Se você é daqueles que gosta de visitar lugares inusitados e ama ecoturismo, o Jalapão é o local ideal para suas férias. O parque estadual foi criado em 2001. É o maior do Tocantins.
Como Chegar no Jalapão?
O aeroporto base é o de Palmas, capital do Tocantins. Você provavelmente vai precisar pernoitar por lá na sua ida ou volta ao Jalapão. Há voos direto de São Paulo, Brasília, Goiânia e Salvador.
Outra maneira de chegar lá é via terrestre Vindo do Maranhão por exemplo(Eu fiz a “Jalapada “ e peguei ônibus de Imperatriz). Há linhas de ônibus de Brasília, Goiânia e muitas outras cidades também.
A Real Expresso faz o trecho inclusive de Palmas a Alto paraíso de Goiás. Eu fiz esse trecho noturno e achei bem confortável. Fica aí a dica então para quem também quer ir para Chapada dos Veadeiros.
Qual a melhor época?
A temporada seca no jalapão vai de maio a setembro, portanto essa é a melhor época para evitar chuvas que estraguem os passeios. Na seca as temperaturas são elevadas durante o dia, e baixas a noite.
A temporada chuvosa vai de outubro a abril, sendo que janeiro é o mês mais chuvoso. Mesmo na época de chuvas o calor continua sendo intenso. Os fervedouros costumam ter temperatura agradável o ano todo, mas podem ficar mais amarelados na época de chuva.
Como se locomover no Jalapão?
Essa é a pergunta mais frequente, visto que atualmente com a internet muitas pessoas gostam de fazer tudo por conta e querem alugar carros, mas lá eu não recomendo ir sem uma agência que te busque e leve saindo de Palmas. O motivo é a má qualidade das estradas de terra, que são acessíveis somente com carro 4×4. A presença de um guia é fundamental nesse roteiro para evitar problemas.
Quanto dias ficar no Jalapão?
Eu sugiro no mínimo 4 dias para conhecer bem o lugar, mas também há expedições de 5 ou 6 dias excluindo os dias em Palmas.
O que fazer no Jalapão?
Eu fiz o roteiro de 4 dias e achei suficiente para ver o principal. Todos os passeios citados abaixo foram feitos com a Jalapão Extremo que é a empresa que eu recomendo. As pessoas da minha expedição adoraram os serviços deles. Além disso, gostamos bastante das pousadas e alimentação durante todo o percurso.
O Tour de 4 dias já inclui entradas nas atrações, café da manhã, almoço, jantar, hospedagem, carro, guia e transfer de e para Palmas.
Lagoa do Japonês
Essa lagoa fica no município de Pindorama e foi a primeira parada do meu passeio. É um local imperdível pois se trata de uma lagoa com água azulada e uma ótima visibilidade. Recomendo usar snorkel para apreciação da vida marinha, e sapatilhas para não cortar o pé nas pedras.
Chegando lá não deixe de ir nadando até a gruta. Eles alugam coletes e boias para aqueles que não sabem nadar, pois para chegar lá é preciso passar por uma área de maior profundidade.
Fiquei aproximadamente 2h no local. É um tempo ideal para curtir e relaxar naquelas águas com temperatura agradável.
Pedra Furada
Esse local é apenas para fotos. Trata se de uma pedra fotogênica que virou parada em todas as expedições. Eu não consegui ir até a pedra menor devido ao ataque de abelhas, que é muito comum na região e aconteceu pouco antes da minha chegada.
Chegamos na hora do pôr do sol. No primeiro dia de tour conhecemos somente a Lagoa do Japonês e a Pedra Furada, depois seguimos para nossa primeira hospedagem em Ponte Alta.
Uma pousada recomendada nessa cidade é a Pousada Coelho que possui um ótimo wifi. Conta também com café da manhã e jantar. Tem até piscina, mas muitos não tem nem tempo de usar. Outra pousada que muitos ficam e gostam é a Águas do Jalapão.
Cachoeira da Velha/ Prainha do Rio Novo
Essa é uma cachoeira somente para apreciação pois não se nada aos pés dela, mas em compensação ali perto tem uma praia de água doce chamada prainha do rio Novo que é muito gostosa de ficar. Na cachoeira da Velha tem um passeio opcional de rafting também que disseram ser bem legal.
Nessa região não tem opções de almoço, então fizemos um piquenique por ali.
Dunas do Jalapão
Esse é o cartão postal do Jalapão devido a beleza do lugar. O conjunto de dunas é formado pela erosão das rochas de arenito que formam a serra do Espírito Santo. O acesso aqui é gratuito mas controlado.
O horário mais indicado para visitação é durante o pôr do sol, pois é muito bonito ver o fenômeno lá de cima e ver a mudança das cores da areia.
É incrível ver esse deserto formado em meio ao cerrado!
Fervedouro dos Buritis
Para quem não sabe, os fervedouros são nascentes de rios subterrâneos que não tem espaço para vazão de água e por isso formam uma piscina natural. Ao contrário do que muitos pensam, eles não têm água quente, mas possuem temperaturas ótimas para aliviar o calor externo. A pressão da água que vem do lençol freático permite que a gente fiquei boiando o tempo todo.
Nesse fervedouro dos Buritis, a permanência é de 20 minutos para um grupo de até 10 pessoas. O sucesso dele é pelo seu formato de coração:
Fervedouro Do Ceiça
Esse foi o primeiro do Jalapão, por isso é tão disputado. Foi o fervedouro que mais esperei, pois estavam aceitando grupos de até 6 pessoas por 15 minutos. Esperei quase 2h para entrar nele.
É bem bonito e com coloração azulada/esverdeada:
Fevedouro das Macaúbas
Na minha opinião esse foi o melhor fervedouro! O diferencial dele é que a areia te puxa para baixo e faz tipo uma “ massagem nas pernas”.
Por estar vazio, nosso grupo conseguiu ficar muito tempo lá dentro. O preço de entrada R$20 por pessoa(junho 2021).
Fervedouro Bela Vista
Esse é o que oferece a melhor estrutura para os turistas, pois há também restaurante e pousada. Inclusive foi lá que almocei e gostei da comida. Alguns amigos se hospedaram na pousada e gostaram bastante da experiência. Quem se hospeda tem direito de curtir o fervedouro a noite.
Cachoeira dos Buritis
Essa é uma cachoeira nova que foi aberta a visitação recentemente, por isso ainda fica bem vazia e não tem muita invasão de turistas. O local fica a 35km de Mateiros. Eu gostei bastante da visita!
Cachoeira do Formiga
Essa é uma cachoeira mais famosa na região, por isso costuma ficar mais cheia. Ela possui um cor esverdeada que chama bastante atenção.
Em baixo dela que notamos como é cristalina e possui uma boa visibilidade:
O acesso é bem fácil e não exige grandes trilhas. Com certeza vale a pena a visita.
Em Mateiros passei 2 noites na pousada Areias do jalapão. Gostei do local! Ela atende todas as necessidades, tem um bom café da manhã e o wifi rápido.
Achei o roteiro da Jalapão Extremo excelente! Para quem quiser contratar os serviços deles segue abaixo os contatos:
Quadra 1106, Sul Alameda 16 Palmas, Tocantins, Parque Estadual do Jalapão
(63) 3322-7990
jalapao@hotmail.com
Onde se hospedar em Palmas?
Ibis Styles Palmas
Se você vai explorar Palmas na viagem para o Jalapão, eu indico ficar nesse hotel. A localização é excelente! Perto da Praça dos Girassois e Palácio do Araguaia.
O Ibis Styles possui apartamentos Standard com duas camas individuais ou cama dupla. Possui Tv Lcd de ecrã plano, ar condicionado, wifi de rápida velocidade, secador de cabelo e amenidades nos banheiros.
O café da manhã conta com pães, bolos, pão de queijo, ovos, salsicha, frutas, iogurte, bebidas quentes e frias.
101 Norte Av Joaquim T Segurado
Conjunto 1 Lote 3
Qd ACSU NO Plano Diretor Norte
77001004 PALMAS
BRASIL
Tel: +556321041150
hb309-re@accor.com
Onde comer em Palmas?
Restaurante Muralha Chinesa
Esse é um ótimo local de buffet por kilo de comida asiática. São 2 tipos: Comida chinesa e japonesa.
Algumas opções de comida chinesa são: Carne com legumes, yakisoba, frango xadrez, rolinho primavera, dentre outras.
A parte japonesa conta com vários tipos de sushis, incluindo Jhous e sushis doces:
Quadra 201 Sul Avenida Teotônio Segurado 77015-200 Palmas, TO
(63) 3215-2552
facebook.com/pages/Muralha-Chinesa
Mr Bull
Essa é uma ótima opção para aqueles que são fãs de carnes. São 2 unidades em Palmas.
Eu pedi um Filé Mr Bull composto por carne com manteiga de ervas, batatas rústicas, ovo frito, vinagrete e arroz com castanhas.
Centro | 206 Sul LO 05
Palmas Brasil | 704 Sul
(63)99951-7001
Empório e Restaurante Victoria
É um excelente restaurante que oferece buffet self service no almoço e opções à la carte no jantar.
Uma sugestão é o Pirararucu grelhado com purê de banana da terra. É uma prato maravilhoso!
Em relação a sobremesa, sugiro o Fondant de chocolate:
103 Norte, 167, Av. Juscelino Kubitscheck, Sala 4 – Plano Diretor Norte, Palmas – TO, 77001-036
(63) 3026-1219
instagram.com/restaurantevictoria
Eu fiz essa viagem para o Tocantins junto com o Maranhão. Clique aqui para mais informações da Chapada das Mesas, que é outro lugar fantástico.
Para mais informações e dicas, acesse meu instagram @drdiegoviajando .