Quênia é um país incrível e com estrutura turística que garante ótimas férias. Eu fiz um roteiro incluindo a capital, praias e safari.
Se você planeja visitar o país, leia até o final esse artigo e descubra tudo o que fazer.
Como chegar no Quênia?
Nairobi é a capital, e principal porta de entrada do Quênia. Saindo do Brasil não há voos direto, mas é possível pegar voos com conexão em Adis Abeba com a Ethiopian Airlines, conexão em Doha pela Qatar Airways, conexão em Dubai pela Emirates, conexão em Istanbul com a Turkish Airlines, conexão em Joanesburgo com a South African Airways e Conexão em Amsterdam com a Klm.
Eu cheguei em Nairobi com a Kenyan Airways em um voo partindo de Kigali- Ruanda .
É possível também se locomover pelo país através da empresa Jambojet , que oferece voos internos por bons preços.
Chegando no aeroporto de Nairobi, você pode pedir motoristas por aplicativos de transporte. Se precisar de transfer até o hotel, indico o da Nairobi Airport Service ou Nairobi Cabs .
O que fazer no Quênia?
O país é muito grande e tem diversos lugares interessantes. Eu fiz um roteiro com Nairobi + Diani Beach + Watamu + Malindi + Masai Mara.
1- Diani Beach
Esse é um dos principais destinos de praia do Quênia! Diani Beach é realmente muito bonita e o mar é bem claro!
Para chegar lá, a maneira mais fácil é pegar um voo de Nairobi até Ukunda com a empresa Jambojet . É um voo rápido de aproximadamente 1 hora e 15 minutos e costuma ter bons preços.
Outra opção é pegar ônibus ou trem até Mombasa, mas essa cidade fica mais longe de Diani Beach e será preciso outro transporte( van compartilhada ou táxi privativo) para chegar no seu hotel em Diani Beach.
Caso opte pelo trem, assim que desembarcar em Mombasa, terão muitos motoristas esperando para encher vans e levar passageiros para Diani Beach e Watamu.
Eu optei pelo avião e assim que desci no pequeno aeroporto de Ukunda, contratei o transfer da Elky Diani Beach Taxis para me levar até o hotel.
O Elky é excelente e ótimo profissional, ele organiza vários translados e faz tours também. Você pode ver aqui .
Em Diani Beach fiquei em um resort All Inclusive chamado Southern Palms Beach e gostei muito do lugar.
A quantidade de dias vai depender da sua disponibilidade e gosto por praias. Eu fiquei 4 dias e achei ótimo o tempo. Fiz 1 único day tour durante minha estadia em Diani Beach.
O Southern palms Beach Resort é All Inclusive e pé na areia. Achei excelente a estrutura do complexo. São muitas psicinas!
A praia em frente ao resort também é bem bonita e água é clara:
2- Ilha Funzi
Essa é uma ilha que fica perto de Diani Beach. As agências oferecem Day tour com saída às 7h e retorno às 17h para Diani Beach. Eu escolhi a Jemmy Safaris e gostei da empresa!
São aproximadamente 2 horas de estrada até chegar no ponto onde pegamos um barco. O guia da Jemmy Safaris era um local morador da ilha, então sabia de tudo da região.
Fizemos um passeio de barco de 1 hora pelo mangue e depois seguimos rumo a Funzi.
Chegando lá podemos observar o estilo de vida na ilha. Não há energia e tudo é muito simples.
O day tour inclui também almoço e uma parada de 1 hora para nadarmos na praia.
Outro passeio recomendado saindo de Diani Beach é ilha Wasini. É um tour para observar golfinhos e fazer snorkel. Você pode reservar esse passeio também com a agência Jemmy safaris.
Baazar Shopping Center, Diani Beach Road, Diani Beach
info@jemmysafaris.com
+254 724 620 866
3-Watamu
Essa é uma praia também muito bonita no Quênia. Fica a aproximadamente 4 horas e 30 minutos de carro de Diani Beach, mas dependendo da fila na balsa em Mombasa pode demorar muito mais.
Eu fiquei 4 dias no Jacaranda Beach Resort . Um resort com opçao All Inclsuive ou pensão completa, que é muito bom e pé na areia.
Algumas pessoas alugam carro para se locomover nessa região de praias do Quênia, mas eu optei pelo transfer da Elky Tours & Travel Demorou um pouco para chegar porque escolhi compartilhado, e parou em Mombasa para pegar passageiros, mas foi barato. Custou KES2500.
4- Malindi
Bem perto de Watamu tem a cidade de Malindi. As praias não são todas tão claras iguais a Watamu, mas tem algumas bem bonitas também.
Eu peguei um Tuk Tuk do resort em Watamu e paguei KES1500 por uma corrida de 40 minutos. Para quem não sabe, moto e Tuk Tuk são os meios de transporte mais utilizados para se locomover nessa região de praias do Quênia.
Em Malindi fiquei no Lions Luxury Eco Resort e gostei muito do lugar.
Uma curiosidade é que devido ao rio que passa na cidade, há uma praia de cor marrom que não é boa para banho, mas se andarmos para região do centro e em direção a Watamu, a cor melhora e fica mais clara e bonita.
5- Lamu
Essa é uma ilha com boas praias também, mas eu não tive a oportunidade de conhecer. Dizem valer a pena!
A melhor maneira de chegar lá é de avião, já que via terrestre há muitos controles devido a proximidade com a Somália.
6- Nairobi
Por ser a capital do país e porta de entrada, provavelmente sua viagem incluirá 1 dia ou mais em Nairobi.
As principais atividades em Nairobi são: Giraffe Center( um local onde você tem contato e pode alimentar girafas), Sheldrik Wildlife Trust(que é um centro de resgate de elefantes filhotes) e Nairobi National Park( que é um parque nacional onde é possível fazer safari).
Nairobi também tem muitos shoppings. Se você gosta de compras, recomendo conhecer o Two Rivers mall, que é um dos melhores da cidade e tem também um parque de diversão na área externa.
7- Masai Mara
Esse é o melhor parque para se fazer safari no Quênia. É realmente impressionante a quantidade de animais que tem lá dentro.
Não é barato, mas é uma experiência que vale a pena. Eu reservei 4 dias para Masai Mara. Fiquei 2 dias no Ol Kinyei Safari Cottages e 2 dias no Lion Mara Camp. Ambos da Porini Camps .
Você pode ficar em chalés de concreto ou em barracas mais rústicas, mas mesmo escolhendo uma acomodação mais simples, ainda assim é caro, pois somente as taxas do parque são U$121,00 por pessoa e por dia(março 2024).
O que mais achei interessante nesse parque foi o fato de ser bem aberto, então podemos chegar muito perto dos animais.
Se desejar ver a migração dos gnus, que é um dos espetáculos mais fascinantes do planeta, a época tem que ser julho ou agosto. Eu fui em março e tempo estava ótimo sem chuva. Mesmo não vendo migração, fiquei feliz com tudo que presenciei.
Além do Masai Mara, é possível fazer também safari no parque Amboseli e no Tsavo East.
Para mais informações e dicas, acesse meu instagram @drdiegoviajando .