English EN Portuguese PT Spanish ES

Dicas de Monte Verde em Minas Gerais

Monte Verde é um distrito da cidade de Camanducaia, Minas Gerais. O lugar tem uma história bem interessante, já que no passado tudo era somente mato, e graças ao visionário Verner Grinberg o distrito ganhou fama e foi crescendo.

A família Grinberg chegou ao Brasil em 1913 junto a outros imigrantes da Letônia, mas foi em 1936 que Verner e seu pai decidiram explorar mais a região, e então compraram um pedaço de terra. Foi o ínicio de Monte Verde, que hoje é conhecida pelas suas características européias, atraindo muitos turistas o ano todo, principalmente no inverno.

Pedra Redonda. Monte Verde.

Como chegar em Monte Verde?

Por ser relativamente perto de São Paulo capital, a grande maioria das pessoas chegam através da rodovia Fernão Dias que dá acesso ao centro de Camanducaia. São aproximadamente 150 quilômetros percorridos até a entrada da cidade de Camanducaia, e depois até o distrito são mais 30km de estrada com muitas curvas.

Eu recomendo chegar com carro próprio ou alugado, já que transportes como taxi e aplicativos não são tão comuns no distrito. Para quem não puder ir de carro, uma alternativa seria ir de ônibus até Camanducaia e de lá pegar transfer até Monte Verde.

Há pessoas que fazem o trajeto saindo também de Belo Horizonte( 480 km, em média 7h), Rio de Janeiro(530 km, em média 7:30h) e Campos do Jordão (140 km, em média 3h).

O aeroporto mais perto e mais usado para quem chega de avião para depois alugar carro, é o de Guarulhos.

Monte Verde.- Sul de Minas.

O que fazer em Monte Verde?

É um local ideal para passar um fim de semana, mas também é bom para quem quer passar mais tempo contemplando a natureza! Para os mais aventureiros há algumas trilhas, passeios de quadriciclo e muitas atividades ao ar livre.

Por ter um centro turístico bem pequeno, as lojas e restaurantes se concentram na sua grande maioria na avenida Monte Verde, que é o local ideal para caminhar e explorar.

Avenida Monte Verde.

Para quem quiser fazer compras, há diversas galerias. O shopping Celeiro é o mais antigo e costuma ficar cheio aos finais de semana.

Shopping Celeiro.

A época de natal deixa a cidade ainda mais bonita, pois ela fica toda decorada e iluminada. Inclusive essa decoração persiste até o mês de janeiro.

Monte Verde.
Monte Verde.

Eu fiz um city tour exclusivo com a Linotour e recomendo muito! Vou explicar os motivos!

Achei importante contratar a agência, pois eles agendaram a minha ida a Pedra Redonda e vieram me buscar com carro apropriado, já que a maioria das estradas são de terra, e não é muito interessante percorrer com carros baixos. Além disso os tours deles são privativos, tornando a experiência mais cômoda e melhor.

O passeio que escolhi envolveu trilha da Pedra Redonda (já incluso ingresso e reserva prévia) + city tour.

A caminhada até a Pedra Redonda leva em torno de 30 minutos de subida + 20 minutos de apreciação e 20 minutos de descida.

No dia que fiz a trilha estava com muito barro e molhada, então fomos bem devagar. Há um primeiro mirante e em seguida algumas escadas para facilitar o acesso até a pedra.

Mirante. Trilha Pedra Redonda.

Por ter altitude(1930 metros) pode ser um pouco mais cansativo subir, mas como disse anteriormente fizeram algumas escadas para facilitar o trajeto até lá em cima, e a vista compensa.

Vista da Pedra Redonda.
Vista da Pedra Redonda.

Após a trilha fomos até uma loja chamada Delícias de Minas. Lá tem alguns produtos como queijos, cachaças, doce de leite e etc. Além disso tem espaços para quem gosta de tirar fotos.

Delícias de Minas. Monte Verde.
Delícias de Minas. Monte Verde.

Fomos também em uma fábrica de sabonetes que possui diversos formatos deles. Tem sabonete de mexirica, melancia, maçã e etc:

Fábrica de sabonetes. Monte Verde.

Na mesma rua, bem próximo, há também a fábrica de chocolates da chocolateria Monte Verde.

Fábrica de chocolates. Chocolateria Monte Verde.

Para terminar o city tour, fomos até o antigo aeroporto que não funciona mais. No local além da pista, que é somente um espaço vazio, fizeram uns murais com asas de anjo e esquilos + araucárias, que são o símbolo do distrito.

Antigo aeroporto de Monte Verde.

Lino Tour Passeios

Área atendida: Monte Verde – MG (35) 98412-7545

linotourpasseiosmonteverde.com.br

Onde comer em Monte Verde?

1- Chocolateria Monte Verde

O melhor chocolate da região! Na avenida Monte Verde tem a loja de chocolates que serve sobremesas, incluindo também o famoso chocolate quente:

Chocolateria Monte Verde.
Chocolate quente + sobremesas. Chocolateria Monte Verde.

Tem Brownie de chocolate com nutella, Apfelstrudel, Chococookies e outras opções:

Brownie com nutella. Chocolateria Monte Verde.

Além de consumir no local é possível levar produtos para casa:

Chocolateria Monte Verde.
Chocolateria Monte Verde.

 Av. Monte Verde, 1061 – Monte Verde, Camanducaia – MG

chocolateriamonteverde.com.br

2- Restaurante Mamma Tera

É o melhor restaurante italiano do distrito. Ele fica localizado no centro, em uma das travessas da avenida Monte Verde.

Restaurante Mamma Tera.

O ambiente é super aconchegante:

Restaurante Mamma Tera.

Aqui você pode pedir bruschettas com cebola caramelizadas de entrada:

Bruschettas. Restaurante Mamma Tera.

O cardápio conta com muitas massas, incluindo o Nhoque recheado, que é uma receita de família. É um prato muito bom e totalmente diferente do nhoque tradicional. Tem que provar!

Nhoque recheado. Restaurante Mamma Tera.

Além das massas, há pratos com peixes e carnes. Eu pedi truta com risoto de limão siciliano e brócolis. Muito bom!

Truta com risoto. Restaurante Mamma Tera.

A sobremesa que eu sugiro é um Petit Gateau com ganache de chocolate:

Petit Gateau. Restaurante Mamma Tera.

R. Rolinha, 100 – Centro Monte Verde, Camanducaia – MG

instagram.com/mammatera

3- Trutario de Monte Verde

É um espaço bem agradável para passar algumas horas. Além do restaurante, o local possui vários tanques com criação de trutas, lojinha e alambique.

Trutario de monte Verde.

O Trutario fica no meio da natureza, a 2km do centro. Para chegar lá a estrada não é muito boa, mas como não é longe, é tranquilo ir com carro próprio. O recomendado é andar bem devagar com carros baixos!

Trutario de Monte Verde.
Trutario de Monte Verde.

Eu experimentei a truta no papelote e a truta grelhada. São pratos individuais bem servidos! Vários esquilos habitam a região e estão sempre presentes nos arredores. É um almoço leve, em meio ao ar puro e a natureza.

Trutario de Monte Verde.

Para quem quiser, há também uma unidade no centro que é somente restaurante.

Rua da Floresta, nº810, Monte Verde – MG

www.paulodastrutas.com.br

4- Bistrot L’Archange Gourmet

É um restaurante com ênfase na gastronomia Franco/Suíça. Ele fica localizado dentro do hotel Saint Michel, mas é aberto ao público.

L’Archange Gourmet Bistrot.

Aperitivos, carnes, massas, risotos e sobremesas fazem parte do cardápio internacional. Além disso, o local é conhecido por ter um dos melhores fondues de Monte Verde.

Fondue de queijo. L’Archange Gourmet Bistrot.

Eu pedi a sequência de fondue que vem com fondue de queijo, carne e chocolate. Acompanha batatas, cebolas crispy, brócolis e molhos:

Sequência de fondue. L’Archange Gourmet Bistrot.

O Fondue de chocolate acompanha brownie, frutas da estação e marshmallow. Gostei!

Fondue de chocolate. L’Archange Gourmet Bistrot.

Av. Sol Nascente, 365 – Monte Verde, Camanducaia – MG

http://www.saintmichel.com.br

Onde ficar em Monte Verde?

Hotel Harmonia Monte Verde

Essa é a melhor opção de hotel! Fica bem perto da Avenida Monte Verde no centro turístico, dando para ir em bares, restaurantes e lojas a pé.

Hotel Harmonia Monte Verde.

O hotel está todo renovado e possui acomodações elegantes e confortáveis. São 2 alas: Harmonia e Monte Verde, sendo que na ala Harmonia há 8 suítes temáticas, algumas delas com hidromassagem.

Eu me hospedei na Suite Árabe que possui:

  • Banheira de hidromassagem e cromoterapia
  • Ar condicionado inverter (quente e frio)
  • Lareira
  • Chaleira elétrica
Suite Árabe. Hotel Harmonia Monte Verde.
Varanda. Suite Árabe. Hotel Harmonia Monte Verde.
Jacuzzi. Suite Árabe. Hotel Harmonia Monte Verde.
Jacuzzi. Suite Árabe. Hotel Harmonia Monte Verde.

Outros exemplos de Suite nessa mesma ala são: Turmalina Negra, Pérola, Pedra do Sol, Pedra da Lua, Harmonia, Mística e Zen. Todas com uma decoração de muito bom gosto!

Hotel Harmonia Monte Verde.
Hotel Harmonia Monte Verde.

Já na ala Monte Verde, há suítes com ar condicionado inverter, suítes com sacada, cama box queen, camas de casal e de solteiro. Esse espaço é pet friendly (animais de pequeno porte). São suítes mais econômicas, mas que também se enquadram no alto padrão do lugar:

Hotel Harmonia Monte Verde.
Hotel Harmonia Monte Verde.
Hotel Harmonia Monte Verde.

Um diferencial do hotel, é que além de um café da manhã bem fresco e com produtos artesanais, ele conta também com uma sopa cortesia a noite e chá da tarde todos os sábados.

O restaurante é bem aconchegante! Tem uma lareira para esquentar(já que faz frio na cidade mesmo no verão) e as mesas são todas decoradas.

Restaurante. Hotel Harmonia Monte Verde.

São diversos tipos de pães, frios, ovos, salsicha, bolos caseiros, pães de queijo feito na hora, frutas, iogurte artesanal e muito mais opções no café da manhã. Faz muita diferença acordar e começar o dia assim!

Café da manhã. Hotel Harmonia Monte Verde.
Café da manhã. Hotel Harmonia Monte Verde.
Café da manhã. Hotel Harmonia Monte Verde.
Café da manhã. Hotel Harmonia Monte Verde.

O caldo é servido todos os dias a noite, exceto aos sábados. Nada melhor para espantar o frio! Tomar um caldinho com uma lareira!

Caldo Verde. Hotel Harmonia Monte Verde.

O chá da tarde aos sábados também é bem completo! Tem diversos doces e salgados. Até música ao vivo teve no dia que eu estava lá!

Chá da tarde. Hotel Harmonia Monte Verde.
Chá da tarde. Hotel Harmonia Monte Verde.
Chá da tarde. Hotel Harmonia Monte Verde.

O Harmonia Monte Verde possui também uma sala de Tv para lazer:

Hotel Harmonia Monte Verde.

Rua Mantiqueira, 189 – Camanducaia, Distrito de Monte Verde, Minas Gerais – Brasil

+55 (35) 3438-1675

instagram.com/harmoniamonteverde

hotelharmoniamonteverde.com.br

Para mais informações e dicas, acesse meu instagram @drdiegoviajando .

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Dr. Diego Viajando

Posts Relacionados

Onde comer na Bela Vista?

Bela Vista é um distrito situado na região central do município de São Paulo, que abrange os bairros do Morro dos Ingleses e Bixiga. É

Onde comer em Perdizes?

Perdizes é um distrito nobre de São Paulo que reúne os bairros de Perdizes, Vila Pompéia, Vila Anglo Brasileira, Sumaré e Pacaembu. Assim como outras

O que fazer na Cidade do Cabo?

A Cidade do Cabo (Cape Town em inglês) é uma das cidades preferidas dos brasileiros. Além de ser muito bonita, possui tantas atrações, que fica