English EN Portuguese PT Spanish ES

Roteiro Costa Rica: O que fazer e dicas

O Que Fazer Na Costa Rica???

Pense em um país com uma biodiversidade fantástica,praias exóticas,comida caribenha e pessoas alegres.Pensou??? Assim é a Costa Rica.Eu consegui conhecer só um pouco do país,já que é muito difícil em uma única viagem explorar o lado do Pacífico e o lado do Caribe.Cheguei no país voando de San Salvador em um voo direto da Avianca.Quem quiser voar do Brasil tem voos Copa Airlines com escala no Panamá .É bom para quem puder,combinar a viagem com Nicarágua.

Meu roteiro foi o seguinte: 1 dia em San Jose na ida +3 dias em La Fortuna +3 dias em Quepos + 2 dias em Puerto Viejo + 1 dia em San jose na volta.

Dia 1-San Jose

Cheguei bem cedo às 10hs no aeroporto e não troquei dólares por colon porque o câmbio estava péssimo,deixei para trocar no centro.Dá para usar Uber tranquilamente na cidade mas eu preferi ir para o meu hostel de ônibus mesmo.Paguei 2 dólares e não precisou ser na moeda local.O ônibus é confortável em um trajeto de aproximadamente 30 minutos.Desci no centro da cidade.
Fiquei no famoso SELINA HOSTEL que é uma rede de albergues bem famosa no país.Eu gostei bastante da vibe do lugar e recomendo.Nas outras cidades tem também mas é mais caro.
Chegando no centro como estava com mala pequena consegui resolver tudo com ela mesmo e fui fazer o principal que era trocar dinheiro.Fiz isso no BAC(Banco da Costa Rica) e a cotação foi 1 dólar para 562 colones(abril 2018),sendo que no aeroporto era 1 dólar para 465.Uma piada!!
Depois já com a moeda local resolvi colocar chip no meu celular e fui cair na besteira de ir na loja da Claro.Paguei 3000 colones(aproximadamente 6 dólares) e não durou nem 2 dias uma internet péssima.Não Recomendo!!! Disseram que assim como tudo na Costa rica,a telefonia também é cara e além disso muito ruim.Quem puder testar outras operadoras é melhor.<
Chegando no hostel já encontrei meu amigo e fomos dar uma volta pela cidade que é tranquila para se andar de dia mas realmente tem uns bairros mais inseguros e a noite também não dá para dar bobeira.Melhor evitar caminhar por alguns locais quando escurece.
Fomos até a estação de ônibus chamada 7-10 comprar o ticket para La Fortuna porque o transfer privado iria sair por 50 dólares no hostel(um absurdo pagar isso para um trajeto curto de 5 horas).De ônibus o valor é 3500 colones(7 dólares).
A noite tem várias danceterias no bairro La California e foi o que fizemos. Encontramos amigos locais e fomos. Dá para voltar com uber depois.



Dia 2-San Jose/La Fortuna

Fomos de Uber até o terminal 7-10 e deu menos que 2 dólares a corrida. Compramos para o horário das 8:40hs e chegamos por volta das 13hs.O próximo saía de San José às 11:50hs e achamos que seria muito tarde.Não é um ônibus desconfortável e não faz muitas paradas então foi tranquilo ir de ônibus público esse trajeto.
Chegando em La Fortuna já queríamos aproveitar a tarde.A cidade tem um centro pequeno e dá para fazer tudo a pé mas as atrações estão longe de tudo e é preciso táxis ou pagar excursões.
La Fortuna tem um monte de spas relaxantes com águas termais.O mais famoso é o Baldi  Hot Springs, mas também o mais caro.Por indicação acabamos indo para um mais barato e mais vazio que não tinha tantas piscinas mas eu curti,chama Paradise hot springs e tem a opção mais cara com jantar mas não incluímos isso.Compramos o ticket da entrada por uma agência no centro por 14.000 colones( custava 28 dólares mas choramos um pouco).
Esse Hot Spring funciona como hotel também e tem uma vista espetacular do vulcão atras.Dá para relaxar bem por lá.Tivemos que pegar táxi também por 6 dólares a ida e na volta conseguimos fazer uma ligação para o mesmo taxista e ele nos buscou pelo mesmo preço.





Dia 3-La Fortuna

O tour que eu mais estava ansioso era o do Rio Celeste,deixamos esse dia para isso.Na mesma agência que compramos o ticket para o Hot spring pagamos 34.000 colones(aproximadamente 60 dólares) para fazer esse passeio.
Às 8:00hs uma van nos pegou no hotel e fomos em 6 pessoas.O caminho até a entrada do parque é tranquilo e dura pouco mais de 1 hora.Chegando lá eles dizem que a caminhada é de 4 horas mas passa tão rápido que parece que é menos.A cachoeira Rio Celeste é realmente incrível e de uma cor azul intensa.Uma pena não poder nadar dentro do parque mas o guia te leva depois em um local fora do parque onde dá para ficar uns minutos nadando.
O almoço foi demais também com o famoso ”casado”,prato com arroz, feijão,mistura e salada,típico do país e normalmente é também o prato mais barato nos restaurantes.Após o almoço terminou o tour e chegamos por volta das 15:30hs em La Fortuna.Ficamos sem ter o que fazer porque não queríamos ir nas cachoeiras mais perto e nem ir nos hot springs de novo e como a cidade também não tem nada voltamos para a pousada.





Dia 4-La fortuna

Dia de fazer o famoso tour do vulcão Arenal.Eles vendem esse passeio de várias formas,dentre elas full day onde acrescentam observação de animas no fim de tarde e a noite e o Half day que consiste só na caminhada em volta do vulcão para chegar até certo ponto onde avistamos ele todo( não é permitido escalar tudo porque ainda está ativo e dizem ser perigoso).Pagamos 45 dólares por meio período sendo que o dia inteiro era em torno de 65 dólares.
Não é uma trilha tão tranquila e cansa muito porque sobe bastante.Dura em média 4hs para subir e descer e no final você nada no Rio aos pés do Arenal,é bem gostoso, pós caminhada quando estamos cansados nada melhor!!!
Durante todo o percurso o guia vai mostrando vários animais e vai contando a história das árvores e do país.O almoço diferentemente do dia anterior foi bem fraco e nem carne tinha,foi um macarrão com salada.Pelo preço pago poderia ter sido bem melhor.Após sair do vulcão fomos levados para ficar uns 40 minutos num local público do rio onde tem aguás termais também e uma Mini queda d’ água.Voltamos a La Fortuna por volta das 16hs e tínhamos que resolver como iríamos para Quepos.
Infelizmente para Quepos é mais complicado transporte público porque tem que pegar dois ônibus e voltar a San Jose,perderíamos muito tempo então decidimos pagar um shuttle. Encontramos um taxista e ele conseguiu um pouco mais barato para a gente(30 dólares,que não é barato para uma viagem de 5hs mas para o padrão Costa Rica estava de bom tamanho)




Dia 5-La Fortuna-Quepos

Saímos bem cedo com a Van que foi pegando um por um nos hotéis.o trajeto foi ruim cheio de curvas e com neblina no caminho.Tem uma parada em um restaurante na estrada que dá para ver crocodilos,então prepare as máquinas para esse percurso.
Chegamos a tarde em Quepos e nosso hostel era bem bacana,eu recomendo!!! Muito bem localizado do lado da estação de ônibus para Manuel Antonio.O nome é Wide Mouth Frog.Tem um restaurante ao lado também que serve comida boa e barata(média 8 dólares o prato).
Como o tempo na Costa Rica é muito instável esse dia choveu e como chegamos tarde ficamos só curtindo a piscina e a vibe do hostel.Dá para conhecer muita gente.

Não se engane amanhece assim mas ás vezes fim de tarde chove,tempo é realmente instável

Dia 6-Quepos

Fomos ao famoso parque Manuel Antonio com suas praias de cartão postal mas choveu muito e não deu para aproveitar tanto.Para chegar lá basta pegar um ônibus na estação rodoviária de Quepos que passa várias vezes ao dia por 350 colones e descer perto da entrada do parque.
São muitas praias e o ideal é passar o dia inteiro lá.O preço para estrangeiros é 16 dólares a entrada.É enorme a área mas não vimos muitos animais,só alguns macacos.
Leve comida e água porque não há restaurantes dentro do parque,somente na área externa.

Comida fora do parque.Não há restaurantes dentro do parque




Dia 7-Quepos

Com os mesmos ônibus que vão para o parque Manuel Antonio fomos até a praia pública que fica muito perto da entrada.Alugamos guarda sol e passamos o dia na praia.tem muitas atividades por lá inclusive Paragliding e jet ski para quem quiser.

Dia 8-Quepos

Outro longo dia de deslocamento pelo país.Dessa vez decidimos ir de ônibus até San Jose mesmo por 4630 colones, aproximadamente 8 dólares.Saímos 5hs da manhã e chegamos quase 10hs em um dos terminais da capital.Tivemos que pegar Uber para outro terminal de onde saem os ônibus para Puerto Viejo de Talamanca(o nome é terminal Atlantico Norte).O preço da passagem desse trecho gira em torno de 10 dólares.
Foi um trajeto bem ruim com muito trânsito,teve uma parada em Limon e Cahuita que é onde tem um parque nacional.Demorou muito e chegamos já 16hs no destino.
Ficamos num hostel até bacana cujo dono é um espanhol que decidiu morar na Costa rica.o nome é Kalunai hostel.É bem centralizado e tem um preço bom.o Selina de Puerto Viejo parece ser uma boa opção também mas é mais afastado.
Caminhamos pela cidade e sentimos a vibe Zen do lugar.Tem muitos jamaicanos na cidade e você realmente se sente no Caribe,mas a água do mar não é tão clara. Para quem não conhece Bocas del Toro no Panamá fica bem perto da cidade e dá para combinar uma visita por lá também.

Dia 9-Puerto Viejo

Fizemos o mais clássico de tudo na cidade que é alugar uma bike por 6 dólares a diária e percorrer todas as praias até Manzanillo.A melhor praia que compensa ficar mais tempo é Punta Uva.No caminho tem muitas praias de surf também pata quem curte.
O Parque de Manzanillo não compensa andar muito.Eu caminhei só até o primeiro mirante que tem uma vista bem bonita e depois já voltei para poder aproveitar mais as praias.




Dia 10-Puerto Viejo

Caí na besteira de não comprar antecipadamente a passagem de ônibus para San Jose e lotou para o período da manhã.Tive que ir a tarde ás 13hs o que para mim não foi tão ruim porque fiquei curtindo a praia do centro.
Cheguei por volta das 17:30hs em San Jose no terminal Atlantico Norte e fui de Uber até o Selina novamente.



Não deu para fazer muitas coisas nesse dia.Só pegar Uber e ir para o aeroporto.Cuidado porque tem 2 aeroportos San Jose e o internacional é considerado de outra província chamada Alajuela.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Dr. Diego Viajando

Posts Relacionados

Onde ficar em Porto Seguro?

Porto Seguro é um destino turístico que recebe muitos visitantes todos os anos. Eu escrevi todas as dicas da cidade aqui Ela possui uma ampla rede

Dicas de Porto Seguro na Bahia

Porto Seguro possui aproximadamente 90km de praias. Esse é um dos motivos que faz com que seja um destino turístico muito procurado. Além disso também

O que fazer em Trancoso na Bahia?

Trancoso é uma lugar que agrada diversos públicos, seja pela beleza das praias, pela boa gastronomia ou pelo charme do Quadrado. É conhecida por ser