St Moritz é uma cidade da Suíça encravada no meio dos Alpes. A cidade é associada ao inverno e um dos principais destinos para esquiar do mundo. Eu fui duas vezes, uma no inverno e outra no verão. Em ambas as estações faz bastante frio, até mesmo no verão a temperatura pode chegar a 6°C ou menos a noite.
Caminhar ao redor do lago St Moritz é muito gostoso e dá para ir tirando várias fotos. O centro tem várias lojas de grifes e bons restaurantes também.
Você pode aproveitar a estadia por lá e fazer um bate e volta para Tirano na Itália, ou Lugano . Fiz o trajeto de St Moritz a Tirano com o Bernina Express. Compensa ter o Swiss Pass, porque assim você só paga a taxa de reserva. O mesmo vale para o Glacier express de St Moritz a Zermatt.
Como é andar no Bernina Express?
O famoso trem panorâmico da Suíça tem várias rotas. Você pode cotar aqui no site deles e decidir qual você fará. A convite da empresa eu saí ás 9:39hs no trem que liga St Moritz a Tirano na Itália, chegando ás 12hs no destino.
Eu fui na primeira classe reservado previamente. Estava com todos os lugares ocupados, assim como a segunda classe. As paisagens ficam bem verdes no verão, mas mesmo assim ainda de longe avistamos picos nevados. Vi também muitos lagos pelo trajeto.
Em Tirano fiquei 2 horas somente, mas poderia ter ficado mais se quisesse. Eu só girei pelo centro ,comi uma Lasanha e foi o tempo de pegar o trem de volta que sairia ás 14:06 chegando 16:20hs em St Moritz. Lembrando que você também tem a opção de pernoitar em Tirano. Lá os preços são bem mais em conta, e por ser Itália se usa euros.
Onde Comer?
Um restaurante muito bom em St Moritz é o Peppino´s , ele não está no centro, mas para quem não tem carro próprio é possível ir de ônibus e descer perto do local.
Lá você pode experimentar comidas típicas da Suíça e Itália. O cardápio é bem variado. Pedi uma linguiça de vitela com molho de cebola e Rösti, que é uma prato da culinária suíça que consiste em batata crua ou cozida, ralada e frita na manteiga. Parece macarrão, mas é bem mais crocante. Tem que experimentar essa comida local. Eu gostei bastante!!
De sobremesa pedi um Chocolate Fondant que é nosso Petit Gateau:
Ristorante Peppino’s
Olympiaschanze
7500 St. Moritz
Onde ficar em St Moritiz??
A cidade tem boas opções de hotéis mas eu recomendo muito o Hotel Monopol , que fica bem no centro, a 10 minutos caminhando desde a estação de trem. Na região do hotel tem o supermercado Coop, lojas e restaurantes.
Esse hotel é um 4 estrelas mas podia muito bem se passar por 5 estrelas de tanto luxo!!! Das duas vezes que visitei St Moritz fiquei nele e curti muito a experiência. A vontade que dá é nem sair de dentro do hotel. São 73 quartos super espaçosos. É um ambiente perfeito para famílias.
Você também pode desfrutar de um spa gratuito para hospedes no terraço do hotel. Tem uma Jacuzzi e vista do lago:
Para quem não consegue ficar sem malhar em viagem, é possível usar a academia disponível para hóspedes.:
O hotel ainda conta com um restaurante onde além de almoço e jantar, é servido café da manhã incluso na diária para os hospedes. Tem muitas variedades de pães, geleias, iogurtes, frutas e até arroz para quem quiser.
ART BOUTIQUE HOTEL MONOPOL
Via Maistra 17
CH-7500 St. Moritz
Tel. +41 81 837 04 04
Fax +41 81 837 04 05
artboutique@monopol.ch
A noite St Moritz fecha tudo, não é muito badalado. Além disso faz muito frio, então as pessoas vão em restaurantes no máximo, mas nas ruas mesmo não ficam. No inverno muitos aproveitam o dia para esquiar e a noite para descansar.
Para mais detalhes e vídeos acesse meu instagram @drdiegoviajando .