English EN Portuguese PT Spanish ES

Dicas El Salvador: Roteiro

El salvador é um país pouco conhecido mas fascinante. Eu amei tudo,desde a hospitalidade dos locais até as atrações que não são poucas.Vou tentar dar uma resumida aqui.

Vulcão santa Ana

Dia 1-San Salvador

Cheguei no aeroporto e já tive um perrengue na imigração com mil perguntas mas no final deu tudo certo.Tem que apresentar a carteirinha de vacina contra febre amarela também.
Paguei 20 dólares do aeroporto até minha pousada que na verdade era uma casa de família,mas tove que chorar muito porque queriam cobrar 30 dólares.Para mim valeu muito a pena ter ficado lá.O dono é médico também e recebe muito bem os hóspedes.o café da manhã estava inclusivo o nome é Hostal Doña Marta.
A localização não é excelente,dentro de um condomínio fechadoem área residencial mas em compensação na capital você pode pegar uber para qualquer lugar e por 2 dólares por exemplo você vai até o Metrocentro que é um shopping enorme.Dá para pegar transporte público para todos os lugares também.
No primeiro dia eu precisava comprar um chip de internet e fui orientado que a melhor operadora é a Tigo então foi o que fiz comprei por 5 dolares um chip com 2 gigas que deu pelos dias que fiquei no país.
Não fiz muitas coias a noite por lá até porque me hospedei longe de tudo então essa parte não posso dar dicas.

Dia 2-San Salvador

Esse dia decidi ir no parque nacional El Boqueron e sinceramente não achei lá essas coisas.Você anda em volta de uma cratera do vulcão El Salvador.A paisagem é até bonita mas acho que quem tem pouco tempo tem atrações melhores por lá.
Fica localizado perto da cidade de santa tecla.peguei um uber por 9.50 dolares para chegar lá(tem ônibus também mas nenhum direto até a entrada,então uber é uma ótima opção).Leva mais ou menos uma hora o trajeto.Cuusta 2 dolares a entrada para estrangeiros.lá dentro vai depender do seu pique porque tem vários mirantes.Eu levei umas 2 horas e pouca só mas tem gente que fica o dia todo.
Para voltar como é difícil chamar Uber da entrada do parque(é um morro fica no alto não chegam muitos carros por lá).Eu optei por pegar as famosas “ picas”até lá em baixo kkkkkkk calma vou explicar!!! Lá picas são caminhonetes em que as pessoas vão tudo em pé átras e normalmente paga se uma mixaria tipo 0.30 dolares.Eu peguei carona praticamente porque o motorista da minha pica não quis cobrar nada e me deixou bem perto onde eu podia pegar ônibus até o centro de santa tecla.Acabei pegando 2 ônibus para chegar a sSn salvador(um até o centro de santa tecla e outro até onde ficava minha pousada em San salvador).
Aproveitei esse dia para ir comer no metrocentro.é realmente bem grande o shopping e muito bom andar por lá.Apesar que não tive interesse em comprar nada.


Dia 3-El Tunco

Não podia deixar de conhecer as praias de El salvador que são famosas por terem pedrinhas e serem mais para surfistas.
El tunco é uma vila bem tranquila e dá para chegar lá de ônibus mesmo.Eu peguei o 102 A(linha la libertad) que varia os custos mas com ar condicionado o mais caro custa tipo 1 dolar(é surreal de barato transporte no país,diferente da costa rica que é o país que fui em seguida).
Cheguei cedo em El Tunco apesar de ter pego trânsito no trajeto por conta do feriado de páscoa(abril 2018).A praia tem uma beleza diferente da que estamos acostumados.A areia é bem escura e tem pedrinhas.Não achei a água tão gelada e esse dia nçao tinham muitas ondas para surfar.
Deu para ficar o dia todo por lá.As opções para almoço são muitas e é um pouco mais caro só que El salavdor mas um prato com bebida por exemplo sai em torno de 9 dolares.





Dia 4-Santa Ana

Saí de uber até o terminal del oriente(deu menos que 3 dolares).Lá na rodoviária tem vários que ônibus que saem para santa Ana e preferi pegar o “ mais executivo” que custava 1.50 dólares mas tem uns ônibus velhos mais baratos ainda mas não vale a pena já que é quase 2 horas de viagem.
Cheguei na cidade no domingo e tinham muitas coias fechadas fiquei numa casa de família que recomendo muito.me receberam muito bem e é muito bom ficar com locais.Fiz a reserva no booking mesmo chamava Casa Blanca Tu casa mas tem opções mais luxuosas na cidade também para quem quiser.
Esse dia só girei pela cidade no centro e fui procurar restaurante aberto.A cidade em si não tem muito o que ver mas acaba entrando nos roteiros por conta dos arredores que tem muito o que fazer.Santa Ana tem uma rua principal que eles chamam de calle novena(numero 9) e para ficar bem localizado é bom estar perto dela ou da avenida 7.

Dia 5-Santa Ana

Como não podia deixar de ser tirei, esse dia para ir no famoso vulcão santa Ana que é um dos mais bonitos que já vi.A dona da casa que eu estava me levou de graça até a estação onde saía o ônibus direto para a entrada do parque nacional los volcanes(lá tem também os vulcões Cerro verde e Izalco.Saí bem cedo e cheguei 10hs.
A entrada no parque dos vulcões custa 3 dolares e além disso para ir até o vulcão Santa Ana é obrigatório guia e custa 7 dolares por pessoa.Saímos só as 11hs para a caminhada então tivemos uma hora livre e aproveitei para comer as famosas pupusas que consiste numa massa de milho com vários recheios que pode ser frango carne,feijão etc.cada pupusa custa em méia 0.50 dolares.Eu curti bastante!!!
Ás 11hs então saímos para a escalada em um grupo enorme(não curti muito isso,achava que deveriam ter menos pesosas) e o guia já foi avisando que seriam 2 horas para subir e 2 horas para voltar.Sendo que chagamos lá na cratera por volta de 13hs mesmo.
A escalada não é difícil mas lógico que precisa de um certo preparo físico.Algumas pessoas ficavam muito para trás porque tinham partes de pedra também que levava mais tempo.não dava para corre muito.O visual lá de cima é espetacular!!! As fotos dizem tudo.
Ficamos uns 25 minutos só lá em cima apreciando e depois já tivemos que descer.chegamos lá em baixo 14:40hs mas o ônibus de volta a santa Ana partiria só 16hs(chegando 17:00hs no centro).Até tenteio pedir carona e chegar antes mas não cosnegui.o jeito foi esperar e comer mais pupusas hahahahaha.Ess parte de horários é bem ruim porque acaba que a gente fica esperando mutio tanto na ida quanto na volta.




Dia 6-santa Ana

Fiquei sabendo que perto de santa Ana estavam as ruínas de Tazumal e então decidi ir conhecer já que é simples chegar até lá.Basta pegar o ônibus 218 com destino a Chachualpa por 0.35 dólares saindo de uma das travessas da Avenida Novena e o ônibus para bem perto do local.
É uma visita rápida já que o lugar não é grande e sinceramente para quem já foi em outras ruínas,essas não tem nada demais.Paguei 3 dólares para entrar e fiquei lá pouco tempo porque estava vazio.
Voltei com o mesmo ônibus 218 para Santa Ana e passei a tarde por lá mesmo.


Dia 7-Santa Ana

Bem perto de santa Ana está o famoso lago de Coatepeque também facilmente acessível através do ônibus 220 que deixa perto dos muitos restaurantes na beira do lago.
Lá você pode escolher e ficar em um dos muitos restaurantes e hoteis ou então ficar na parte pública aberta mas quando fui não vi ninguém nessa parte.
Eu escolhi um restaurante que também tinha uma piscina e toda vez que quisesse era só descer uma escadinha para tomar banho no rio.Foi bem gostoso.A comida é um pouco mais cara que é o restante do país e as bebidas também mas você tem o privilégio de estar na beira do lado e desfrutar o dia todo por lá se quiser.





Dia 8-Santa Ana/San Salvador

Como falei anteriormente a senhora que me recebeu na casa dela era muito prestativa e ela mesma se dispôs a me levar até o ponto de onde saíam os ônibus para San Salvador.dessa vez peguei um ônibus mais velho e custou 1.05 dólares só.Chegando na capital deixei as coisas na pousada e já fui novamente para região das praias e visitei San Blas(é uma praia antes de El Tunco com menos ondas e os locais curtem mais essa).

Dia 9-San Salvador-Ida a Costa Rica

E infelizmente chegou o dia da partida combinei com dono da minha pousada(o mesmo hostal santa marta) e ele me levou por 20 dólares já que esse era o preço que paguei na ida.Fui para outro país fantástico que é a Costa Rica e vou contar mais nos próximos posts.Dferente de El salvador é um país caríssimo hahahahaha.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Dr. Diego Viajando

Posts Relacionados

Onde ficar em Porto Seguro?

Porto Seguro é um destino turístico que recebe muitos visitantes todos os anos. Eu escrevi todas as dicas da cidade aqui Ela possui uma ampla rede

Dicas de Porto Seguro na Bahia

Porto Seguro possui aproximadamente 90km de praias. Esse é um dos motivos que faz com que seja um destino turístico muito procurado. Além disso também

O que fazer em Trancoso na Bahia?

Trancoso é uma lugar que agrada diversos públicos, seja pela beleza das praias, pela boa gastronomia ou pelo charme do Quadrado. É conhecida por ser