English EN Portuguese PT Spanish ES

Roteiro de 5 dias na Bósnia

A Bósnia é um país incrível com muitas histórias tristes de guerras, mas que hoje servem de lição para humanidade. Além da parte histórica de Sarajevo, o país também tem uma das cidades mais charmosas da Europa, Mostar.

Meu roteiro foi de 5 dias no país sendo 2,5 dias em Saravejo e 2,5 dias em Mostar. Tempo suficiente para explorar o melhor do país.

Eu achei a Bósnia muito segura e pela diversidade cultural e religiosa predominando islamismo achei em alguns aspectos parecida com a Turquia. O país está bem perto da Croácia, inclusive esta cedeu um parte do seu território com mar pós guerra para que assim a Bósnia tivesse saída pro oceano, e conseguindo dessa forma fazer comércio marítimo.

Quando fui de Dubrovnik para Split passei no meio da Bósnia e tive que fazer imigração e tudo. Dessa vez combinei o país com Eslôvenia em um curto vôo de Ljubljana para Sarajevo.

O país não se encontra na Comunidade Europeia nem usa o Euro. A sua moeda chama-se Marco Convertível, que tem KM (Konvertibilna Marka) como sigla. A taxa de coversão estava de 1 euro=1,95km(agosto 2019). No centro perto da praça principal tem várias casas de câmbio.

Dia 1- Sarajevo

É uma cidade barata assim como todo o país. Uma coisa muito boa para fazer aqui é COMER hahahaha sim!!! O país é famoso por suas comidas típicas que custam pouco(Cevapici é o prato mais conhecido), mas além disso, a cidade tem muitas museus, mesquitas, sinagogas e igrejas espalhadas. É também bem badalada a noite com muitos bares e restaurantes.

O hotel que fiquei, Hotel Divan fica no centro, do lado da praça principal Baščaršija, a famosa praça cheia de pombos e com uma fonte de água gelada. Eu não conseguia parar de ir lá de tanto calor no verão(agosto 2019). Foi dessa praça que comecei a girar pela cidade.

Praça principal Baščaršija.

Em Sarajevo tem vários free walking tour, mas eu preferi fazer tudo por conta, caminhando livre e parando em cada construção histórica.

Mesquita ao anoitecer.
Sarajevo. Bósnia.
Sarajevo. Bósnia.

Fui caminhando pelo rio Miljacka desde a biblioteca Vijecnica, que foi bombardeada em 1992. Hoje foi reaberta como museu e é a prefeitura. O prédio fica na antiga zona turca da cidade.

Sarajevo. Bósnia.
Sarajevo. Bósnia.

Dia 2-Sarajevo

Esse dia girei por conta, sem guia, tentando seguir o mapa das atrações. Não entrei em nenhum museu. Sugiro também fazer o tour do túnel da esperança construído em 1993, que era a única forma de comunicação da cidade com o exterior, além do aeroporto internacional.

Passei por várias mesquitas e entrei na Catedral do Coração Sagrado:

Catedral do Coração Sagrado.
Igreja Ortodoxa.
Sarajevo. Bósnia.
Sarajevo. Bósnia.
Sarajevo. Bósnia.
Sarajevo. Bósnia.

Passei pela parte dos bares e restaurantes que fica lotada a noite. Pelas ruas de Sarajevo tem vários locais que vendem sorvetes. Não deixem de experimentar o de kinder Bueno e tantos outros com sabores especiais que custam 0,75 centavos de euro.

Onde ficar em Sarajevo???

Hotel Divan

Com certeza fiz uma excelente escolha. O Hotel Divan tem a melhor localização possível, bem do lado da praça Baščaršija.

Fiquei em um quarto standard com cama de casal. Tudo muito limpo e o quarto é super espaçoso:

O Café da manhã incluído na tarifa conta com pães,iougurte,cereais,ovos, frios e sucos:

Blaklava. tradicional doce dos Balcãs e Grécia
Suco de rosas
Hotel Divan.

Mula Mustafe Bašeskije 54, Sarajevo 71000, Bósnia e Herzegovina
info@hoteldivan.ba

Dia 3-Sarajevo/Mostar

Peguei o ônibus da rodoviária de Sarajevo às 9:00 e cheguei em Mostar às 12hs. Paguei 20km(10 euros) pelo trecho. Para chegar até a rodoviária dá pra pegar o tram ou ir de táxi que também não sai caro( de 4 a 5 euros).

Gostei bastante de Mostar! Para os amantes da natureza é uma cidade fantástica!! Girei bastante esse dia pelo rio Neretva que corta a cidade e atravessei a Ponte Velha (Stari Most) , construída no século XVI, para entrar no charmoso centro histórico.

Dia 4-Mostar

Como estava muito calor fui na piscina pública da cidade nadar um pouco. Paguei 4 euros a entrada.

Depois fui aproveitar para nadar também no rio, mas a água é tão gelada que não dá pra ficar por muito tempo. Algumas pessoas pulam de cima da ponte, não sem antes pedir dinheiro dos turistas. Forma uma platéia até que o pulo de fato aconteça.

Dia 5 – Mostar com tour pela região

O passeio mais recomendado de Mostar é o tour que envolve Blagaj, Pocitelj e Kravica Waterfall e para isso recomendo o Open Bus Mostar , vai ter diversas agências vendendo esse tour mas eu gostei bastante da experiência do ônibus aberto e achei mais em conta também. O Open Bus custa 20 euros com entrada na cachoeira a parte. Eu amei o passeio e considero imperdível.

Open Bus Mostar

A primeira parada é em Blagaj que é uma vila cortada pelo rio Buna com um antigo monastério encravado na montanha. É uma das fotos mais clássicas da Bósnia e você provavelmente já viu por aí em algum site.

A segunda parada do tour é em Pocitelj, uma cidade antiga murada com vista para o rio Neretva.  A vista de cima da montanha é sensacional!

A terceira e última parada é na cachoeira  Kravica que dá pra nadar mesmo sendo gelada:

Open Bus Mostar

Zalik 32A, Mostar

Phone +387 61 268 999

ak.travel.mostar@gmail.com

http://www.openbus-mostar.com/index.html

Onde Comer em Mostar?

1-Restaurante Kaldrma 

Uma ótima opção!! restaurante bom e barato com vista do Rio Neretva:

Eu pedi um prato que vem com todas as comidas tradicionais incluindo Cevapici. 9 euros por pessoa(serve duas pessoas ou até mesmo 3 de tão grande).

De sobremesa pedi a famosa Baklava e um café para acompanhar.

Gostei tanto do restaurante que no outro dia fui tomar café da manhã e pedi um omelete:

Starobarska kaldrma (9.952,27 km)
85000 Stari Bar, Montenegro

2-Restaurante Miopasto 

Outra excelente opção inclusive para quem quiser comer massa e não mais comida local. A vista é incrível e também não é um restaurante caro.

Pedi o prato chamado Miopasto que é macarrão com carne e tomate.Custa 6 euros. Achei bom demais!!!

De sobremesa resolvi experimentar uma típica e crepes de chocolate:

Mala Tepa bb (9.939,94 km)
88104 Mostar
+387 36 551-738

Onde ficar em Mostar?

Hercegovina Hostel

Esse hostel é bem localizado. Fica na área central de Mostar e o preço é excelente para acomodações privativas.

Meu quarto era com duas camas de solteiro e banheiro privativo. Os donos são realmente muito receptivos. É uma família que toma conta de tudo. Recomendo para quem quer economizar.

Trg 1 Maj br. 11, Mostar 88104, Bósnia e Herzegovina
+387/62 334 664
info@hercegovinahostel.com
Para mais informações e dicas acessem meu instagram @drdiegoviajando

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Dr. Diego Viajando

Posts Relacionados

Onde comer na Bela Vista?

Bela Vista é um distrito situado na região central do município de São Paulo, que abrange os bairros do Morro dos Ingleses e Bixiga. É

Onde comer em Perdizes?

Perdizes é um distrito nobre de São Paulo que reúne os bairros de Perdizes, Vila Pompéia, Vila Anglo Brasileira, Sumaré e Pacaembu. Assim como outras

O que fazer na Cidade do Cabo?

A Cidade do Cabo (Cape Town em inglês) é uma das cidades preferidas dos brasileiros. Além de ser muito bonita, possui tantas atrações, que fica