English EN Portuguese PT Spanish ES

O que fazer em Kigali Ruanda? Roteiro completo

Kigali é uma cidade que sem dúvidas vai te surpreender. É limpa, organizada e muito segura!

Kigali. Ruanda.

Se você está pensando em fazer uma viagem pelo país, leia esse artigo até o final para descobrir tudo o que fazer na capital e como montar um roteiro em Ruanda.

Como chegar em Kigali?

Kigali é a capital e maior cidade de Ruanda, então provavelmente será sua porta de entrada. Não há voos direto, mas há várias companhias aéreas que voam para lá: Ethiopian Airlines com conexão em Adis Abeba, Qatar Airways com conexão em Doha, Turkish Airlines com conexão em Istambul e Klm com conexão em Amsterdã, são alguns exemplos.

Sugiro combinar Ruanda com Uganda e Quênia, já que nós brasileiros podemos emitir o East African Visa, que é um visto que vale para os 3 países. Custa U$100,00(fevereiro 2024) e pode ser emitido pelo site do primeiro país de entrada. No caso de Ruanda é esse aqui .

Se for visitar os países vizinhos, é possível chegar em Kigali também com as empresas Rwandair, Uganda Airlines e Kenya Airways, mas os voos não são baratos. Caso queira economizar, tem a opção de ir de ônibus com a empresa Modern Coast , mas as viagens costumam ser longas e cansativas.

Na chegada ao aeroporto de Kigali, você tem opção de alugar carro ou pegar transfer até o hotel. As estradas são boas e a direção é igual a nossa, isso faz com que muitas pesssoas optem pelo carro para locomoção.

Eu não aluguei carro porque fui sozinho, mas em grupos com certeza vale a pena considerar essa opção. Eu sugiro a Kigali Car Rentals . Você pode tanto contratar transfers, quanto alugar carro com eles.

Carro da kigali Car Rentals.

O que fazer em Kigali?

1-Memorial do Genocídio

Ruanda passou por uma história de genocídio muito triste em 1994. Tudo isso é retratado no filme Hotel Ruanda. Para entender mais o que aconteceu na época é muito importante visitar esse memorial.

A entrada é gratuita, mas você pode solicitar à parte um audioguia para explicações.

O clima é bem pesado e é muito forte tudo o que aconteceu, mas acho que temos que entender o passado para não repetir no futuro.

Memorial do Genocídio. Kigali.

2- Akagera National Park

Esse é o único parque nacional onde é possível fazer safari em Ruanda. O Akagera Park fica a aproximadamente 3 horas de Kigali.

Akagera National Park.

É um parque bem grande e algumas vezes nos deparamos com uma mata fechada, o que dificulta a vista de animais, mas mesmo assim eu achei que valeu muito e pena a visita.

Akagera National Park.

Eu não cheguei a ver todos os Big Five( faltou leão e leopardo), mas vi elefantes, zebras, girafas e  principalmente MUITOS PÁSSAROS.

Uma característica bem marcante, não somente do parque, mas de Ruanda no geral, é a presença de diversos tipos de pássaros. Foi onde mais ouvi o som de pássaros na vida. É impressionante!

Akagera National Park.

Eu cheguei até lá, através de um Day tour com a Judith Safaris , que é uma empresa excelente composta somente por mulheres. Elas oferecem vários passeios por Ruanda, e fazem roteiros personalizados ajudando com tudo no país.

O safari que fiz foi com carro 4X4 e guia em inglês.

Akagera National Park.

Saímos bem cedo às 4:30h da capital e por volta das 7:30h já estávamos na entrada do parque.

Turistas estrangeiros pagam U$100,00 por dia ou U$150 dólares para 2 dias dentro do parque(fevereiro 2024). A Judith Safaris já inclui as taxas no passeio.

Você pode já incluir o almoço dentro do parque também! Em relação ao custo, quanto mais pessoas menor o valor do day Tour.

Akagera National Park. Ruanda.

Normalmente as pessoas passam o dia e voltam para Kigali, mas eu preferi ficar 2 noites dentro do parque no Akagera Game Lodge que é um lugar sensacional!

Akagera Game Lodge.

O Mantis Akagera Game Lodge fica em uma colina no extremo sul do Parque Nacional Akagera. Ele oferece uma vista panorâmica do parque e do Lago Ihema.

Com 60 quartos, um local para conferências, restaurante, bar e um deck na piscina, o local é ótimo para quem quer curtir a natureza.

Akagera Game Lodge.
Recepção. Akagera Game Lodge.

Os quartos podem ser reservados com 2 camas individuais ou uma cama king-size. Os quartos do andar de baixo são maiores, permitindo espaço para crianças menores de 12 anos.

Tem também opção para as famílias reservarem quartos interligados. Os quartos localizados no nível superior têm varandas com vista para os jardins e para o parque nacional.

Acomodação. Akagera Game Lodge.
Vista da varanda. Akagera Game Lodge.

 A piscina do lodge é ótima para se refrescar do calor durante o dia:

Akagera Game Lodge.

É possível fazer atividade física na academia:

Acadeia. Akagera Game Lodge.

 A noite acendem fogueira e o visual vai mudando. Essa é uma das vantagens de dormir dentro do parque!

Akagera Game Lodge.
Akagera Game Lodge.
Akagera Game Lodge.

No restaurante do Akagera Game Lodge é possível tomar café da manhã, almoçar e jantar.

O café da manhã conta com uma variedade de frutas, pães, sucos naturais, bolos e muita mais. Além disso também tem opção à la carte com pratos quentes e refeições completas.

Café da manhã. Akagera Game Lodge.
Café da manhã. Akagera Game Lodge.
Café da manhã. Akagera Game Lodge.

O jantar pode ser à la carte ou buffet, dependendo da quantidade de pessoas.

Restaurante. Akagera Game Lodge.
Jantar. Akagera Game Lodge.
Jantar. Akagera Game Lodge.

No Geral eu gostei bastante das refeições. Sugiro inclusive reservar com meia pensão.

Buffet de sobremesas. Jantar. Akagera Game Lodge.

Além do safari com carro 4X4, uma atividade bem comum é o passeio de barco oferecido pelo próprio Akagera Natrional Park .

O valor depende do horário escolhido. Eu preferi o passeio do Pôr do sol às 16:30h . Tem duração de 1 hora e 30 minutos aproximadamente e é bem interessante porque leva em uma ilha repleta de pássaros.

Passeio de barco. Akagera National Park.
Akagera National Park.

Além dos pássaros, vi também hipopótamos e búfalos no passeio:

Búfalos.

Akagera Game Lodge

Akagera National Park, Ruanda Telefone:

+250 785 201 206

HB405-RE@mantiscollection.com

www.mantiscollection.com

3- Trekking com Gorilas

Muitos vão para Ruanda para encontrar os famosos gorilas das montanhas. Esse é um passeio que ocorre no Volcanoes National Park, mas pode também ser feito em Uganda e República Democrática do Congo.

Eu não cheguei a fazer o passeio, então não posso falar se vale a pena, mas saiba que para conseguir a permissão e fazer essa caminhada com gorilas, é necessário pagar U$1500 (sim, é bem caro).

Em Uganda custa U$700 e na República Democrática do Congo U$450, mas o país está muito instável. Esses são valores referentes a fevereiro de 2024.

4- Umva Muhazi

Um local que vale muito a pena e é bem perto de Kigali( 1 hora e 30 minutos) é o Umva Muhazi . É um lodge para curtir e apreciar a natureza.  Compensa dormir pelo menos 1 noite lá. Eu fiquei 2 noites e achei ótimo, pois consegui aproveitar as atividades oferecidas também.

Umva Muhazi.
Umva Muhazi.

São poucas acomodações! E elas são divididas nas categorias: Birdhouse, Pod e Bungalow.

A Birdhouse apresenta 2 andares, sendo o quarto na parte superior e a sala + banheiro na parte inferior.

Birdhouse. Umva Muhazi.
Birdhouse. Umva Muhazi.

Já o Pod é uma acomodação mais ampla e possui banheiro com vista.

Pod. Umva Muhazi.
Pod. Umva Muhazi.

Como passamos o dia inteiro no lodge, vale a pena pegar com todas as refeições incluídas(café da manhã, almoço e janta). As bebidas são pagas à parte.

Bebidas. Umva Muhazi.

O café da manhã é estilo buffet com opções de pães, frutas, iogurtes, doces, cereais e pratos quentes feito na hora.

Café da manhã. Umva Muhazi.
Café da manhã. Umva Muhazi.
Café da manhã. Umva Muhazi.

O almoço é à la carte e conta com opções que variam todos os dias + sorvete de sobremesa.

Almoço. Umva Muhazi.

O jantar tem uma carcterística bem interessante, pois todos se sentam juntos na mesa pontualmente às 19h. É a oportunidade de conhecermos novas pessoas e interagirmos. O Menu é em várias etapas.

Jantar. Umva Muhazi.
Jantar. Umva Muhazi.
Jantar. Umva Muhazi.

Em relação as atividades, podemos fazer caiaque e Stand Up Paddle gratuitamente.

Caiaque. Umva Muhazi.
Umva Muhazi.

E também há atividades pagas como o Bike tour que dura 2h. Custa U$50,00(fevereiro 2024) e é bem interessante.

Bike Tour. Umva Muhazi.

Nesse tour de bicicleta vamos com um guia e passamos por diversos vilarejos, contornando o rio.

Plantação de arroz. Bike Tour.
Bike Tour. Umva Muhazi.

O lodge possui uma casa de massagem onde podemos escolher a de 30 minutos ou a de 1 hora.

Massagem. Umva Muhazi.

Muhazi, Ruanda

info@umvamuhazi.com

+250791590042

www.umvamuhazi.com

5- Tour King´s Palace/ Montanha do Café

Há aproximadamente 2 horas de Kigali está a cidade de Nyanza e é lá que se encontra o King´s Palace Museum, um local histórico que é a reconstrução da residência Real tradicional.

Antigamente, Nyanza era o coração de Ruanda, e foi palco de batalhas e lutas pelo poder.

Eu fiz um Day Tour novamente com a Judith Safaris . Saímos às 7h de Kigali, visitamos o King´s Palace Museum, almoçamos e em seguida fomos a um local de plantação e produção de café.

King´s Palace.

 O tour no King´s Palace é guiado e dura em torno de 1 hora e 30 minutos.

A entrada é paga, mas a Judith Safaris já incluiu os ingressos. Começa na parte antiga mostrando como era a casa do rei, e em seguida é o encontro com as famosas vacas chamadas Inyambo, que são diferentes das nossas e possuem chifres enormes.

King´s Palace.
Na cadeira do rei. King´s Palace.
Inyambos jovens.
Inyambos. Vacas usadas pelo rei.
Inyambos. Vacas usadas pelo rei.

No palácio moderno não podemos fotografar. Lá dentro encontramos algumas peças originais dos cômodos da época.

Palácio Moderno.

Como dito anteriormente, o tour envolve também uma visita a Huye Mountain Coffee, que é a montanha do café. Lá fazemos uma trilha guiada de aproximadamente 2 horas e 30 minutos e inclusive preparamos nosso próprio café no topo da colina.

Huye Mountain Coffee.
Preparando o café em todas as etapas.
Vista da momtanha do café.
Plantação de café.

Judith Safaris

KN 14 Ave, House No. 50 Kimihurura Kigali, Rwanda

+250 788 802 680

Info@judithsafaris.com

judithsafaris.com

6- Kimironko Market

Esse é o mercado mais movimentado da cidade. Moradores de toda a cidade vêm aqui para estocar frutas/vegetais, tecidos, roupas e sapatos, além de outros utensílios domésticos.

Kimironko Market.

Caso queira comprar algo é necessário negociar muito com os comerciantes, pois para turistas os preços começam nas alturas.

Kimironko Market.
Kimironko Market.

7- Niyo Arts Gallery

Essa é uma galeria que abriga muitas obras de artes. Para quem gosta de pinturas é interessante uma visita.

Niyo Arts Gallery.
Niyo Arts Gallery.

8- Imbuga City Walk

Esse é um calçadão que fica no centro de Kigali, e é lá onde podemos tirar foto do letreiro com o nome da cidade.

Encontramos muitos pontos comerciais, bancos e um shopping no local.

Imbuga City Walk.
Imbuga City Walk.

Onde ficar em Kigali?

Confira aqui as minhas sugestões de hospedagem.

Onde comer em Kigali?

Confira aqui as minhas sugestões de restaurantes.

Para mais informações e dicas, acesse meu instagram @drdiegoviajando .

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Dr. Diego Viajando

Posts Relacionados

Onde comer na Bela Vista?

Bela Vista é um distrito situado na região central do município de São Paulo, que abrange os bairros do Morro dos Ingleses e Bixiga. É