English EN Portuguese PT Spanish ES

Roteiro Costa Rica: O que fazer e dicas

O Que Fazer Na Costa Rica?

Pense em um país com uma biodiversidade fantástica, praias exóticas, comida caribenha e pessoas alegres. Pensou? Assim é a Costa Rica! Eu consegui conhecer somente uma parte do país, já que é muito difícil em uma única viagem explorar o lado do Pacífico e o lado do Caribe.

Cheguei no país voando de San Salvador, em um voo direto da Avianca. Quem quiser voar saindo do Brasil, tem voos Copa Airlines com escala no Panamá . Vale a pena combinar a viagem com Nicarágua, ou outro país próximo.

Costa Rica.

Meu roteiro foi o seguinte: 1 dia em San Jose na ida +3 dias em La Fortuna +3 dias em Quepos + 2 dias em Puerto Viejo + 1 dia em San Jose na volta.

Dia 1- San Jose

Cheguei bem cedo às 10h no aeroporto, e não troquei dólares por colon porque o câmbio estava péssimo. Deixei para trocar no centro.

Podemos usar trasnporte de aplicativo na cidade, mas eu preferi ir para o meu hostel de ônibus mesmo! Paguei U$D2,00 , e não precisou ser na moeda local. O ônibus é confortável e o trajeto trajeto dura aproximadamente 30 minutos. Desci no centro da cidade.

Fiquei no famoso SELINA HOSTEL que é uma rede de albergues bem famosa no país. Eu gostei bastante da vibe do lugar e recomendo. Nas outras cidades tem também outras unidades, mas é mais caro.

Chegando no centro, como eu estava com mala pequena consegui resolver tudo com ela mesmo, e fui fazer o principal que era trocar dinheiro. Fiz isso no BAC(Banco da Costa Rica) e a cotação foi 1 dólar para 562 colones(abril 2018),sendo que no aeroporto era 1 dólar para 465.

Depois, já com a moeda local, resolvi colocar chip no meu celular na loja da Claro. Paguei 3000 colones(aproximadamente 6 dólares) e não durou nem 2 dias. A internet era péssima! Não Recomendo!

Disseram que assim como tudo na Costa rica, a telefonia também é cara e além disso muito ruim.Quem puder testar outras operadoras é melhor.

Chegando no hostel, já encontrei meu amigo e fomos dar uma volta pela cidade. É tranquila para se andar de dia, mas realmente tem uns bairros mais inseguros principalmente a noite. Melhor evitar caminhar por alguns locais quando escurece.

Fomos até a estação de ônibus chamada “7-10” para comprar o ticket para La Fortuna . O transfer privado iria sair por 50 dólares no hostel. De ônibus o valor é 3500 colones(7 dólares).

A noite tem várias danceterias no bairro La California. Encontramos amigos locais e fomos. Voltamos com transporte por aplicativo depois.

San Jose.
San Jose.
San Jose.

Dia 2-San Jose/La Fortuna

Fomos com transporte de aplicativo até o terminal 7-10, e deu menos que 2 dólares a corrida. Compramos para o horário das 8:40h e chegamos por volta das 13h.O próximo ônibus sairia de San José às 11:50h e achamos que seria muito tarde.

Não é um ônibus desconfortável, e não faz muitas paradas, então foi tranquilo ir de ônibus público esse trajeto.

Chegando em La Fortuna já queríamos aproveitar a tarde. A cidade tem um centro pequeno e podemos fazer tudo a pé, mas as atrações estão longe de tudo e é preciso pegar táxis ou pagar excursões.

La Fortuna tem um monte de spas relaxantes com águas termais. O mais famoso é o Baldi  Hot Springs, mas também o mais caro. Por indicação acabamos indo para um mais barato e mais vazio que não tinha tantas piscinas, mas eu curti, chama Paradise Hot Springs e tem a opção mais cara com jantar, mas não incluímos isso.

Compramos o ticket da entrada por uma agência no centro por 14.000 colones( custava 28 dólares mas conseguimos desconto).

Esse Hot Spring funciona como hotel também e tem uma vista espetacular do vulcão atras. Relaxei bem por lá!

Tivemos que pegar táxi por 6 dólares a ida, e na volta conseguimos fazer uma ligação para o mesmo taxista e ele nos buscou pelo mesmo preço.

Paradise Hot Springs.
Paradise Hot Springs.
Paradise Hot Springs.
Paradise Hot Springs.
La Fortuna.

Dia 3-La Fortuna

O tour que eu mais estava ansioso era o do Rio Celeste!  Deixamos esse dia para conhecê-lo.

Fomos na mesma agência que compramos o ticket para o Hot spring, e pagamos 34.000 colones(aproximadamente 60 dólares) para fazer esse passeio. Às 8h uma van nos pegou no hotel. Fomos em 6 pessoas.

O caminho até a entrada do parque é tranquilo e dura pouco mais de 1 hora. Chegando lá, eles dizem que a caminhada é de 4 horas, mas passa tão rápido que parece que é menos. A cachoeira Rio Celeste é realmente incrível e de uma cor azul intensa. Uma pena não poder nadar dentro do parque, mas o guia te leva depois em um local fora do parque onde dá para ficar uns minutos nadando.

No almoço comemos o famoso ”casado”, prato com arroz, feijão, mistura e salada. É típico do país, e normalmente é também o prato mais barato nos restaurantes.

Após o almoço terminou o tour, e chegamos por volta das 15:30h em La Fortuna. Ficamos sem ter o que fazer, porque não queríamos ir nas cachoeiras mais perto, e nem ir nos hot springs de novo. Como a cidade também não tem muitas atrações, voltamos para a pousada.

Rio Celeste.
Rio Celeste.
Rio Celeste.
Rio Celeste.
Rio Celeste.

Dia 4-La Fortuna

Esse foi o dia de fazer o famoso tour do vulcão Arenal. Eles vendem esse passeio de várias formas, uma delas é o ” Full Day ” onde acrescentam observação de animas no fim de tarde, e a noite.

O “Half Day” foi o que eu escolhi. É uma caminhada em volta do vulcão para chegar até certo ponto onde avistamos ele todo ( não é permitido escalar tudo porque ainda está ativo e dizem ser perigoso). Pagamos 45 dólares, sendo que o dia inteiro era em torno de 65 dólares.

Não é uma trilha tão tranquila e cansa porque sobe bastante. Dura em média 4 horas para subir e descer, e no final você nada no Rio aos pés do Arenal.

Durante todo o percurso o guia vai mostrando vários animais e vai contando a história das árvores e do país. O almoço, diferente do dia anterior, foi bem fraco e nem carne tinha. Foi somente um macarrão com salada. Pelo preço pago poderia ter sido melhor!

Como falei, após sair do vulcão, fomos levados para ficar  40 minutos em um local público do rio onde tem águs termais também, e uma Mini queda d’ água. Voltamos a La Fortuna por volta das 16h e tínhamos que resolver como iríamos para Quepos.

Infelizmente para Quepos é mais complicado transporte público porque tem que pegar dois ônibus e voltar a San Jose. Perderíamos muito tempo, então decidimos pagar um shuttle. Encontramos um taxista e ele conseguiu um pouco mais barato para a gente (30 dólares).

Vulcão Arenal.
Vulcão Arenal.
Nadando no rio.
Nadando, pós caminhada.

Dia 5-La Fortuna-Quepos

Saímos bem cedo com a Van que foi pegando um por um nos hotéis. O trajeto foi ruim, cheio de curvas e com neblina no caminho. Tem uma parada em um restaurante na estrada.Lá podemos ver crocodilos ,então prepare as máquinas para esse percurso.

Chegamos a tarde em Quepos. Nosso hostel era bem bacana, eu recomendo! Muito bem localizado, e do lado da estação de ônibus para Manuel Antonio. O nome é Wide Mouth Frog. Tem um restaurante ao lado também que serve comida boa e barata (média 8 dólares o prato).

Como o tempo na Costa Rica é muito instável, esse dia choveu. Chegamos tarde e ficamos  curtindo a piscina e a vibe da hospedagem. Conhecemos muita gente!

Não se engane amanhece assim, mas às vezes fim de tarde chove, tempo é realmente instável

Dia 6-Quepos

Fomos ao famoso parque Manuel Antonio com suas praias de cartão postal, mas choveu muito e não deu para aproveitar tanto. Para chegar lá, basta pegar um ônibus na estação rodoviária de Quepos que passa várias vezes ao dia e custa 350 colones. O ponto de parada é perto da entrada do parque.

São muitas praias, e o ideal é passar o dia inteiro lá. O preço para estrangeiros é 16 dólares a entrada. É enorme a área, mas não vimos muitos animais, somente alguns macacos.

Leve comida e água porque não há restaurantes dentro do parque, somente na área externa.

Comida fora do parque.Não há restaurantes dentro do parque.
Parque Manuel Antonio.
Parque Manuel Antonio.
Parque Manuel Antonio.
Parque Manuel Antonio.

Dia 7-Quepos

Com os mesmos ônibus que vão para o parque Manuel Antonio, fomos até a praia pública que fica muito perto da entrada. Alugamos guarda sol e passamos o dia na praia. Tem muitas atividades por lá, inclusive Paragliding e jet ski para quem quiser.

Praia pública. Quepos.

Dia 8-Quepos

Foi outro longo dia de deslocamento pelo país!Dessa vez decidimos ir de ônibus até San Jose por 4630 colones( aproximadamente 8 dólares).

Saímos 5h  e chegamos quase 10h em um dos terminais da capital. Tivemos que pegar transporte de aplicativo para outro terminal de onde saem os ônibus para Puerto Viejo de Talamanca (o nome é terminal Atlantico Norte).O preço da passagem desse trecho gira em torno de 10 dólares.

Foi um trajeto bem ruim com muito trânsito. Teve uma parada em Limon e Cahuita, que é onde tem um parque nacional. Demorou muito e chegamos já 16h no destino.

Ficamos em um hostel até bacana, cujo dono é um espanhol que decidiu morar na Costa Rica. O nome é Kalunai hostel. É bem centralizado e tem um preço bom! O Selina de Puerto Viejo parece ser uma boa opção também, mas é mais afastado.

Caminhamos pela cidade e sentimos a vibe Zen do lugar. Tem muitos jamaicanos na cidade e você realmente se sente no Caribe, mas a água do mar não é tão clara. Para quem não conhece Bocas del Toro no Panamá fica bem perto da cidade e dá para combinar uma visita por lá também.

Dia 9-Puerto Viejo

Fizemos o mais clássico de tudo na cidade, que é alugar uma bike por 6 dólares a diária e percorrer todas as praias até Manzanillo. A melhor praia que compensa ficar mais tempo é Punta Uva. No caminho tem muitas praias de surf também para quem curte!

O Parque de Manzanillo não compensa andar muito.Eu caminhei até o primeiro mirante que tem uma vista bem bonita e depois já voltei para poder aproveitar mais as praias.

Puerto Viejo.
Puerto Viejo.
Puerto Viejo.
Puerto Viejo.

Dia 10-Puerto Viejo

Caí na besteira de não comprar antecipadamente a passagem de ônibus para San Jose e lotou para o período da manhã.Tive que ir a tarde às 13h, o que para mim não foi tão ruim. porque fiquei curtindo a praia do centro.

Cheguei por volta das 17:30h em San Jose no terminal Atlantico Norte e fui com transporte de aplicativo até o hostel Selina novamente.

Puerto Viejo.
Puerto Viejo.
Puerto Viejo.

Não deu para fazer muitas coisas nesse dia.Peguei transporte de aplicativo e fui para o aeroporto. Tem que tomarcuidado porque tem 2 aeroportos na cidade de San Jose. O aeroporto internacional é considerado de outra província chamada Alajuela.

Costa Rica.

Esse foi um artigo em forma de relato, escrito no ano de 2018. Para mais informações e dicas, acesse meu instagram @drdiegoviajando .

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Dr. Diego Viajando

Posts Relacionados