzar a pé devido a uma reforma.

5-Caverna Pál-völgyi
Essa atração fica distante do centro, mas é acessível de transporte público através do ônibus 65 que para em frente. Eu fui até lá porque é incluso no Budapest Card e gostei da visita. É um tour guiado de aproximadamente 1 hora e 30 minutos.


Além dessa atrações, é possível fazer passeio de barco no rio Danúbio e relaxar nas termas de Budapeste( eu particularmente não gostei! Fui em uma muita cheia, e parecia que eu estva em um clube da minha cidade, não achei nada demais!).
Onde comer em Budapeste?
1- Horgásztanya Vendéglő
Se deseja experimentar a típica comida húngara, não deixe de visitar esse restaurante.

Aqui você pode experimentar uma sopa de peixes muito comum em Budapeste e pode também comer Beef Stew, que é uma carne de panela muito boa, que vem acompanhada de uma massa.


A sobremesa da casa é a Samlói Galuska, que consite em dumplings de chocolate com creme. Gostei!

Budapest, Fő u. 27, 1011 Hungria
2- Kiosk Budapest
É um restaurante muito bom que fica no lado de Peste! Frequentemente tem shows que valem a pena. Eu fui no dia internacional das mulheres e assisti ao espetáulo True Colors. É um jantar com entrada + prato principal + sobremesa + bebidas( depende do pacote escolhido).

O jantar e o show ocorrem ao mesmo tempo, sendo que as apresentações acontecem em vários espaços do ambiente.
O menu é bem elaborado! De prato principal veio carne, salmão, brócolis e purê de batata:

Alguns doces finos foram servidos como sobremesa:

Mesmo em dias que não há show, compensa dar uma passada e conhecer esse lugar!
Budapest, Március 15. tér 4, 1056 Hungria
3- Restaurante Mozata
Para quem gosta de comida libanesa, esse é um ótimo local!

Eu pedi frango oriental com arroz coberto de nozes e um molho especial. Muito bom!

A sobremesa que eu sugiro é a Festkiyeh, que é um creme com pistache e morangos:

Budapest, Párizsi u. 3, 1052 Hungria
4- Le Pavillon de Paris
Quem gosta de comida francesa precisa conhecer esse restaurante que possui um jardim muito agradável, além de uma área coberta.

Pedi de entrada uma salada com queijo de cabra. Muito boa!

O prato principal que eu sugiro para quem gosta de frutos do mar, é o Seafood spaguetti:

A sobremesa que provei foi a Chocolate Caramel:

Budapest, Fő u. 20, 1011 Hungria
5- Le Troquet Bistrot
É um ótimo restaurante francês com preços acessíveis. Ele fica localizado no lado de Buda, e possui um ambiente bem agradável!

Vale a pena pedir o menu do dia. Eu experimentei a massa com salmão e espinafre. Aprovado!

Não deixei de experimentar a tábua de queijos também!

Budapest, Fő u. 17, 1011 Hungria
6-Restaurante Meshuga
Esse é um restaurante de culinária mediterrânea que fica localizado em uma área bem animada da cidade. Ele é bem frequentado e costuma estar sempre cheio.
Provei um creme de lentilha com pão crocante chamado Black Masabacha. Gostei do prato!

As sugestões de prato principal são: Badejo com Tabule e Fish Kebab:


Para finalizar, nada melhor que um mousse de chocolate branco e mousse ao leite:

Budapest, Holló u. 12-14, 1075 Hungria
Onde ficar em Budapeste?
1- Pest Buda Bistro & Hotel
Se você deseja ficar do lado de Buda, onde tem o castelo e a colina com vista para a cidade, esse hotel é uma boa escolha.

Era uma mansão histórica de 1696, que foi convertida em hotel de luxo com 11 quartos.
A suite que fiquei é de 36 m2, com Cama king size, edredons e travesseiros de pluma:

O Banheiro possui toalhas/roupões de banho, secador de cabelo e produtos de higiene orgânicos L’Occitane. E tem também uma sala de estar com TV LCD de tela plana, ar condicionado, Cafeteira Nespresso, cápsulas e saquinhos de chá e Mini geladeira.


O café da manhã incluído na diária é estilo francês com 2 croissants, geléia, manteiga, suco, café e água.


Budapest, Fortuna u. 3. 1014
+36 1 800 9213
hello@pest-buda.com
2- Intercontinental Budapest
Se quiser ficar do lado de Peste, uma das melhores escolhas é o Intercontinental, que fica às margens do rio Danúbio e possui uma vista incrível!


Há opções de quartos com vista para o rio Danúbio. A suíte que fiquei possui cama king size,Tv Lcd, Mini bar, mesa para trabalho e banheiro com banheira:



Alguns quartos e tarifas, possuem o acesso gratuito ao lounge com chá da tarde e bebidas todos os dias:

O local é bem tranquilo e também tem uma vista bonita de Budapeste!


Todos os hóspedes têm direito a acessar a academia e a piscina indoor do hotel, que fica na área do Spa. Lá é possível fazer alguns tratamentos e relaxar.


Em relação a gastronomia, no restaurante ARZ é possível provar a autêntica comida libanesa. Eu sugiro o Moussaka de berinjela e a kafta:


O café da manhã servido no restaurante também é bem caprichado! Há muitas opções de pães, frutas, frios, omeletes/waffles feitos na hora e muito mais:



+36 1 3276333
budapest@ihg.com
Budapest, Apáczai Csere János u. 12-14, 1052 Hungria
Para mais informações e dicas, acesse meu instagram @drdiegoviajando .