O Quênia é um país conhecido por seus safaris nos parques nacionais com muitos animais selvagens.

Os parques do país são: Amboseli, Tsavo East, Nairobi National Park e Masai Mara, que é o mais famoso devido a imigração dos gnus que ocorre nos meses de julho e agosto.
Eu fiz um roteiro com Nairobi + Diani Beach + Watamu + Malindi + Masai Mara. Confira aqui . Deixei 4 dias para o Masai Mara, sendo 2 dias no Porini Ol Kinyei Safari Cottages e 2 dias no Porini Lion Camp.

Como chegar no Masai Mara?
Há 2 maneiras de se chegar no parque nacional a partir de Nairobi: Por via terrestre ou através de aviões de pequeno porte.
Se você optar pela via terrestre, pode solicitar um transfer. É mais barato que ir de avião, porém demora muito mais e pode ser cansativo, já que dependendo da localização do lodge a viagem pode durar 7 horas.

Eu optei por pegar os voos da Airkenya . Ida e volta custou 352 dólares( março 2024) e achei que valeu a pena por levar apenas 45 minutos, e pelo fato do próprio voo já ser um passeio. Conseguimos avistar alguns animais e ter uma boa vista do parque!

São várias pistas de pouso no Masai Mara( Airstrips). Ao reservar a hospedagem já é indicado qual é a pista mais próxima, e o tamanho do avião vai depender da quantidade de pessoas e da rota.

Os voos da Airkenya saem do aeroporto Wilson em Nairobi. Esse é um aeroporto de voos domésticos( não confundir com o aeroporto internacional). Você pode reservar pelo site ou solicitar a acomodação para já incluir no pacote.
O aeroporto Wilson é bem pequeno e tem um mini terminal específico somente da Airkenya( não confundir com Kenya Airways, que é uma empresa de voos internacionais que opera no aeroporto Jomo Kenyatta).

Eu peguei um voo em um avião com capacidade para 11 pessoas na ida e pousei em Mara Olseki. A volta foi em um avião maior com capacidade para mais pessoas e decolou da pista Mara Olare Orok.

P.O. Box 30357 – 00100 Nairobi, Kenya
+254 20 391 6000
Email: info@airkenya.com
Sugestão de hospedagem em Masai Mara
Como dito anteriormente, eu escolhi a Porini Camps e gostei muito. Foram 2 estilos de acomodação: Uma mais rústica e em barraca, e a outra mais luxuosa, em chalés de concreto.
Porini Ol Kinyei Safari Cottages
Fiquei 2 dias nesse chalés que são recém inaugurados. São 3 no total, sendo que cada um deles possui 4 quartos, ou seja é bem exclusivo.

Essa é uma opção mais luxuosa, pois são quartos de concreto, com ar condicionado, tomada para carregar celular, banho quente a qualquer momento e wi fi de alta velocidade que funciona no próprio quarto.



Eu fiquei sozinho no meu chalé, pois março é baixa temporada e naõ tinham outros hóspedes.
O meu quarto tinha uma área para banho externo, repelente, inseticida e mosquiteiro. Tudo bem caprichado! A equipe tem muito cuidado com todos que se hospedam ali.

Um quesito que preocupa muitas pessoas que fazem safari é a segurança, mas sempre há funcionários a postos principalmente a noite, para proteger em caso de algum eventual aparecimento de animal selvagem.

O pacote no Porini Ol Kinyei Safari Cottages inclui todas as refeições e bebidas( alcóolicas também). O café da manhã costuma ser na savana, mas antes do game drive da manhã sempre trazem café quente, chá e biscoitos.



O almoço( entrada, prato principal, sobremesa e bebidas) ocorre por volta das 13h. É bem flexível de acordo com nossos gostos!
Eu almocei todos os dias na parte externa com vista. Realmente demais!


O jantar ocorre por volta das 20h, pós game drive da tarde. É um menu de 4 etapas( além de entrada, prato principal e sobremesa, tem uma sopa).


Eu achei o chef dessa hospedagem excelente. Todos os dias ele caprichava na comida!

As bebidas incluídas são muitas e tem também uma área com bebidas premium não inclusas.

Em relação as atividades, a Porini Camps oferece Game Drive de manhã e de tarde( sendo que pela manhã inicia 5:30h e pode ir até 11h, e a tarde inicia 16:15h e pode ir até 19:30h). Eu já tinha feito safaris na África do Sul e o tempo de game drive era menor.
Vale lembrar que no Masai Mara é permitido safari a noite, então também é incluso safari noturno e caminhadas( Nature Walk) no pacote. Os safaris são feitos em parceria com a Gamewatchers.


Todo Game Drive é realizado na presença de 2 guias, e ambos vão explicando tudo. Eu gostei muitos dos meus e consegui ver todos os Big Five. Inclusive vi muitas ações também, graças a agilidade de um dos guias que corria para capturar bons momentos.

Vi leões subindo em árvore para capturar um animal chamado Gineta:

Vi também belos nascer e por do sol:



Porini Lion Camp
Essa é uma opção mais rústica em cabanas, porém ainda com muito conforto.
A diferença é que não há tomadas nas acomodações, wifi não funciona na cabana( mas tem uma área para todos usarem comunitariamente a internet), não tem ar condicionado( fica muito quente a tarde, mas a noite esfria) e o banho é por poucos minutos e tem que ser solicitado para encherem com água quente(é com chuveiro, mas com quantidade limitada de água).



A barraca com internet e carregadores de celular costuma ser bem disputada, pois todos querem usar. Eu estava com um chip do Omeuchip que funcionava dentro da minha barraca.

O Porini Lion Camp também inclui todas as refeições. Aqui elas são feitas com todos os hóspedes juntos em uma mesma mesa e no mesmo horário.



Uma curiosidade do Porini Lion Camp é que eles possuem ossos de animais expostos na área externa:

Assim como Ol Kinyei Safari Cottages, aqui também incluem todas as atividades.
Eu fiz a caminhada pela manhã com 1 guia especializado e um segurança armado(nunca ocorreu nenhum incidente, mas é protocolo).
Dura 2 horas e não nos afastamos muito da acomodação, mas é bem interessante e podemos observar páasaros, borboletas de perto e outros animais tranquilos como girafas e antílopes.

O game drive também é feito em carros abertos com espaço para 7 pessoas.



Gamewatchers Safaris Ltd P.O. Box 388 – 00621 Village Market Nairobi Kenya
+254-774-136523
andrea@saririterra.com
Conclusões
Não é barato fazer safari no Quênia, assim como em nenhum outro país. Somente as taxas do parque custaram 121 dólares por dia e na alta temporada são mais caras ainda.
Eu acredito que é uma experiência única, então escolher uma boa hospedagem que ofereça boas atividades, alimentação e acomodações com conforto faz diferença.
Para mais informações e dicas, acesse meu instagram @drdiegoviajando .