Dicas e roteiro em Zanzibar na Tanzânia

Para quem deseja visitar a África e pegar praia, Zanzibar é uma ótima escolha. Além dos resorts e praias paradisíacas, a ilha tem vários lugares históricos e é uma imersão na cultura muçulmana.

Como Chegar?

Eu peguei um vôo pela South African Airways de Joanesburgo até Dar es Salaam que é a porta de entrada e capital da Tanzânia e depois emiti no mesmo dia um voo  de Dar es Salaam para Zanzibar. Esse último trecho comprei no site da Airviva e a princípio fiquei com um pouco de medo porque saiu 38 dólares sendo que no site oficial da companhia As Salaam estava saindo 70 dólares, mas deu tudo certo e indico o site!! O voo é de 20 minutos aproximadamente e achei melhor que pegar barco.

É comum  também combinar Tanzânia com Quenia, então pode ser que você pegue voo de Nairobi ou vice versa.

Para os que ainda assim quiserem fazer esse trecho de barco a empresa Azam Marine vende tickets.

Moeda e câmbio

A moeda é o Xelim tanzaniano e na época que fui(outubro 2019) 1U$=2250 no aeroporto de Zanzibar e 1U$=2280 em outros locais. Não achei tanta diferença assim do aeroporto para os bancos.

Clima

A melhor época para ir é de junho a outubro que é um período mais seco, mas Zanzibar é quente o ano todo. Os meses mais chuvosos são março,abril e maio.

Como se locomover?

As estradas em Zanzibar são bem ruins e esburacadas. A ilha é muito grande então provavelmente você precisará de táxi ou serviço de translados para ir de um canto ao outro. O transporte público (Dala Dala) é muito ruim, está sempre cheio e é difícil saber os horários. Eu fiz translados pela ilha com a empresa Explore Zanzibar Travels and Tours e recomendo bastante. Achei o serviço muito bom.

Carro da empresa Explore Zanzibar Travles and Tours

O que fazer?

1-Stone Town

A cidade de pedra é bem perto do Porto e pode ser considerada uma das áreas mais movimentadas da ilha. Eu decidi ficar um tempo nessa região já que achei que era mais perto do aeroporto e de lá poderia fazer alguns passeios. Saiba que é tudo bem bagunçado e tem muita sujeira nas ruas. Zanzibar apesar de paraíso tem muita pobreza assim como o restante do país, então não espere encontrar nada muito organizado. Dá para se perder lá dentro e me lembrou até as medinas do Marrocos, parece um labirinto mas por não ser tão grande, com mapinha sempre se acha a saída.

Vista do porto em Stone Town

Em Stone Town fica a antiga casa de Freddie Mercury que hoje é um hotel:

Quanto a hospedagem em Stone Town indico a Balcony House uma pousada familiar super bem localizada e com preços muito bons. É um local simples porém bem limpo. Os banheiros são compartilhados mas são poucos quartos, então acaba não sendo um problema. Essa é uma dica para quem quer um local mais barato. Não tem café da manhã incluso.

Quarto duplo com banheiro, ventilador e ar condicionado
Espaço com cozinha e lavanderia da Balcony House
A pousada preserva os móveis antigos e é toda estilo colonial
Kenyatta Road
Zanzibar City
+255 776 111 910
Quanto a alimentação Stone Town tem ótimos restaurantes. Eu indico esses aqui:
-Ma Shaa Allah cafe:
 Um restaurante barato e bem conceituado no tripadvisor. Pedi um peixe e de sobremesa um bolo de chocolate. Achei bom os preços e a comida estava boa.
Peixe grelhado
Bolo de chocolate

Mkunazini street
255 Stone Town, Zanzibar Urban/West, Tanzania

https://www.facebook.com/MaShaaAllahCafe/

-Zanzibar Coffe House:

Um ótimo restaurante com vista e super bem localizado. Pedi um frango com salada e uma torta de chocolate. Fui comer no terraço.

Torta de chocolate. Muito boa!
Vista de Stone Town do terraço do Zanzibar Coffe house

-6 degrees South:

Esse é um restaurante bem mais sofisticado e mesmo assim não achei caro os pratos. No dia que jantei lá tinha até música ao vivo.

Um dos melhores pratos com frutos do mar que já comi. Achei muito bem preparado.
Espetinho de camarão do 6 degrees South

Shangani Waterfront, Stone Town

Tel. +255 (0) 62 064 4611

[email protected]

http://www.6degreessouth.co.tz

-Unique 53 cafe:

Esse restaurante é famoso pelos “Monster Shakes” que são Milk shakes com vários chocolates e guloseimas. Tomei café da manhã lá e gostei bastante. Os preços são super em conta.

Café da manhã tradicional. Tem que experimentar quando estiver em Zanzibar
Famoso Monster Shake

https://unique53cafe.weebly.com/contact.html

2-Praia Nungwi

Essa praia localizada ao norte da ilha é uma das mais movimentadas e tem uma faixa de areia boa para quem gosta de entrar na água. Fica a 1 hora e meia de Stone Town e muitos hotéis se localizam ali. Eu fiz um bate volta e não fiz base nela mas deu vontade de ficar um pouco mais. Gostei bastante!

Em Zanzibar muitas praias tem períodos de maré alta e baixa.

3-Praia Pongwe

Praia em frente ao Seasons Lodge resort

Eu achei essa uma das praias mais bonitas da ilha. Inclusive me hospedei dois dias no Seasons Lodge Zanzibar . Recomendo!! A praia em frente é sensacional e além disso gostei bastante do quarto e do serviço. Tem uma piscina a beira mar e várias redes para relaxar. Com certeza esse é um lugar que vale muito a pena ser visitado. É bom para relaxar, mas saiba que a praia tem muitas algas e pedras, então não é muito boa para banho, principalmente com maré baixa.

Pongwe beach
Quarto triplo de frente para o mar no resort Seasons Lodge
Pongwe assim como outras praias também tem períodos de maré baixa e alta
Pôr do sol no resort Seasons Lodge

O café da manhã também achei muito bom. No geral a comida na Tanzânia é boa. Servem frutas frescas, com iogurte e suco natural a vontade. Podemos ainda pedir omelete e torradas:

Pongwe
Zanzibar, Tanzania

[email protected]
+255 774348224

https://www.seasonszanzibar.com/

4-Praia Paje

Essa praia é bem rústica e muito popular para mochileiros. Para os que não querem gastar muito e desejam hospedagens mais simples esse é o local. A vila é pé na areia, bem difícil inclusive levar mala de rodinha. É um lugar excelente para a prática de kite surf, já que venta muito em várias épocas do ano. Outra praia famosa que fica do lado dessa é Jambiani.

Praia Paje
Praia Paje

Tem muitas vacas nas praias hahahaha

Aqui a sugestão de hospedagem é na pousada Kite Active . É perto da praia e preços bem em conta.

frente da Kite Active guesthouse. Não é muito fácil de achar nem com gps
Quarto duplo da kite Active

+31 (0) 85 009 1325 (office NL)
Tel: +255 77 406 2222 (office Zanzibar)
E-mail: [email protected]

http://zanzibarkitesurf.com/contact-us/

Em Paje tem vários restaurantes a beira mar e não são caros. Um bom local para comer Quiches, pizzas e doces é o restaurante Mapacha:

Quiche e torta de limão do Mapacha

5-Tours oferecidos por agências:

Para aqueles que não conseguem ficar parado relaxando em uma das muitas praias de Zanzibar, as agências costumam vender alguns tours clássicos dentre eles:

-Prison island: Um tour para ver tartarugas gigantes e fazer snorkel. É o mais popular, vi muitas pessoas falando bem. Eu acabei não fazendo porque já vi muitas tartarugas gigantes, mas devia ter feito para conhecer o local. Costumam oferecer por 30 dólares.

-Spice Tour: Esse basicamente consiste em ver árvores e especiarias. Vi algumas pessoas falando que não vale muito a pena mas eu não fiz então não posso opinar.

-Jozani forest tour: Esse tour é para entrar na floresta no centro da ilha e ver animais e plantas.

-Snorkel: Várias agências nas praias oferecem passeios de barco para Snorkel.

-Tour em vilas de Zanzibar : Consiste em visitar algumas vilas para conhecer a cultura local.

Eu gostei bastante de Zanzibar e quero voltar um dia para esse paraíso. Para mais informações e dicas acessem meu instagram @drdiegoviajando