Onde comer em São Paulo capital?

São Paulo é a capital da gastronomia, por isso é muito difícil escolher um único local para comer. Tem opções para todos os gostos, desde lanches gourmets na rua mesmo, até restaurantes com salões enormes e super sofisticados.

Eu, assim como gosto muito de conhecer a culinária dos países que visito, também gosto de ir em bons restaurantes na minha cidade natal. Vou listar aqui os melhores que já fui, atualizando sempre que experimentar novos lugares.

1- Varal 87

Restaurante Varal 87. Área interna.

Para começar essa lista vou colocar aqui a minha churrascaria predileta no bairro de Moema. O ambiente é super agradável! Possui uma área interna com a Sala 87 e uma área externa, o Quintal do varal,  com espaço kids, bem arborizada para nos sentirmos em casa.

Sala 87. Restaurante Varal 87.

Foi lá que eu experimentei a melhor linguiça artesanal que já comi em minha vida, a linguiça Campeira recheada com costela.

Entrada: Linguiça Campeira. Imperdível!

Além dos pratos tradicionais, é possível pedir o menu executivo ou os pratos do dia. Eu quis experimentar o que tem de melhor lá, o bife de Chorizo e o Ancho, acompanhados de legumes e farofa de ovos.

Além do Chorizo e Ancho, podemos comer Wagyu também que é outra carne super macia. O restaurante possui um menu tão completo que é possível pedir também peixe, feijoada e risotto. O que não faltam saõ opções!

Para sobremesa eu pedi uma panqueca brûlée de banana acompanhada de sorvete. Gostei bastante!

Sobremesa caprichada. Restaurante Varal 87.

Moema, São Paulo – São Paulo, Brazil

Rua Graúna 87 Horário : Segundas FECHADO Terça a Quinta das 12:00 as 15:00 e das 17:30 as 23:00 Sextas e Sábados 12:00 as 23:00 Domingos e Feriados 12:00 as 22:00

https://varal87.com/home

2-Tahin

Esse é o meu restaurante de comida árabe predileto na cidade. Localizado em Pinheiros e com outras duas unidades no Shopping Market Place e Shopping Morumbi Town.

Aqui você pode escolher as tradicionais pastas: Coalhada Seca (labne), Mahamara (pimentões vermelhos), Babaganouch (berinjela defumada) e Homus (grão-de-bico).

Quarteto de Pastas. Entrada sensacional!

As esfihas são únicas, de tão saborosas. Recomendo pedir a “esticadinha”(Carne, Chancliche, Zaatar). Para quem não sabe, o Chancliche é um queijo árabe temperado e o Zaatar é uma mistura de especiarias árabes. Não deixe de experimentar! Os kibes podem ser crus, assados ou fritos.

Esfihas e kibes fritos. Restaurante Tahin.

Expermientei 2 pratos principais: Kibe Labanie cozido na coalhada e especiarias + arroz aletria e Kafta grelhada com batata Tahin e Couscous marroquino. Os dois foram mais que aprovados!

Kafta grelhada e Kibe Lebanie. Restaurante Tahin.

Se você assim como eu é chocólatra, recomendo provar o Chocolamour que é uma sobremesa muito boa com calda de chocolate:

Chocolamour. Restaurante Tahin.

RUA VUPABUSSU, 71 E 73 – PINHEIROS
AV. DR. CHUCRI ZAIDAN, 902 SÃO PAULO BRASIL – SHOPPING MARKET PLACE
AV. GIOVANI GRONCHI, 5930 – SHOPPING MORUMBI TOWN

http://www.tahin.com.br/#home

3-Zi Tereza

Essa é uma das melhores pizzarias no bairro Jardins. Tem outra unidade no Campo Belo também.

Além das pizzas tradicionais, eles possuem vários antepastos : Biscoito de pizza, burrata, Materello, pão de calabresa, Tropea e etc. Para os mais lights há algumas saladas também.

Eu provei a pizza Caprese(mussarela de Bufala, manjericão e pesto de azeitonas pretas) e a pizza Iluminata(queijo Brie coberto com abobrinhas em fatias). A massa é muito boa! O forno a lenha faz toda a diferença.

Pizza Caprese. Foto:divulgação.

A pizza doce de Nutela com morangos também é uma ótima pedida de sobremesa:

Pizza doce de Nutela com morangos.Pizzaria Zi tereza.

Avenida Vereador José Diniz – 3401 – Campo Belo
(11) 5533-3319 / (11) 5044-8436
[email protected]

Alameda Lorena – 1040 – Jardins
(11) 2925-2030 / (11) 2925-2050
[email protected]

http://zitereza.com.br/site/#home

4- Poke Me Up

Restaurante Poke Me Up Jardins. Aloha!

Poke é uma comida hawaiana que entrou de vez no Brasil. É a nova moda do momento e sem dúvida merece a fama. São pratos leves que lembram a culinária japonesa.

O restaurante Poke me Up fica no bairro Jardins e também possui outra unidade em Alphaville. Eu fui e recomendo!

De entrada sugiro o Tartar de salmão, que além de ter uma bela apresentação posssui um sabor único:

Tartar de salmão. Leve e saboroso!

Em relação ao Poke, podemos montar conforme nossas preferências, escolhendo a proteína e acompanhamentos. O peixe pode ser grelhado ou cru.

Eu pedi o de salmão especial que vem com salmão grelhado, arroz japonês, molho do chefe, pepino, edamame, manga e chips de mandioquinha.

Poke de salmão especial. Restaurante Poke Me Up.
Pokes de salmão grelhado e atum fresco.

Eles têm sobremesas também. Eu não deixei de experimentar o Petit Gateau:

Petit Gateau. Restaurante Poke Me Up.

LOJA 1 JARDINS – (11) 3062-6505

LOJA 2 ALPHAVILLE – (11) 4303-4804

[email protected]

https://www.pokemeup.com.br/

5- Be fresh

Restaurante Be Fresh.

Esse é um restaurante de comida saúdavel que fica no Itaim Bibi. É uma ótima opção para quem deseja uma comida mais leve.

Eu experimentei alguns pratos e recomendo o Salmão crocante que vem com purê de mandioquinha e legumes, e o Santo Filé que é um Filé Mignon com uma torta de batata e parmesão.Tem também muitas opções de saladas.

Salmão Crocante. Restaurante Be Fresh.
Santo Filé. Restaurante Be Fresh.

Não deixe de experimentar as vitaminas e sucos que eles fazem com bastante frutas e zero açucar. Já para os que não resistem a um doce recomendo pedir o pudim Bread & Butter que é uma sobremesa tradicional inglesa com chocolate branco e meio amargo.

Pudim Bread & Butter.

[email protected]

TEL 3078-0558

2ª feira a Sábado: 11h às 23h
Domingo: Salão: fechado; Delivery18h às 22h30

Rua Prof. Carlos de Carvalho, 95
Itaím 04531-080, São Paulo

http://www.befresh.com.br/

6-Camarote O Cabra

Centro de Tradições nordestinas.

Esse restaurante de comida nordestina, localizado no bairro do Limão é um dos mais indicados para provar pratos como Sarapatel, Feijão tropeiro, Baião de dois, Bobó de camarão e muitas outras iguarias do nordeste.

Ele fica localizado dentro do Centro de tradições nordestinas(CTN) que é um centro cultural bem interessante onde além de poder comer bem, você pode assistir shows, dançar forró e etc.

No camarote O cabra, não deixe de experimentar o rodízio ao som de música ao vivo.

Camarote O Cabra. Localização privilegiada para o palco.

Eu gostei bastante do ambiente. Experimentei caldinho de Mocotó, dadinhos de tapioca, carne de sol, macaxeira e muito mais. Fiquei satisfeito com os pratos que são servidos a vontade.

Rodízio de comida nordestina. Camarote O Cabra.

Rua Jacofer, 615
Bairro do Limão
São Paulo – SP

Tel.: (11) 3488.9400

https://www.ctn.org.br/

7-Bacalhau Vinho & Cia

Esse é o restaurante mais indicado para comer bacalhau e camarão em São Paulo, nos bairros Itaim Bibi e Barra Funda.  O peixe aqui é conhecido também como “O Famoso Bacalhau Da Barra Funda”.

Restaurante Bacalhau Vinho & Cia itaim Bibi.

O local é super sofisticado, você se sente em Portugal mesmo. É uma ótima pedida tanto para almoço quanto para jantar. O cardápio possui uma variedade de bacalhoadas e camarões em vários estilos(fritos,empanados, a doré ou gratinados). Além disso você pode experimentar também outros frutos do mar como peixe linguado e polvo por exemplo.

Para entrada sugiro os clássicos bolinhos de bacalhau e a Alheira( linguiça típica portuguesa levemente defumada feita originalmente com carne de aves, pães e bastante alho):

Bolinhos de bacalhau irresistíveis. Restaurante Bacalhau Vinho & Cia.
Bolinhos de bacalhau e Alheira. Entradas perfeitas!

Para o prato principal é até difícil escolher um só! Eu optei pela Bacalhoada às natas, que vem com batatas cozidas, molho de  requeijão, catupiry e pimentão vermelho. Tudo gratinado com queijo parmesão no forno.

Bacalhoada às natas. Arroz com Brócolis de acompanhamento.

Acompanhando o pedido sugiro pedir um vinho do Porto, ou se preferir outras bebidas portuguesas como aguardente, licor Ginginha ou Bagaceira.

Para sobremesa, há diversas opções de doces clássicos portugueses(pastel de Belém, pastel de Santa Clara, Natas Brûlée, Tortinha de Cintra, Tortinha de nozes e muito mais):

Variedades de doces portugueses. Restaurante Bacalhau Vinho & Cia.

 Barra Funda: 11 3666-0381 | 11 3826-7634

 Itaim Bibi: 11 3071-4077

http://www.bacalhauevinho.com.br/

8-Tripfood

Tripfood Vila Madalena.

Esse bar/restaurante de comida de rua internacional na Vila Madalena tem uma proposta muito bacana de mostrar diferentes pratos de vários países do mundo. É um ótimo local para viajantes que gostam de explorar o mundo.

A idéia surgiu em Belo Horizonte e deu tão certo que hoje temos também essa unidade em São Paulo. O ambiente é super gostoso e descontraído, tem até um ônibus bem no estilo dos mochileiros . São vários cantos para tirar fotos:

Tripfood. Viajantes e não viajantes tendem a amar esse lugar.

No cardápio tem comida polonesa, sul-africana, belga, brasileira e etc. Eu experimentei o Poutine, um prato canadense que consiste em uma porção de batatas fritas cobertas com queijo, que levam um molho a escolha do cliente.

Pedi também o prato alemão Curry Wurst, composto por salsichão alemão feito com carne de porco.

Poutine canadense e Curry Wurst alemão.

Outro prato excelente e bem servido é o Chivito al plato, tradicional no Uruguai. É um filet bovino com chimichurri acompanhado de 2 ovos, queijo, presunto, alface, tomates e batata frita.

Chivito Al Plato. Prato uruguaio composto por Filet bovino.

Com relação a sobremesa, sugiro a mexicana El Chavito que são churros de doce de leite com sorvete e pedaços de cookies. O típico creme brûlée françês também é uma ótima pedida.

El Chavito. Churros mexicanos.

Além das comidinhas tem diversos drinks diferentes que podemos experimentar. Não faltam opções. É realmente bem completo!

RUA MOURATO COELHO, 972, Vila Madalena – SP

https://tripfood.co/

9-Jui Restaurante

Para quem gosta de comida asiática, especialmente do sudeste asiático, esse restaurante na Chácara Santo Antônio é uma ótima pedida. Quem comanda a cozinha é o chef Tan Tjui-Tseng, nascido na Malásia.

Jui Restaurante.

Eles mudam o cardápio toda semana, mas alguns pratos como o famoso “Ovo com gema mole, crocante de amendoim e creme de missô” sempre se mantêm:

Ovo com gema mole, crocante de amendoim e creme de missô. Foto: Divulgação.

Eu experimentei 3 pratos principais: O Mee Goreng que é o macarrão frito com frango, ovo, cebola, cenoura, cebolinha e molho de pimenta( pode vir sem pimenta para quem não gostar), o Beef Wok que são Finas fatias de carne bovina salteadas com cebola, espinafre, alho frito, servido sobre arroz e o Crispy Chicken.

Pratos asiáticos. Jui Restaurante.

Para sobremesa, experimentei o Brownie de Matcha e o mousse de chocolate com laranja:

Sobremesas. Jui Restaurante.

(11) 2193-1086
[email protected]
R. Paul Valery, 104

https://www.juirestaurante.com.br/

10- Brodo Ristoranti

Essa é uma ótima opção de comida italiana no Itaim Bibi. O restaurante serve ótimas massas, carnes e peixes, além de alguns lanches também.

Brodo Ristoranti.
“Massa e vinho foram feitos um para o outro.”

Dos pratos principais, recomendo o Polpetone com acompanhamento a gosto, e o Pappardelle com linguica defumada + mussarela de búfala. São pratos super saborosos e com ingredientes frescos:

Polpetone com legumes salteados e Pappardelle com linguica defumada. Brodo Ristoranti.

As sobremesas também são imperdíveis! Não deixe de experimentar o Ravioli frito de brigadeiro com sorvete de nata e calda de doce de leite:

Ravioli frito de brigadeiro com sorvete de nata e calda de doce de leite.

O bolo naked com recheio de brigadeiro branco e sorvete também é sensacional!

Bolo naked com brigadeiro branco.

Rua Com. Miguel Calfat, 295. Itaim Bibi. São Paulo – SP. Brasil.

+ 55 11 2892.2002

[email protected]

http://brodo.com.br/

11-Mr. Cheesecake Bake Shop & Deli

Se você gosta de Bagel e Cheesecake, não deixe de conhecer esse restaurante na Vila Madalena. Eles fazem o típico Cheesecake americano. Podemos escolher a massa tradicional New York ou a massa com Oreo. Há uma variedade de caldas também para acompanhar. São várias combinações e todas elas ficam incríveis!

Mr. Cheesecake Bake Shop & Deli.

Eu sugiro o Bagel de Salmão defumado mas todos os outros são saborosos também:

Bagel de Salmão.

Em relação aos Cheesecakes, qualquer combinação que você fizer vai gostar. Eu provei o Cheesecake com massa de oreo, calda de chocolate belga e crumble de cacau:

Cheescake com calda de chocolate belga. Combinação perfeita!

Provei também o cheesecake com a massa tradicional, calda de chocolate branco com limão e crumble:

Cheesecake com chocolate branco, limão e crumble.

Rua Girassol 273, Vila Madalena

https://mrcheesecake.com.br/

12- Nohar Steak Bar

Se você procura um bom bar e churrascaria no Tatuapé, esse é o lugar certo!

Nohar Steak Bar.
Nohar Steak Bar.

O Nohar Steak Bar é especializado em carnes nobres e cortes especiais, mas também conta com um bar com diversos drinks e cervejas artesanais, além de uma adega com vinhos de alto padrão. Um dos restaurantes mais completos de São Paulo. Aqui você pode comer e beber de tudo! Sem dúvidas um dos melhores da capital!

Adega com os melhores vinhos de diferentes locais. Nohar Steak Bar.

Para entrada, já sugiro experimentar a linguiça de costela acompanhada da Parrilla nordestina, que é o queijo coalho com melaço de cana. A Burrata ao pomodoro também tem um sabor único:

Entrada: Linguiça de costela + Burrata ao pomodoro + Parrilla Nordestina. É sensacional!

Em relação aos pratos principais, são tantas carnes que fica até difícil escolher. Tem Chorizo, medalhão de Filet Mignon, fraldinha e muito mais. Eu escolhi o Ancho e o Wagyu acompanhados de batatas rústicas e legumes na brasa:

Os melhores cortes de carnes bovinas. Nohar Steak Bar.

Para quem não quiser carne bovina, tem opções com peixes, massas e risotos também. Além disso tem uma vasta opção de saladas para acompanhar.

Para a sobremesa sugiro experimentar o Strogonoff de chocolate que é brigadeiro com pistache e sorvete. Não deixe de pedir também o Churritos(churros com doce de leite) e o chocolate branco com sorvete:

Sobremesas: Strogonoff de chocolate+ Churritos +Chocolate branco com sorvete.

Rua Itapura, 1362 – Tatuapé, São Paulo – SP

11 2097-2819

[email protected]

https://www.noharbar.com.br/

13-Mais Burguinho

Esse é um ótimo restaurante para quem gosta de rodízio de hambúrguer e deseja um preço acessível. Localizado em Moema, a casa está sempre cheia e rola até competição para ver quem aguenta mais burguinhos.

Restaurante Mais Burguinho.

O rodízio também inclui entradas como fritas acompanhadas de calabresa/cheddar e Onion Rings:

Entrada. Restaurante Mais Burguinho.

São várias opções de Mini Burgers e Doguinhos. Tem burguinhos de picanha, calabresa, frango empanado, salmão e etc. Também há muitas opções de recheios com queijos, ovo, alface, tomate, cebola roxa, cebola caramelizada e muito mais:

Mini burgers. Restaurante Mais Burguinho.

O ambiente é super bacana e tem vários cantinhos com frases legais para fotos. Tem também os famosos unicórnios que acompanham os Milk Shakes:

Restaurante Mais Burguinho.
” Não deixe para amanhã o que você pode comer hoje”.
Restaurante Mais Burguinho.

No Cardápio também tem algumas opções de sobremesas. Eu experimentei os mini churros de doce de leite e o Brownie de chocolate com sorvete. Gostei bastante!

Sobremesas. restaurante Mais Burguinho.

UNIDADE MOEMA
Alameda dos Anapurus, 1.991
Moema / SP – Capital
(11) 2339-6006

http://maisburguinho.com.br/

14- Lazy Park & Food

Restaurante Lazy Park & Food.

O Lazy Park é um espaço aberto para curtir e relaxar. São vários ambientes com opções de Pizzas, Burgers e drinks. É uma ótima opção de hamburgueria/pizzaria/bar no bairro da Mooca. É um lugar que gosto bastante, porque tem um ambiente super descolado e com ótimos lanches.

Restaurante Lazy Park & Food.

O conceito do lugar é diferente e inovador. Não tem garçom para te servir, é só ir direto ao caixa, fazer o pedido e aproveitar no seu tempo. Podemos ficar o dia inteiro por lá, só na preguiça e relaxando.

E não é? rs

São muitos drinks para escolher! Quem curte bebida alcoólica o que não faltam são opções com vodkas e cachaças. Quanto as comidas, sugiro a entrada com frios (servida com presunto parma, lombo condimentado, salame, calabresa artesanal, lascas de parmesão e queijo gorgonzola) e depois para finalizar uma ótima pizza assada no fogão a lenha. As minhas preferidas são a de Calabresa com Gorgonzola e Frango com Requeijão.

Entrada. Tábua de frios.
Pizza meia calabresa com Gorgonzola, meia frango com requeijão. Sensacional!

No período da manhã e de tarde, tem várias opções de Brunch. E tem também algumas sobremesas como a American Cake que é um bolo de chocolate maltado, servido quente com uma bola de sorvete de creme.

American Cake. Restaurante Lazy Park & Food.

Rua Itabaiana,Mooca 727

(11) 3729-3448

https://www.lazypark.com.br/

15-Mexicaníssimo

Para quem gosta de comida mexicana, essa é uma excelente opção. Fica na Vila Olimpia e possui outras duas unidades na Vila Madalena e Brooklin.

Restaurante Mexicaníssimo.

O restaurante surgiu há 10 anos. o diferencial aqui é que o cardápio é composto por pratos preparados por chefes de cozinha nativos.

Aqui a recomendação é pedir o rodízio tradicional tanto no almoço quanto no jantar, assim pode-se experimentar um pouco de tudo: Nachos, Tortillas, Tostadas, Burritos, Tostitacos, Quesadillas, Molcajete e Flautas:

Burritos e Nachos com Guacamole. Restaurante Mexicaníssimo.
Tostitacos. Restaurante Mexicaníssimo.
Tostitacos e Tostadas al Pastor. Restaurante Mexicaníssimo.

Para sobremesa, há os famosos churrosde doce de leite ou de Nutella:

Churros mexicanos. Restaurante Mexicaníssimo.

Tel.: (11) 3045-1512

Rua Ribeirão Claro, 192 CEP: 04549-050 Vila Olímpia-SP [email protected]

http://mexicanissimo.com.br/

16-Caluma Restaurante

Localizado dentro do Shopping Nações Unidas, essa é uma ótima opção para um almoço de negócios e Happy hour no Brooklin. O restaurante é muito frequentado pelos executivos das mais importantes empresas, mas além deles também merece uma visita de quem deseja experimentar os bons pratos servidos , mesmo que não trabalhe na região.

Restaurante Caluma.

O salão é aberto de segunda a sexta, já o delivery também funciona nos fins de semana. Aqui tem a opção de buffet com sushis e saladas e/ou pratos quentes com sobremesa a la carte.

Restaurante Caluma.

Eu escolhi a opção completa com um prato quente que já inclui o buffet de saladas e sushis e mais uma sobremesa. Essa é uma ótima opção! Eu sugiro o salmão grelhado ao molho de amêndoas com couscous marroquino e legumes grelhados para quem gosta de peixe, e o bife de ancho com arroz Birô-Birô e batatas rústicas para quem preferir carne:

Salmão grelhado ao molho de amêndoas com couscous marroquino e legumes grelhados.
Bife de ancho com arroz Birô-Birô e batatas rústicas.

Para sobremesa sugiro o Clafouti de chocolate com sorvete de creme que é o mais requisitado, mas também não deixe de experimentar o bolo de côco gelado. É bom demais!

Clafouti de chocolate com sorvete de creme. Caluma Restaurante.
Bolo de côco gelado. Caluma Restaurante.

Av. das Nações Unidas, 12.901
Brooklin, SP

+55 (11) 5509-1916

[email protected]

http://www.caluma.com.br/index.html

17-Santa Fé- O Cupim

Esse é o restaurante/cervejaria mais indicado para comer Cupim em São Paulo. Ele fica na Pompeia e há outras duas unidades na cidade.

Aqui você pode experimentar cervejas pretas e amarelas nacionais ou importadas acompanhadas de vários petiscos. O carro chefe é o Cupim Casqueirado, o mais macio e crocante que você encontrará. O tempero é único! É um segredo do chef não revelado para ninguém. Ele vem acompanhado de mandiocas, farofa e vinagrete:

Cupim casqueirado. Santa Fé- O Cupim.

Há outros tipos de carnes como costela no bafo, chorizo e picanha argentina:

Cupim e Chorizo. Santa Fé-O Cupim.

Também há no cardápio pratos com salmão e massas, além de diferentes tipos de saladas:

Salada Santa Fé.

A sugestão de sobremesa é o famoso Chocoball, bola de chocolate recheada com sorvete de creme e calda de chocolate ao leite que derrete:

Chocoball. Impossível resistir!
Sobremesas: Salada de futas, Pudim e Chocoball antes da calda quente.

 

Para mais informações e dicas acesse meu instagram @drdiegoviajando .