English EN Portuguese PT Spanish ES

O que fazer e onde se hospedar em Fortaleza?

O Ceará é conhecido por suas praias com falésias vermelhas, palmeiras, dunas e lagoas. Para explorar parte do estado, nada melhor do que fazer base em Fortaleza, a capital.

Fortaleza vista do alto.

Fortaleza é uma cidade grande com uma orla bem bonita. Pela localização geográfica o litoral é dividido entre leste e oeste, não norte e sul. Eu fiz um roteiro de 6 dias por lá para conhecer as praias da região e consegui conhecer parte de ambos os lados.

O que fazer em Fortaleza?

Vou listar abaixo algumas opções de passeios que fiz e gostei.Os day tours fiz com a operadora Tangol que é uma empresa argentina que atua em diversas cidades brasileiras oferecendo pacotes e passeios de 1 dia.

1- Águas Belas e Caponga

A praia de Águas Belas fica a 55 quilômetros de Fortaleza, na costa leste do estado do Ceará, no distrito de Cascavel. Ela é conhecida por ser uma praia de extrema beleza e tranquilidade, onde o sol beija a lua. Passei 5 horas nela e andei até a vila do lado chamada Caponga.

Águas Belas.
Águas Belas.

Na praia de Caponga tem um restaurante de praia muito bom chamado Sereia Beach , lá tem patinha de caranguejo, ostras, peixes e vários tipos de bebidas:

Praia de Caponga.
Sereia Beach Caponga.
Sereia Beach Caponga.
Sereia Beach Caponga.

2-Cumbuco

A praia de Cumbuco fica bem próxima a Fortaleza, a apenas 38 quilômetros de distância, no distrito de Caucaia. Ela é considerada uma das mais tradicionais do estado.

Praia de Cumbuco.

Em Cumbuco  além de poder ficar simplesmente relaxando na praia, você pode também fazer passeios de Buggy pelas dunas móveis.

Praia de Cumbuco.

3- Praia de Lagoinha

A Praia de Lagoinha fica a aproximadamente 110 quilômetros de Fortaleza e é considerada um paraíso na costa cearense. Aqui as dunas são alaranjadas e contrastam com o azul do mar:

Praia de Lagoinha.

Um dos passeios mais característicos da praia é conhecido como “trio” porque mistura três formas de locomoção: o tradicional pau-de-arara, o catamarã e o buggy. Eu não fiz esse passeio porque queria caminhar pela praia e chegar até a lagoa do Jegue. Só faça isso também se realmente você gostar de andar porque a caminhada é longa.

Praia de Lagoinha.
Lagoa do Jegue.
Lagoa do Jegue.

4- Morro Branco e Praia das Fontes

Fiz o day tour que permite conhecer essas duas praias no mesmo dia, já que ficam no mesmo município chamado Beberibe e são bem próximas. Elas ficam a 85 e 90 quilômetros de Fortaleza e chamam atenção por diversos componentes naturais como é o caso de Morro Branco com suas falésias e areias coloridas.

Areias Coloridas em Morro Branco.

Para entrar nas falésias de areia colorida fui com um guia local que me explicou tudo. A caminhada é em torno de 30 minutos. Esse tour guiado já estava incluído no passeio da Tangol.

Morro Branco e suas areias coloridas.
Morro Branco vista do alto.

O período da tarde passei nas praia das Fontes que é uma vila bem interessante.

Praia das Fontes.

O meu almoço foi dentro da Pousada Flamboyant Village no restaurante Nu Braz, que é aberto ao público.

Restaurante Nu Braz. Pousada Flamboyant Village.

Pedi uma peixada com pirão e arroz:

Restaurante Nu Braz. Pousada Flamboyant Village.

5- Praia do Futuro

Essa é a melhor praia de Fortaleza no quesito infra estrutura e para tomar banho de mar. Para quem for até lá, indico ficar no Complexo Crocobeach que além de hotel, é uma barraca de praia com uma infra estrutura bem completa.

Crocobeach.
Crocobeach.

São muitas opções de petiscos e refeições para almoço. Eu pedi a Tilápia grelhada e gostei do prato:

Tilápia grelhada e arroz com brócolis.

A praia costuma ficar sempre bem cheia, por isso é sempre bom ficar de olho nos pertences.

6- Canoa Quebrada

Outro tour que vale a pena fazer saindo de Fortaleza é o de Canoa Quebrada. Não é muito perto mas para quem não pode ir e se hospedar lá, vale a pena ao menos passar o dia. Eu não conheci mas ainda quero voltar para ir lá.

O tour de Jericoacara não recomendo por ser muito tempo na estrada, já que fica à mais de 4h de Fortaleza. Imagina ir e voltar no mesmo dia!

Consulte aqui os passeios que a Tangol oferece saindo de Fortaleza.

7- Saídas noturnas

Os 2 locais que eu recomendo ir a noite em Fortaleza: Hard Rock Cafe e Bar Pirata.

O hard Rock fica dentro do shopping Rio Mar e é umas das poucas unidades existentes no Brasil. Além de música ao vivo, há muitas opções de bebidas, lanches e petiscos:

Petiscos: Hard Rock Cafe.
Caipirinha de morango. Hard Rock Cafe.

O Pirata bar que fica na praia de Iracema, é bem tradicional também por ter música ao vivo e forró. Ele fica fechado aos domingos e terças( junho 2021). Antes de ir até lá consulte sempre se houve alguma mudança.

O ambiente remete a um barco, é bem interessante e divertido! Eles possuem petiscos e alguns pratos para o jantar, além de diversos tipos de bebidas:

Pirata bar. Praia de Iracema.
Pirata bar. Praia de Iracema.
Carne de sol com queijo coalho e macaxeira. Pirata bar.

Onde se hospedar em Fortaleza?

1-Seara Praia Hotel

O Seara Praia Hotel encontra-se em excelente localização, na Beira-Mar de Fortaleza, com fácil acesso às praias da cidade e do litoral, centro da cidade e principais pontos turísticos. A feirinha de artesanato, tão tradicional e visitada, fica a menos de 100 metros de distância. É um dos pontos mais movimentados da cidade em Meireles.

Seara Praia Hotel.

Os 217 apartamentos do hotel são equipados com frigobar, cofre, TV com canais a cabo, ar condicionado e wi-fi gratuito. O hotel disponibiliza quatro apartamentos adaptados para portadores de necessidades especiais.

As acomodações são divididas nas categorias: Apartamento Standard, Apartamento Luxo, Suíte Junior, Apartamento Luxo executivo e Suíte presidencial.

Eu me hospedei em um Apartamento Executivo Luxo com vista para o mar. A acomodação é de 28,4 m² e o apartamento é decorado com obras de artistas locais. Possui correio de voz, serviço de despertar, concierge 24h, TV 40″, espelho de aumento, roupões para uso no hotel, Roupa de cama de algodão egípcio Trussardi, luzes de leitura individuais nas cabeceiras, Minibar, telefones no quarto e WC, Tv a cabo com 52 canais, mesa redonda p/ 2 pessoas, cofre eletrônico, Internet Wi-Fi free, Aparelho de ar condicionado individual, mesa de trabalho, secador de cabelo, cama de casal Queen size, capacidade para até duas pessoas e room service 24h.

Apartamento Executivo Luxo com vista para o mar.
Apartamento Executivo Luxo com vista para o mar.
Vista do Apartamento.

No Rooftop podemos encontrar uma piscina. De lá também é possível assistir o pôr do sol da orla de Meireles:

Piscina. Seara Praia Hotel.

O Personal Heath Club, localizado na cobertura do hotel, conta com uma academia completa, sala de descanso, sauna e sala de massagem.

Academia. Seara Praia Hotel.

Quanto a Gastronomia, o hotel conta com 3 ambientes para bebidas e refeiçoes. São eles: Aquamarine Pool Bar, Galápagos Lobby e Restaurante Azul de Prata.

Galápagos Lobby.

O café da manhã é servido diariamente no restaurante Azul de Prata. Podemos encontrar diversas comidas regionais, como a tapioca feita na hora.

Café da manhã. Seara Praia Hotel.
Café da manhã. Seara Praia Hotel.

No restuarante Azul de Prata também podemos almoçar e jantar. São diversas opções no menu, cuja inspiração vem da cozinha internacional, em especial a francesa, mas também conta com culinária local.

Entrada: Salada com camarões.
Peixe Terra Mar. Pescada com purê de banana da terra.
Camarão gratinado Seara.
Sobremesa: Brownie com sorvete de caramelo e flor de sal.

Av. Beira Mar, 3080 – Meireles, Fortaleza – CE, 60165-121, Brasil

Telefone: 85 4011-2200

reservas@hotelseara.com.br

www.hotelseara.com.br

2- Ibis Fortaleza Praia de Iracema

Essa é uma excelnte opção de hotel para quem quer economizar e ainda assim ter conforto em Fortaleza. O Ibis é sempre uma boa escolha para quem viaja a trabalho ou a turismo.

Hotel Ibis Praia de Iracema.
Hotel Ibis Praia de Iracema.

O hotel está, localizado perto do Aterro da Praia de Iracema à 27 minutos do Centro de Eventos, onde acontecem feiras e shows na cidade. Também se localiza á 25 minutos de carro da praia do Futuro.

Vista do Aterro da Praia de Iracema.

Os quartos possuem wi-fi, ar condicionado, frigobar e área de trabalho. São divididos nas categorias Standard duplo com cama Queen Size e Standard duplo com 2 camas de solteiro.

Apartamento Standard Duplo. Hotel Ibis Praia de Iracema.
Apartamento Standard Duplo. Hotel Ibis Praia de Iracema.

O café da manhã conta com pães, iogurtes, frutas, cereias, ovos, bolos e muitas outras opções:

Café da manhã. Hotel Ibis Praia de Iracema.
Café da manhã. Hotel Ibis Praia de Iracema.

Também é possível pedir refeições no restaurante do hotel. Há pratos com preços bem acessíveis. Eu experimentei o frango com legumes e purê de macaxeira. Achei muito bom!

Jantar. Hotel Ibis Praia de Iracema.

Rua Dr. Atualpa Barbosa Lima, 660 – Praia de Iracema, Fortaleza – CE, 60060-370

Telefone: (85) 3052-2450

all.accor.com/hotel

Onde comer em Fortaleza?

1- Balcone Restô

Esse é um restaurante italiano que vale muito a pena visitar. O ambiente é bem agradável e a comida maravilhosa.

Balcone Restô.

Eles possuem um buffet self service no almoço:

Buffet. Balcone Restô.

Eu experimentei algumas oções à la carte. Pedi o Sirigado em crosta de pão no molho nântua com bolinho de arroz arbóreo empanado e recheado com provolone. Recomendo!

Sirigado. Balcone Restô.

Para a sobremesa sugiro o Grand Gateau que é um doce muito requisitado:

Grand Gateau. Balcone Restô.

RUA OSVALDO CRUZ, 919 – MEIRELES, FORTALEZA – CE, 60125-048

(85) 3016-0404

balconeresto.com.br/

2- L´ô Restaurante

Esse é um restaurante sofisticado muito procurado por quem visita Fortaleza e quer ter uma experiência gastronômica. Ele é comandado pelo chef Junior Souza e já foi várias vezes premiado pela revista Veja-CE, Guia Quatro Rodas, Trip Advisor e outros guias especializados.

L´ô Restaurante.

Eu experimentei de entrada o prato  que vem lula e polvo na manteiga. É de fato muito bom!

Entrada. L´ô Restaurante.

Para o prato principal pedi a Lagosta com Riso Nero(arroz negro italiano). Gostei também!

Lagosta com Riso Nero(arroz negro italiano). L´ô Restaurante.

A sobremesa que escolhi foi Profiteroles com creme de avelã e sorvete. Recomendo!

Sobremesa. L´ô Restaurante.

Av. Pessoa Anta, 217
Praia de Iracema, Fortaleza/CE
60060-440

85 3265.2288

lorestaurante.com.br/

Para mais informações e dicas acesse meu instaram @drdiegoviajando .

 

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Dr. Diego Viajando

Posts Relacionados

Onde comer na Bela Vista?

Bela Vista é um distrito situado na região central do município de São Paulo, que abrange os bairros do Morro dos Ingleses e Bixiga. É

Onde comer em Perdizes?

Perdizes é um distrito nobre de São Paulo que reúne os bairros de Perdizes, Vila Pompéia, Vila Anglo Brasileira, Sumaré e Pacaembu. Assim como outras

O que fazer na Cidade do Cabo?

A Cidade do Cabo (Cape Town em inglês) é uma das cidades preferidas dos brasileiros. Além de ser muito bonita, possui tantas atrações, que fica