English EN Portuguese PT Spanish ES

Roteiro Guatemala: dicas do que fazer

A Guatemala não é o destino turístico muito cobiçado,mas deveria.O País tem lugares incríveis.desde cachoeiras,cidades históricas até ruínas mais.provavelmente sua porta de entrada será a Cidade da Guatemala(Guate),uma cidade enorme com um trânsito péssimo alhumas áreas nobres e fama de perigosa.Eu particularmente não conheci mas não me pareceu uma cidade tão ruim quanto a fama.

Meu roteiro se resumiu assim:

Dia 1-Antigua

Cheguei Por Antígua de ônibus Hedmann Alas indo de la Ceiba Honduras(quem quiser combinar com as ilhas roatan e Utila vale muito a pena).Cheguei a noite e não deu para fazer a muito a não ser andar pelas ruas da cidade que pareceram bem seguras,limpas e organizadas.Gostei bastante logo de cara.
Na Guatemala a melhor cotação para trocar dólar é no Baco industrial(BI) na minha viagem(fevereiro 2018 1U$ valia 7,37 GTQ. Normalmente nos hostels e pousadas trocam a 6,50 GTQ nunca vale a pena. Para sacar dinheiro cada saque terá uma taxa de 31GTQ( em média 4 U$).

Dia 2-Antigua

Nesse dia resolvi fazer o passeio do vulcão Pacaya que pode ser feito vários horários.Eu resolvi ir de tarde as 14hs com retorno as 20hs por 100GTQ(14 U$) e mais 50GTQ que tive que pagar lá na entrada do parque.
Apesar de ter visto muitos vulcões em outros países com a Nicarágua,curti o passeio.Um mini ônibus busca você passa por todos os hoteis em aproximadamente 16hs você chega na base do parque.É uma escalada rápida e não muito difícil de aproximadamente 1 hora e meia parando.
Chegando na cratera do vulcão não tem muito o que ver.os guias mostram que dá para esquentar marshmallow e dão um pra cada pessoa. Eu não consegui esquentar o meu kkkk mas ele mostra muitas partes realmente quentes do vulcão.
A volta vê o pôr do sol que eu também não achei lá essas coisas,já que tonha visto um bem melhor no vulcão Telica na Nicarágua.
Não é muito frio mas é aconselhável levar um casaco.Alías na Guatemala diferente dos outros países da America central FAZ FRIO. Nessa época em Antigua chegava a 13 graus a temperatira a noite mas de dia faz calor de 26 por volta de 12hs.Para mim que moro em São Paulo já até acostumei com essas temperaturas doidas de ser frio de manhã,calor a tarde e frio a noite.

Dia 3-Antigua

Esse dia poderia até fazer outros passeios disponíveis como a escalada no vulcão de Água e de fogo(que requer uma pernoite lá em cima e é muito frio.tem lugares em Antigua que alugam roupa de frio para quem não tiver) mas decidi ficar girando a cidade mesmo já que é bem interessante.tem almoços executivos por lá que custam 25 GTQ(4 U$) com suco e sopa mas a maioria é fritura.Eles comem tudo frito, até o pollo a la plancha que teoricamente é frango grelhado,é feito no óleo.
A comida da Guatemala é até boa tem muito feijão inclusive no café da manhã.muita banana frita e outras mil frituras.Eu fiquei enjoado da comida mas tem muita coisa boa também.

Dia 4-Antigua-Panajachel

Peguei o Shuttle de Antigua a Panajachel que no domingo é 7hs por 90 GTQ(13U$D,comprei em uma agência mesmo e cheguei por volta das 10:30hs.O ruim é que era uma van pequena e os bancos nçao tinham apoio para cabeça.Fiquei hospedado no Hotel Victoria que é simples mas curti.É um pouco afastado mas Pana não é muito grande dá para fazer tudo a pé e se precisar tem tuk tuk a 5 GTQ.
Girei bastante a cidade e é muito bom ver a vibe do local.De manhã as fotos ficam melhores porque a tarde os vulcões ficam mais encobertos.Vai ter várias agências na cidade vendendo os city tours pelas cidades do lago e alguns passeios de escaladas para quem tiver afim.

Dia 5-Panajachel

Acordei e peguei o barco público a Santiago por 25GTQ.Algumas pessoas falam dos barcos privados mas se você for onde estão concentrados todos os barcos a maioria é público e eles ficam gritando os nomes das cidades.É só entrar e pagar mas espera um tempo até lotar(e ás vezes literalmente lotam não tendo nem lugar e povo vai até em pé).
Em santiago assim que cheguei já tinha um monte de gente oferecendo tour de tuk tuk na faixa de 80 a 100 GTQ mas eu estava afim de andar e foi o que fiz sai i caminhando pela cidade tirando fotos fui até a beira do lago onde as mulheres lavam roupas almocei e já voltei a Pana.
A noite em Pana não tem muito o que fazer a não ser caminhar pela Rua Santander que tem muitos restaurantes.

Dia 6-Panajachel-San Pedro la laguna

Fiquei duas noites para San Pedro de La Laguna mas como não queria ficar carregando minhas coisas para lá e para cá.deixei no hotel em Pana já que eu iria voltar para lá.o barco para San Pedro também custa 25GTQ e dependendo tem uns que para em várias cidades até chegar e demora um pouco mais.A tarde o mar fica um pouco mais agitado eu fui me molhando muito com as ondas então tem que sempre proteger celulares e eletrônicos.
Em san Pedro assim como San marcos tem vários spas com hot tubs e massagens.Achei as massagens um pouco caras(em torno de 30USD por 1 hora) .consehgui fazer uma muito boa com pedras quentes a 21USD.
San Pedro tem fama de cidade festeira mas sinceramente não achei tanto.É uma cidade pequena também com alguns bares e hostels talvez por isso a fama.Você encontrará muitos mochileiros e hippies por lá.É sensacional!!!!

Dia 7-San Pedro la Laguna-San Marcos

Por 10 GTQ dá para pegar o barco público que em pouco tempo te deixa em San Marcos.Chegando lá é praticamente uma rua só a cidade e tudo muito rústico.Eu fui direto para o famoso trampolim que tem no chamado Cerro Tzankujil.Cobram 15GTQ para estrangeiros a entrada e lá dentro você pode nada no lago(fevereiro estava um pouco fria) e ficar pulando no trampolim que tem.Além disso tem um mirante que dá para ver os 3 vulcões e tirar várias fotos.
Para almoçar tem muitas opções veganas também.A comida na Guatemala gira em tono de 25 a 40GTQ os pratos mais simples e alguns mais sofisticados podendo chegar a 70GTQ ou mais.

Dia 8-San Pedro la laguna-Panajachel

Tive que pegar o barco as 6:30 hs e esse era o primeiro para Pana.cheguei por volta das 7hs lá.Tomei café e 8hs voltei para meu hotel onde estavam as malas e era de lá que o transfer iria me buscar.Passei um pouco de frio nessa manhã porque como já disse faz frio de 13 graus em fevereiro pela manhã no país e eu sem casaco kkkk.Pana e Antigua são mais frias que as outras cidades Flores e lanquin.
Comprei o trasnfer Pana a Lanquin(base para semuc champey) na agência Mario tours por 200 GTQ. Na Guatemala compensa comprar os transfers tudo separados e no local que você está sempre porque transporte lá é confuso,As pessoas ão são muito sérias.Vai ter algumas agências em Antigua vendendo Semuc Champey junto com Flores e tudo incluído mas fica 200 USD tudo e acho que nçao compensa.
Para quem quiser economizar tem os chiken bus que fazem alguns trajetos mas eu não arrisquei.Preferi os shuttels dos hotéis mesmo.
Esse transfer de pana a Lanquin dizia que saía as 8hs de pana mas demoraram muito a me pegar no hotel e ainda enrolaram até pegar todos.Então saímos as 9:30hs praticamente.
Na Guatemala não respeitam horários.Disseram que eu chegaria as 17:30hs em lanquin mas cheguei as 20hs.Toda agência que eu ia me diziam um horário diferente de chegada.Teve uma que teve a cara de pau de dizer que chegava as 15hs.Mentira!!!
Esse shuttle foi bom porque era um mini bus e não uma van especificamente então eram assentos com apoios de cabeça o que dá para dormir melhor.
Chegando me deixaram direto no Vinãs Hotel e eu curi muito esse lugar.comida excelente e tinha uma piscina para relaxar pós passeio a Semuc.Paguei 75GTQ por noite só para um quarto privativo.

Dia 9-Semuc Champey

Esse dia fui fazer o que todos fazem a partie de Lanquin que é ir para semuc Champey.tem várias opções.Semuc fica a 1 hora de Lanquin e você podefazer tudo por conta pegar transporte e pagar as entradas lá.Não sei se compensa muito.Eu paguei o famoso tour que todos as hospedagens vendem.Foi 175GTQ e incluía tudo inclusive guia(que não é tão necessário assim.
O tour começa 9hs te pegam no hotel vc vai na parte de trás de uma caminhonete muitas vezes em pé e chega na porta de entrada do parque que é o hotel El Portal de Champey(algusns e hospedam lá).Chegando lá encontramos o guia que pede parta você já reservar o quer quer comer no almoço as 13hs.Eu paguei 50 GTQ em uma carne grelhada.
Depois caminhamos por uma trilha e entramos no parque(no tour a entrada é incluída mas custa 50GTQ para quem for por conta.A primeira parte consiste numa trilha leve de 45 minutos até o mirante com a foto clássica depois descemos e nadamos por 1:30hs mais ou menos até dar 13 hs e voltarmos para o El Portal almoçar.
A tarde é hora de ir para as cavernas.Esse é um passeio muito legal mas CUIDADO achei um pouco perigoso algumas partes e não é para todos.você vai com uma vela em uma mão parapoder enxergar e eu idiota fui com a gopro com pau de selfie na outra mão(imagina!!!fiquei sem apoio nenhum para subir as pedras e degraus da caverna.Não vale a pena.Não tirei foto nenhuma boa.
Tem vários acessos um pouco complicados dentro da caverna e tem muita água.para quem nçao sabe nadar muito é bom ir de colete.tem uma parte que pula também de uma pedra bem alta.é gostoso e diferente.curti muito mas tem correnteza também dentro da caverna dependendo do dia um pouco mais forte.
Depois disso é hora de relaxar no tubbing que dura uns 20 minutos e 16hs já estávamos de volta a entrada no hotel El Portal.Voltamos todos de caminhonete para Laquin e aí fui aproveitar a piscina do Viñas Hotel.

Dia 10-Lanquin-Flores

Mais um dia longo de deslocamento na Guatemala.Saí as 8hs e cheguei 17hs em Flores.esse era muito pior que o transfer de Pana a Lanquin porque não tinha apoio da cabeça era uma mini van.A estrada é um pouco melhor que a outra mas mesmo assim demora muito também para chegar.Comprei esse transfer no Viñas Hotel mesmo por 140 GTQ.
Chegando em Flores tive que sacar dinheiro.tem uma taxa de 31GTQ por saque na Guatemala.Quem puder levar toda a quantidade em dólares é melhor e euros não compensa tanto.não pagam bem.

Dia 11-Flores-Tikal

Fiquei aqui na pior hospedagem da viagem depois vou explicar.Chama Hostal San Miguel.NÃO RECOMENDO CUIDADO COM ESSE LUGAR.Depois explico.
Esse hostal não era especificamente na ilha de Flores mas em San Miguel, do outro lado e sempre para ir lá tem que pegar barco que custa 5GTQ(eles falam que pagam o translado ida e volta mas mentira) algumas vezes pedem o barco do próprio hostal e outrasnnão.De Flores para San Miguel se quiser o barco deles tem que ligar coisa que ninguém tem paciência de fazer.
Esse dia fui fazer o que todos fazem em Flores,ir as maiores ruínas maias da America central.O complexo de Tikal.Eu comprei no próprio hostal por 80GTQ o transporte ida e volta sem guia.Demora 1 hora para chegar na entrada do parque onde tem um banco que você tem que comprar o ingresso por 150GTQ e só aceitam moeda local.
O complexo é enorme mas eu sinceramente não vi necessidade de ficar tanto tempo porque se repete e o principal você acaba vendo no período da manhã.Eu cheguei 9hs e sái de lá 15hs mas confesso que no final já estava enrolando não queria mais andar hahahahah e acabei saindo 13:30hs para almoçar na entrada em um dos restaurantes.Foi 60 GTQ um prato com frango grelhado.

Dia 12-Flores

Já tinha feito o principal passeio de Flores que era Tikal mas curti tanto a ilha que resolvi ficar mais tempo.Eu tinha 2 opções,ou eu saía esse dia 9hs para a capital Guate e chegava tipo 17hs ou eu saía a noite e chegava no outro dia de manhã para pegar meu vôo as 11:20hs. Optei pela segunda opção e não foi boa.
Fui trocar dinheiro em Santa Helena no banco porque na Ilha de Flores mesmo só tem caixas eletrônicos.para chegar em santa helena dá para ir a pé mesmo só atravessar a ponte que liga a ilha de Flores,mas quem quiser tem tuk tuk também.Aproveitei para comer no shopping que tem logo na entrada de santa helena e fiquei p resto do dia nadando em frente ao meu Hostal em San Miguel.
As 21hs saí de barco de san Miguel para Flores porque o dono do hostal disse que eu poderia esperar o ônibus para Guate na entrada da cidade mas ele vendeu como se fosse ônibus as 22hs porém os ônibus saem as 21hs.
Deu 22:20hs e não passou ônibus nenhum foi o perrengue da viagem.Tive que pedir ajuda a uns policias e uns locais.um deles com boa vontade me levou diretamente até a rodoviária de santa helena de onde partem os ônibus e todos já tinham saído.Só que eu tinha que ir obrigatoriamente naquele dia porque meu vôo para o Brasil partiria no outro dia as 11:20hs hs
O prometido pelo dono do hostal é que eu sairia as 22hs e chegaria as 6hs em Guate dái eu teria tempo de sobra para chegar ao aeroporto.
Cheguei então na rodoviária de Snata helena e vendo meu desespero por ir naquele dia um dos vendedores do guche rersolveu ligar para um ônibus que tinha sáido há 15 minutos e para minha sorte esse ônibus ficou numa rodovia me esperando.Paguei 70GTQ e um taxi me levou voando até lá.
Chegando no ônibus,paguei 130 GTQ(já tinha pago 250 GTQ para o dono da pousada e sõ perdi dinheiro) para não acabar a surpresa NÃO TINHA LUGAR fiquei em pé.perguntei para o cobrador e ele me respondeu “ daqui 30 minutos alguém desce e você senta.Isso eram jã 23hs quase e eu só fui sentar ás 2:20hs.Fora que passei um frio do cão dentro do ônibus.

Dia 13-Cidade da Guatemala

Por sorte 6:30hs cheguei em Guate(que não me pareceu ser uma cidade tão ruim como falaram.devia ter ficado uma noite lá) mas para não terminar o perrengue ESTAVA UM TRÂNSITO ABSURDO.Ficamos 2 horas no engarrafamento mas consegui chegar a tempo de pegar o vôo.

Gostei muito do país apesar do perrengue que passei.Recomendo exatamente essas quantidade de dias para fazedr tudo com calma.Tem atrações para todos os gostos.Não me senti inseguro nesses locais que fui mas também não fiquei dando bobeira a noite.Flores,Panajachel,San Pedro e Antigua dá para andar de boa.Talvez só Guate tenha mesmo algumas áreas mais violentas.