Lugano é uma cidade na parte italiana da Suíça, perto da fronteira com a Itália. Muitos fazem visitas de um dia a partir de Milão por ser perto, mas eu recomendo conhecer um pouco melhor a região de Ticino, porque vale a pena. A cidade é cercada por montanhas e tem várias atrações legais. Eu gostei bastante de ter visitado e nesse post darei algumas dicas.

O que fazer em Lugano?
Eu fui no inverno e mesmo assim não estava tão frio, porém peguei também dias nublados e isso prejudica um pouco a visibilidade da cidade.
A principal montanha cerca de Lugano é o Monte San Salvatore. Não cheguei a fazer esse passeio porque em fevereiro só abria fins de semana(fevereiro 2020), então decidi fazer um passeio alternativo para Locarno e subir o monte Cardada.

A partir de Lugano peguei um trem para cidade de Locarno. O trajeto dura aproximadamente 1 hora. Chegando lá é bem perto o local onde se pega o funicular(3 minutos a pé). Você pode compar os ingresso na hora.

São 2 funiculares para chegar ao topo do Monte Cardada, um chamado Madonna del Sasso que leva até o vilarejo de Orselina, e o outro sim que leva até Cardada. Chegando lá em cima tem se a vista do Lago Maggiore, que é um lago que tem apenas 20% de suas águas no território suíço e o restante no território italiano.


Sugiro fazer esse passeio no verão ou primavera, para poder fazer as diversas trilhas que tem lá em cima. No inverno quando fui, além da visibilidade estar ruim as trilhas ficam dificéis devido a neve. Você pode encontrar informações e preços desse passeio aqui .
Já em Lugano, pode se fazer passeios de barcos, visitar a Piazza de la Riforma ,que é a praça principal da cidade, andar pelas ruas do centro ou caminhar em volta do lago.
Onde comer?
Para quem gosta de Take away e não quer gastar muito com comida, eu indico o restaurante de brasileiros chamado Pizza burger Lugano , como o próprio nome diz, a especialidade é pizza e hambúrguer, até de picanha tem. É realmente muito bom!! Eu pedi um com queijo Raclette e uma salada a parte.


Onde se hospedar?
Eu indico a Guesthouse Castagnola . É uma pousada familiar excelente, localizada no alto da montanha na região de Castagnola, onde se pode ter uma vista fantástica do lago.

O hotel possui suites exclusivas. Todas muito espaçosas e limpas. Eu fiquei na Mansarda suite de 30m² com vista para a igreja Ruvigluana, wi-fi de alta velocidade, cafeteira Nespresso, sofá, banheiro e produtos de higiene.


O café da manhã é realmente muito bom! Tudo preparado na hora pela dona da pousada. Ela mesma cozinha, faz os bolos, prepara os sucos naturais e monta a mesa com diversos pães, frutas frescas, iogurtes e queijos:


O atendimento é realmente excepcional. Sem dúvidas é um local super recomendado. Para chegar lá pode se pegar o ônibus que faz a rota Castagnola e descer na parada Castagnola Posta. São 5 minutos a pé do ponto de ônibus. A pousada não é longe do centro, o problema para se andar a pé são as ladeiras. Para quem tem Swiss pass pode pegar o ônibus a vontade na cidade, para quem não tem, custa 2 francos suíços cada trajeto.
Salita degli Olivi 2, 6976 Castagnola, Switzerland
Tel: +41 78 632 6747
info@gh-castagnola.com
https://www.gh-castagnola.com/
Para mais informações e dicas acesse meu instagram @drdiegoviajando .
.