English EN Portuguese PT Spanish ES

O que fazer e onde se hospedar em Porto Velho?

Porto Velho, capital de Rondônia, é a capital mais extensa do país mas não é tão populosa. Isso faz com que a gente sinta que está em uma cidade grande, mas ainda com características de interior.

Se você chegou nesse artigo porque vai visitar a cidade seja a trabalho ou a negócios, e quer saber dicas do lugar, leia até o final.

O que fazer em Porto Velho?

1- Praça das Três Caixas D’Água

Aqui você encontrará 3 grandes caixas d´água que foram trazidas pelo governo norte americano entre 1910 e 1912 na época da construção da ferrovia Madeira Mamoré. As Três Marias, como são mais conhecidas, funcionaram até a década de 1950 e abasteceram toda a população durante muito tempo.

Praça das 3 caixas d´água.

2- Estrada de ferro Madeira Mamoré

Ela foi a primeira construção feita por norte-americanos no Brasil e tinha por objetivo facilitar o escoamento de produtos, em especial da borracha, durante a Segunda Guerra Mundial. Foi desativada na década de 1960, mas ainda é possível ver antigos vagões. Durante minha visita(julho 2021) o local estava em reforma e fechado para visitação.

Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.

3-Catedral Sagrado Coração de Jesus

Ela começou a ser construída em 1917 e é bem bonita tanto por fora quanto por dentro. Vale a pena a visita!

Catedral Sagrado Coração de Jesus.
Catedral Sagrado Coração de Jesus.

4-Mercado Cultural de Porto Velho

O mercado  foi inaugurado recentemente em 2010 e possui um bar/restaurante, além de ser uma centro cultural. Há diversas exposições de arte durante o ano e alguns shows. Vale a pena a visita no almoço e no jantar.

Mercado Cultural.

5-Mercado Central de Porto Velho

Aqui você encontra comidas típicas, remédios naturais e artesanato.  Há diferentes tipos de peixes como tambaqui, dourado e filhote. Também são encontradas ervas típicas como o jambu, que é usada no Tacacá.

Mercado central de Porto Velho.

6- Passeio de Barco no Rio Madeira

Os barcos costumam sair do Porto Cai n´Água aos finais de semana quando a procura é maior. Eu mesmo não consegui fazer esse passeio por não ter uma quantidade suficiente de pessoas, mas disseram que vale a pena. O tour dura 40 minutos e está na faixa de 25 reais por pessoa.

Rio Madeira. Porto velho.

7-Memorial Rondon

Esse é um museu gratuito que possui algumas salas com a história do Marcehal Rondon e também um espaço ao ar livre onde podemos encontrrar um vagão de trem e uma capela. De lá podemos avistar a hidrelétrica no rio Madeira. O local é bem afastado do centro e é difícil achar transporte principalmente na volta. Se estiver sem carro, melhor negociar tudo antes.

Memorial Rondon.
Memorial Rondon.
Memorial Rondon.
Memorial Rondon.

8- Visitar os Balneários

Como Porto Velho faz muito calor o ano todo, as pesoas costumam querer se refrescar nos balneários que ficam afastados do centro e normalmente são em locais com acesso por estrada de terra. Eu como não tinha alugado carro, tive que negociar um motorista para ida e volta no Balneário Paraisópolis que fica a 40 minutos do centro de Porto Velho.

O local costuma ficar mais cheio aos finais de semana. Não conheci os outros mas disseram que tem alguns com boa estrutura de restaurante.

Balneário Paraisópolis.

9- Ir nos melhores restaurantes da cidade

A gastronomia também é um ponto forte de Porto Velho. Eu recomendo os seguintes restaurantes:

  • Mirante Madeira: É um bar com vista para o rio Madeira. Eu gostei bastante! Recomendo ir no pôr do sol e ficar até tarde. Cada dia é um ritmo diferente, tem sertanejo, pagode e etc. É bem animado e tem muitas opções de bebidas e petiscos.
  • Papassonis: É um restaurante com música ambiente predominando Rock e Pop. Aqui é um ótimo local para tomar chopp e pedir pratos com camarões ou carnes. Sem dúvidas vale a pena a visita!
  • Restaurante Igarapé: Para quem gosta de peixes. Aqui os pratos são muito bem servidos e é um local bem econômico com comida caseira.
  • Restaurante Celeiro: Estilo buffet por kilo, funciona no almoço com opções de comida mineira. Adorei e recomendo!
  • Varanda Espetaria: A melhor casa de espetos da cidade com porções muito bem servidas e um preço justo. Vale a pena experimentar!

Onde se hospedar em Porto Velho?

Slaviero Essential Porto Velho

O hotel Slaviero Essential Porto Velho possui boa estrutura para atender os visitantes! É uma ótima opção na cidade. Ele fica próximo ao aeroporto e está a menos 10 minutos de carro do centro da cidade.

Slaviero Essential Porto Velho.

São 174 acomodações e todas contam com Ar Condicionado Split, Cama Box, Bancada de Trabalho, Cofre Eletrônico, Ducha Higiênica, Frigobar, Secador de Cabelo e TV. São 5 categorias: Luxo, Luxo Varanda, Luxo Superior, Luxo Superior Adaptado p/ Pessoas com Deficiêncian e Luxo Superior Varanda.

Apartamento Luxo. Slaviero Essential Porto Velho.
Slaviero Essential Porto Velho.

O hotel conta com uma academia equipada com vários aparelhos. Funciona diariamente até às 22h:

Academia. Slaviero Essential Porto Velho
Academia. Slaviero Essential Porto Velho.

O café da manhã é bem completo e conta com frutas, bolos, iogurtes, ovos, tortas salgadas, frios, sucos e muito mais.

Slaviero Essential Porto Velho.
Café da manhã. Slaviero Essential Porto Velho.

Av. Lauro Sodré, 2441 – São João Bosco – Cep: 76803-660

Tel: (69) 3301.3390

reservas.sepv@slavierohoteis.com.br

Para mais informações e dicas, acesse meu instagram @drdiegoviajando .

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Dr. Diego Viajando

Posts Relacionados

O que fazer em Kampala Uganda?

Kampala, capital de Uganda, é uma cidade super agitada, com muitos contrastes, trânsito caótico e muitas motos. É um local ainda pouco explorado por brasileiros,