English EN Portuguese PT Spanish ES

O que fazer em Trancoso na Bahia?

Trancoso é uma lugar que agrada diversos públicos, seja pela beleza das praias, pela boa gastronomia ou pelo charme do Quadrado.

É conhecida por ser “destino dos famosos”. Isso porque a vila possui uma extensa faixa de areia que oferece privacidade para quem frequenta, além de ser um lugar bem tranquilo. Na alta temporada, a tendência é encontrar tudo mais cheio.

Vista da Praia dos Nativos a partir do Quadrado.

Como chegar em Trancoso?

A maneira mais rápida de chegar é através do aeroporto de Porto Seguro. Chegando lá, há a opção de alugar carro(mas saiba que na alta temporada é dífcil achar lugar para estacionar), pegar táxi, ou então seguir via balsa Arraial d´Ajuda e após atravessar, pegar as vans que partem para Trancoso( R$12 por pessoa em agosto 2021).

Os aplicativos de transporte não funcionam em Trancoso, então caso queira chegar rápido e com comodidade, é necessário chamar um táxi.

Já para se locomover na vila, como são muitas ladeiras nem sempre é fácil ir caminhando até as praias, então você pode pegar as vans que partem das proximidades do Quadrado ou da Praça da Independência para descer até o estacionamento da praia dos Nativos. O valor é 5 reais por pessoa(agosto 2021). Outra opção é chamar Moto Táxi.

O que fazer em Trancoso?

1- Praias

Quem chega na vila vai em busca de belas praias e pode ter a certeza que irá encontrar. As praias mais movimentadas de Trancoso são a Praia dos Nativos e a Praia dos Coqueiros, ambas estão mais próximas do Quadrado no centro.

Na Praia dos Nativos, o melhor lugar para passar o dia é no Zé Barbudo Lounge Beach que é um clube de praia com uma ótima estrutura. Tem espreguiçadeiras com sofás de frente para o mar.

Zé Barbudo Beach Lounge.

O cardápio é bem variado e conta com diversos pratos regionais. Eu experimentei alguns deles como o tartar, Arroz Axé, peixes grelhados, dentre outros. Todos são realmente maravilhosos!

Tartar de peixe. Zé Barbudo Lounge Beach.
Arroz Axé. Zé Barbudo Lounge Beach.
Torta de Chocolate. Zé Barbudo Lounge Beach.

Após a praia dos Nativos, encontramos a bela Praia dos Coqueiros. Com maré baixa também é bem paradisíaca:

Praia dos Coqueiros.

Seguindo pelo litoral, chega-se até a praia do Rio Verde e em seguida Itapororoca.

Na praia do Rio Verde um lugar bem bacana para day use é a Pousada Bahia Bonita . A estrutura lá também é excelente! Tem vários lounges super confortáveis e a comida também agrada muito!

Pousada Bahia Bonita.
Praia do Rio Verde. Pousada Bahia Bonita.

O cardápio conta com vários drinks, petiscos e opções de almoço:

Peixe Grelhado com salada.
Pudim de paçoca com pipocas. Pousada Bahia Bonita.

Para quem gosta de longas caminhadas, é possível chegar também atá a praia do Espelho, mas eu recomendo mesmo fazer um Day tour até lá.

2- Quadrado

Esse é o “cartão postal” de Trancoso. Lá que você encontrará as casinhas coloridas que são restaurantes e lojas comerciais. É uma extensa área verde com a igreja de São João Batista na ponta e vista da praia.

Quadrado. Trancoso.
Quadrado. Trancoso.
Igreja São João Batista.
Vista da praia dos nativos no Quadrado.

3- Passeios para Caraíva e Arraial d´Ajuda

Vale a pena conhecer Caraíva e Arraial d´Ajuda na mesma viagem e se possível passar alguns dias nessas vilas também. Veja algumas dicas aqui .

4- Visitar alguns Restaurantes

Há bons restaurantes em Trancoso e tem opções para vários gostos e bolsos. Um local que fui e gostei bastante pois tem preços ótimos é o Lá no Dom . Eles possuem um cardápio com sanduíches de diverss tipos , além de petiscos e refeições no prato que você mesmo monta.

Filé de frango grelhado e Parmegiana com acompanhamentos.

Onde ficar em Trancoso?

Trancoso House

Esse é um hotel boutique que fica localizado a poucos metros do Quadrado. Possui estacionamento​, Piscina/deck com espreguiçadeiras e banheira hidromassagem (compartilhada).

Piscina. Trancoso House.

O hotel dispõe de 10 suítes ,sendo 4 suítes de categoria Superior num ambiente privativo, com banheira de hidromassagem e área de estar comum, e 6 de categoria Standard. Todas as suítes tem ar condicionado, frigobar, TV e banheiro privativo.

Eu me hospedei na Suite Baiana que possui também TV com SKY, Secador no quarto e Cama queen:

Suite Baiana. Trancoso House.
Suite Baiana. Trancoso House.

As suites de Categoria Superior​: Suite do Chalet, Suite Baiana, Suite Rustica e Suite Hippie Chic, tem acesso a áreas exclusivas, como a sala de estar, varanda e banheira de hidromassagem.

Hidromassagem exclusiva para as suites de categoria superior.
Área exclusiva das suites de categoria superior.

O café da manhã é servido diariamente das 8h às 10h e conta com uma variedade de salgados, pães, bolos, tortas, frutas, iogurtes, ovos e muito mais:

Café da manhã. Trancoso House.
Café da manhã. Trancoso House.

Acesso recepção: Rua Jovelino Rodrigues Vieira, 24

Acesso exclusive: Rua Cuba, 209 Trancoso, Porto Seguro. BAHIA

+55 73 99973 0015

[email protected]

www.trancosohouse.com/

Para mais informações e dicas, acesse meu instagram @drdiegoviajando .

 

 

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Dr. Diego Viajando

Posts Relacionados

Onde ficar em Porto Seguro?

Porto Seguro é um destino turístico que recebe muitos visitantes todos os anos. Eu escrevi todas as dicas da cidade aqui Ela possui uma ampla rede

Dicas de Porto Seguro na Bahia

Porto Seguro possui aproximadamente 90km de praias. Esse é um dos motivos que faz com que seja um destino turístico muito procurado. Além disso também

O que fazer em Trancoso na Bahia?

Trancoso é uma lugar que agrada diversos públicos, seja pela beleza das praias, pela boa gastronomia ou pelo charme do Quadrado. É conhecida por ser