English EN Portuguese PT Spanish ES

O que fazer No Jalapão: Dicas de roteiro

Se você é daqueles que gosta de visitar lugares inusitados e ama ecoturismo, o Jalapão é o local ideal para suas férias. O parque estadual foi criado em 2001. É o maior do Tocantins.

Fervedouro. Jalapão.

Como Chegar no Jalapão?

O aeroporto base é o de Palmas, capital do Tocantins. Você provavelmente vai precisar pernoitar por lá na sua ida ou volta ao Jalapão. Há voos direto de São Paulo, Brasília, Goiânia e Salvador.

Outra maneira de chegar lá é via terrestre Vindo do Maranhão por exemplo(Eu fiz a “Jalapada “ e peguei ônibus de Imperatriz). Há linhas de ônibus de Brasília, Goiânia e muitas outras cidades também.

Real Expresso faz o trecho inclusive de Palmas a Alto paraíso de Goiás. Eu fiz esse trecho noturno e achei bem confortável. Fica aí a dica então para quem também quer ir para Chapada dos Veadeiros.

Qual a melhor época?

A temporada seca no jalapão vai de maio a setembro, portanto essa é a melhor época para evitar chuvas que estraguem os passeios. Na seca as temperaturas são elevadas durante o dia, e baixas a noite.

A temporada chuvosa vai de outubro a abril, sendo que janeiro é o mês mais chuvoso. Mesmo na época de chuvas o calor continua sendo intenso. Os fervedouros costumam ter temperatura agradável o ano todo, mas podem ficar mais amarelados na época de chuva.

Pôr do Sol na época seca. Junho 2021.

Como se locomover no Jalapão?

Essa é a pergunta mais frequente, visto que atualmente com a internet muitas pessoas gostam de fazer tudo por conta e querem alugar carros, mas lá eu não recomendo ir sem uma agência que te busque e leve saindo de Palmas. O motivo é a má qualidade das estradas de terra, que são acessíveis somente com carro 4×4. A presença de um guia é fundamental nesse roteiro para evitar problemas.

Quanto dias ficar no Jalapão?

Eu sugiro no mínimo 4 dias para conhecer bem o lugar, mas também há expedições de 5 ou 6 dias excluindo os dias em Palmas.

O que fazer no Jalapão?

Eu fiz o roteiro de 4 dias e achei suficiente para ver o principal. Todos os passeios citados abaixo foram feitos com a Jalapão Extremo que é a empresa que eu recomendo. As pessoas da minha expedição adoraram os serviços deles. Além disso, gostamos bastante das pousadas e alimentação durante todo o percurso.

O Tour de 4 dias já inclui entradas nas atrações, café da manhã, almoço, jantar, hospedagem, carro, guia e transfer de e para Palmas.

Lagoa do Japonês

Essa lagoa fica no município de Pindorama e foi a primeira parada do meu passeio. É um local imperdível pois se trata de uma lagoa com água azulada e uma ótima visibilidade. Recomendo usar snorkel para apreciação da vida marinha, e sapatilhas para não cortar o pé nas pedras.

Lagoa do Japonês.

Chegando lá não deixe de ir nadando até a gruta. Eles alugam coletes e boias para aqueles que não sabem nadar, pois para chegar lá é preciso passar por uma área de maior profundidade.

Gruta na Lagoa do Japonês.

Fiquei aproximadamente 2h no local. É um tempo ideal para curtir e relaxar naquelas águas com temperatura agradável.

Lagoa do Japônes.

Pedra Furada

Esse local é apenas para fotos. Trata se de uma pedra fotogênica que virou parada em todas as expedições. Eu não consegui ir até a pedra menor devido ao ataque de abelhas, que é muito comum na região e aconteceu pouco antes da minha chegada.

Pedra Furada.

Chegamos na hora do pôr do sol. No primeiro dia de tour conhecemos somente a Lagoa do Japonês e a Pedra Furada, depois seguimos para nossa primeira hospedagem em Ponte Alta.

Uma pousada recomendada nessa cidade é a Pousada Coelho que possui um ótimo wifi. Conta também com café da manhã e jantar. Tem até piscina, mas muitos não tem nem tempo de usar. Outra pousada que muitos ficam e gostam é a Águas do Jalapão.

Café da manhã na Pousada Coelho.

Cachoeira da Velha/ Prainha do Rio Novo

Essa é uma cachoeira somente para apreciação pois não se nada aos pés dela, mas em compensação ali perto tem uma praia de água doce chamada prainha do rio Novo que é muito gostosa de ficar. Na cachoeira da Velha tem um passeio opcional de rafting também que disseram ser bem legal.

Cachoeira da Velha.
Cachoeira da Velha.
Prainha do rio Novo.

Nessa região não tem opções de almoço, então fizemos um piquenique por ali.

Piquenique oferecido pela Jalapão Extremo.

Dunas do Jalapão

Esse é o cartão postal do Jalapão devido a beleza do lugar. O conjunto de dunas é formado pela erosão das rochas de arenito que formam a serra do Espírito Santo. O acesso aqui é gratuito mas controlado.

Dunas do Jalapão.
Dunas do Jalapão.

O horário mais indicado para visitação é durante o pôr do sol, pois é muito bonito ver o fenômeno lá de cima e ver a mudança das cores da areia.

Dunas do Jalapão.

É incrível ver esse deserto formado em meio ao cerrado!

Dunas do Jalapão.

Fervedouro dos Buritis

Para quem não sabe, os fervedouros são nascentes de rios subterrâneos que não tem espaço para vazão de água e por isso formam uma piscina natural. Ao contrário do que muitos pensam, eles não têm água quente, mas possuem temperaturas ótimas para aliviar o calor externo. A pressão da água que vem do lençol freático permite que a gente fiquei boiando o tempo todo.

Fervedouro dos Buritis.

Nesse fervedouro dos Buritis, a permanência é de 20 minutos para um grupo de até 10 pessoas. O sucesso dele é pelo seu formato de coração:

Fervedouro dos Buritis.

Fervedouro Do Ceiça

Esse foi o primeiro do Jalapão, por isso é tão disputado. Foi o fervedouro que mais esperei, pois estavam aceitando grupos de até 6 pessoas por 15 minutos. Esperei quase 2h para entrar nele.

Fervedouro do Ceiça.

É bem bonito e com coloração azulada/esverdeada:

Fervedouro do Ceiça.

Fevedouro das Macaúbas

Na minha opinião esse foi o melhor fervedouro! O diferencial dele é que a areia te puxa para baixo e faz tipo uma “ massagem nas pernas”.

Fevedouro das Macaúbas.

Por estar vazio, nosso grupo conseguiu ficar muito tempo lá dentro. O preço de entrada R$20 por pessoa(junho 2021).

Fervedouro Bela Vista

Esse é o que oferece a melhor estrutura para os turistas, pois há também restaurante e pousada. Inclusive foi lá que almocei e gostei da comida. Alguns amigos se hospedaram na pousada e gostaram bastante da experiência. Quem se hospeda tem direito de curtir o fervedouro a noite.

Fervedouro Bela Vista.

Cachoeira dos Buritis

Essa é uma cachoeira nova que foi aberta a visitação recentemente, por isso ainda fica bem vazia e não tem muita invasão de turistas. O local fica a 35km de Mateiros. Eu gostei bastante da visita!

Cachoeira dos Buritis.
Cachoeira dos Buritis.

Cachoeira do Formiga

Essa é uma cachoeira mais famosa na região, por isso costuma ficar mais cheia. Ela possui um cor esverdeada que chama bastante atenção.

Cachoeira do Formiga.

Em baixo dela que notamos como é cristalina e possui uma boa visibilidade:

Cachoeira do Formiga.

O acesso  é bem fácil e não exige grandes trilhas. Com certeza vale a pena a visita.

Em Mateiros passei 2 noites na pousada Areias do jalapão. Gostei do local! Ela atende todas as necessidades, tem um bom café da manhã e o wifi rápido.

Pousada Areias do Jalapão.
Café da manhã. Pousada Areias do Jalapão.

Achei o roteiro da Jalapão Extremo excelente! Para quem quiser contratar os serviços deles segue abaixo os contatos:

Quadra 1106, Sul Alameda 16 Palmas, Tocantins, Parque Estadual do Jalapão

(63) 3322-7990

jalapao@hotmail.com

www.jalapaoextremo.com.br

Onde se hospedar em Palmas?

Ibis Styles Palmas

Se você vai explorar Palmas na viagem para o Jalapão, eu indico ficar nesse hotel. A localização é excelente! Perto da Praça dos Girassois e Palácio do Araguaia.

Ibis Styles Palmas.

O Ibis Styles possui apartamentos Standard com duas camas individuais ou cama dupla. Possui Tv Lcd de ecrã plano, ar condicionado, wifi de rápida velocidade, secador de cabelo e amenidades nos banheiros.

Apartamento duplo. Ibis Styles Palmas.
Apartamento duplo. Ibis Styles Palmas.

O café da manhã conta com pães, bolos, pão de queijo, ovos, salsicha, frutas, iogurte, bebidas quentes e frias.

Café da manhã. Ibis Styles Palmas.

101 Norte Av Joaquim T Segurado
Conjunto 1 Lote 3
Qd ACSU NO Plano Diretor Norte
77001004 PALMAS
BRASIL

Tel: +556321041150

hb309-re@accor.com

Onde comer em Palmas?

Restaurante Muralha Chinesa

Esse é um ótimo local de buffet por kilo de comida asiática. São 2 tipos: Comida chinesa e japonesa.

Algumas opções de comida chinesa são: Carne com legumes, yakisoba, frango xadrez, rolinho primavera, dentre outras.

Restaurante Muralha Chinesa.

A parte japonesa conta com vários tipos de sushis, incluindo Jhous e sushis doces:

Restaurante Muralha Chinesa.

Quadra 201 Sul Avenida Teotônio Segurado 77015-200 Palmas, TO

(63) 3215-2552

facebook.com/pages/Muralha-Chinesa

Mr Bull

Essa é uma ótima opção para aqueles que são fãs de carnes. São 2 unidades em Palmas.

Restaurante Mr Bull.

Eu pedi um Filé Mr Bull composto por carne com manteiga de ervas, batatas rústicas, ovo frito, vinagrete e arroz com castanhas.

Filé Mr Bull+ Queijo Coalho.

 

Centro | 206 Sul LO 05
Palmas Brasil | 704 Sul

(63)99951-7001

instagram.com/mrbullbrasil

Empório e Restaurante Victoria

É um excelente restaurante que oferece buffet self service no almoço e opções à la carte no jantar.

Empório e Restaurante Victória.

Uma sugestão é o Pirararucu grelhado com purê de banana da terra. É uma prato maravilhoso!

Pirarucu grelhado com purê de banana da terra.

Em relação a sobremesa, sugiro o Fondant de chocolate:

Fondant de chocolate. Empório e Restaurante Victória

103 Norte, 167, Av. Juscelino Kubitscheck, Sala 4 – Plano Diretor Norte, Palmas – TO, 77001-036

(63) 3026-1219

instagram.com/restaurantevictoria

Eu fiz essa viagem para o Tocantins junto com o Maranhão. Clique aqui para mais informações da Chapada das Mesas, que é outro lugar fantástico.

Para mais informações e dicas, acesse meu instagram @drdiegoviajando .

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Dr. Diego Viajando

Posts Relacionados