Kampala, capital de Uganda, é uma cidade super agitada, com muitos contrastes, trânsito caótico e muitas motos.
É um local ainda pouco explorado por brasileiros, mas Uganda vem ganhando cada vez mais destaque por ser um dos 3 paíes onde é possível fazer caminhada com gorilas( Ruanda e República Democrática do Congo são os outros 2).
Eu não fiz o trekking com gorilas( que ocorre no Bwindi National Park, longe de Kampala), mas resolvi deixar uns dias para conhecer a capital. Se você também vai passar por lá, leia esse artigo até o final.
O que fazer em Kampala?
1- City Tour com Boda Boda
Kampala não é uma cidade muito segura(especialmente o centro), então eu recomendo explorar com um guia que conhece bem os locais.
Eu fiz um tour de 6h com a All Seasons Adventures e achei muito interessante. O city tour tem um valor de 70 dólares(abril 2024) e inclui todas as entradas das atrações, guia, transporte em moto( chamada de Boda Boda pelos locais) e um lanche leve.
A primeira parada do passeio foi no maior mercado de Kampala localizado no centro, chamado Owino Market.
Esse foi o mercado mais caótico que já fui na vida! Vende de tudo e diariamente recebe muitas pessoas. É preciso tomar muito cuidado com os bolsos e celular devido a furtos frequentes. Eu me senti mais tranquilo porque estava com guia.
Seguimos o passeio até o Palácio do Rei de Buganda, que é uma atração turística bem visitada. Era a antiga residência do rei e existe desde 1885.
É uma visita guiada pela parte externa. Há várias explicações a respeito do passado do reino de Buganda.
Perto dali tem o Kabaka´s Lake, um lago bem bonito para fotos.
A Mesquita Gaddafi é outra parada que fazemos. A grande maioria da população de Uganda é cristã, mas tem uma parcela muçulmana!
Também é uma visita guiada com explicações:
O ponto alto da mesquita é uma torre onde temos a melhor vista da cidade. É preciso subir alguns degraus a pé para chegar no topo.
Uma outra parada do City Tour seria o Templo Bahai, mas era segunda feira e estava fechado, então seguimos para a última parte que é um mercado de rua onde vende Rolex, uma comida típica de Uganda que consiste em uma massa recheada com ovo, abacate e outros ingredientes.
2- Tour para Jinja
Jinja é considerada a capital da aventura, por ser uma cidade onde é possível fazer Tirolesa, Bungee Jump, Rafting e outros esportes radicais.
Eu fiz novamente um day Tour com a All Seasons Adventures , mas dessa vez foi de carro e não de moto, pois Jinja apesar de ser apenas 80km da capital Kampala, é alcançada em aproximadamente 2 horas e 40 minutos devido ao tânsito pesado da saída da capital.
O bom desse passeio, é que podemos ir para uma cidade mais tranquila e esquecer o caos de kampala por um tempo. Jinja é uma cidade de natureza, com muito verde e um trânsito bem melhor.
A primeira parada é na Cachoeira Ssezibwa, que é um local para contemplação e não para nadar.
Lá fazemos um tour guiado até o topo da cachoeira, passando por uma floresta de bambus e muitos locais para boas fotos.
Depois seguimos para o Lago Victoria, para fazer um passeio de barco com guia. Esse lago passa por Quênia e Tanzânia também.
O principal motivo de navegarmos pelo lago Victoria e chegarmos em uma das nascentes do Rio Nilo. Jinja é conhecida por abrigar a Source of Nile. No barco mesmo, já percebemos a diferença quando o lago vira rio, devido a correnteza.
Eu gostei bastante da agência e recomendo muito os passeios com eles. Além de Uganda, eles oferecem tour por outros países da África.
Plot 23 Old Kampala Rd, Kampala, Uganda
+256789968572
www.ugandagorillatreksafaris.com
Onde comer em Kampala?
1- Cantine DiVino
Esse é um restaurante italiano excelente na cidade.
Comecei pedindo uma parmegiana de berinjela de entrada. Muito bom o prato!
Apesar de serem especialistas em massas, o cardápio conta com muitas carnes. Eu pedi um T-Bone com legumes grelhados e batatas. Bem macia a carne!
Uma boa sobremesa é o cheesecake de Oreo:
Mabua Rd, Kampala, Uganda
instagram.com/cantinedivino.ug
2- Mediterraneo at Villa Kololo
Esse é o restaurante que fica dentro do hotel Villa Kololo e é aberto ao público.
Aqui também tem muitas opções de massas, carnes e peixes. Eu provei o Tagliatelle com molho bolonhesa. Muito bom!
O peixe tilápia com legumes e molho também estava ótimo:
Provei um mousse de chocolate que foi um dos melhores que já comi. Além da camada de chocolate amargo, também tinha chocolate branco:
42 Windsor Cres, Kampala, Uganda
3- Restaurante The Lawns
Se você deseja provar carnes exóticas, esse é o lugar certo! O restaurante oferece um menu com carnes como crocodilo, búfalo, impala e outros antílopes.
Não deixe de provar as almôndegas de antílopes! É uma entrada muito saborosa e é ótimo para já começar provando carnes que não estamos acostumados.
O meu prato principal foi o antílope chamado Eland, que é uma carne super macia. Dizem ser uma das mais macias que existe.
Uma sobremesa bem pedida é o Brownie de chocolate com sorvete. Na verdade a consitência é de bolo, e não de brownie!
3A Lower Kololo Terrace Rd, Kampala, Uganda
Para mais informações e dicas, acesse meu instagram @drdiegoviajando .