English EN Portuguese PT Spanish ES

O que fazer em 12 dias no Chipre??? Roteiro básico

O Chipre é a terceira maior ilha do Mediterrâneo. Está dividida por turcos e gregos, sendo a parte mais turística a grega e a parte turca denominada Chipre do Norte (oficialmente não reconhecida pela Onu).

Fui para lá em agosto, que é uma época boa por conta das altas temperaturas para pegar praia. Não choveu uma gota sequer nenhum dia, e fez céu azul quase sem nuvens todos os dias também. O ruim é que essa época fica tudo lotado e encarece um pouco, mas mesmo assim não achei os preços tão absurdos!

Eu cheguei por Larnaca, que é o principal aeroporto do país, vindo de Atenas (de onde saem a maioria dos Voos). Vou resumir tudo que fiz!

Dia 1 -Larnaca

Cheguei bem tarde, por volta das 23h em Larnaca. Como a moeda que circula no Chipre é euro, então nem precisamos trocar nada no aeroporto. A corrida de táxi do aeroporto até o centro onde ficava meu hotel custou 15 euros. Não funcionava Uber mas em alguns lugares do país conseguimos táxi pelo aplicativo Taxify, que é popular na Europa(agosto 2018).

Como cheguei tarde não deu para pegar ônibus, mas em outros horários também fazem esse trajeto ônibus de linha. Não tem metrô por lá!!! Algumas pessoas falam que é imprescindível alugar carro para conhecer bem Chipre, eu não achei não!!! Fiz tudo de ônibus pela empresa Intercity e consultei horários todos no site deles. Preste atenção porque fins de semanas mudam os horários!

IGREJA EM LARNACA
IGREJA EM LARNACA

Dia 2-Larnaca/Agia Napa

Acordei por volta das 9h e fui direto ao ponto de onde partiam os ônibus para Agia Napa, que é o principal destino dos turistas que visitam o país. Em Larnaca o ponto principal chama Finikoudes bus stop. O trajeto dura em torno de 1 hora e 20 minutos. É bem rápido e custa 4 euros, você paga direto ao motorista.

Cheguei em Agia Napa e fui almoçar perto do hotel um Chicken Snitzel (frango empanado) por 7,50 euros. No Chipre a água da torneira não é potável, uma garrafa de 1.5 litros sai em média 0.80 centavos de euro.

Decidi ir para a melhor praia de lá, que é a Nissi Beach, nesse mesmo dia, e para isso peguei um ônibus numero 102 que custa 1.50 euros o ticket. Me deixou bem perto da praia. Passei a tarde toda lá. É muito badalada assim como todo o restante da cidade. Tem festas com espumas em bares na orla e estava tudo lotado. Muitos jovens, principalmente adolescentes europeus vão para o Chipre no verão.

A noite fui comer com uns amigos na Pizza Hut (5,99 euros para comer a vontade 4 tipos de pizza), depois fomos em vários dos bares lá. Um balde de bebida que deu pra dividir por 5 pessoas saiu 19 euros. Se quiser, dá para ficar até de manhã nas várias baladas de Agia Napa.

NISSI BEACH
NISSI BEACH

Dia 3-Agia Napa

Esse dia tirei para ir em outra praia famosa, que é a Konnos Bay beach. Acordei 9h para fazer uma das melhores trilhas do Chipre. Peguei novamente o ônibus 102 e desci em Cape Greco. Verifique o sentido, que é oposto a Nissi beach! Eu peguei  esse ônibus perto do Hard Rock Cafe.

HARD ROCK CAFE AGIA NAPA
HARD ROCK CAFE AGIA NAPA

Cape Greco é uma trilha bem bacana e passa por diversas paisagens. A maior dificuldade é o calor, mas fora isso é bem tranquila a caminhada. Demorei em média duas horas(mas porque fui parando muito para tirar fotos) até atingir a Konnos Bay beach.

TRILHA PARA KONNOS BEACH
TRILHA PARA KONNOS BEACH
PRAIA ANTES DE CHEGAR EM KONNOS BAY BEACH
PRAIA ANTES DE CHEGAR EM KONNOS BAY BEACH

Assim que cheguei na praia já estava com fome e pedi uma batata recheada no restaurante(sim lá tem um restaurante).O preço foi 7,50 euros. Não achei tão caro por ser ali isolado!

VISTA DA KONNOS BAY BEACH
VISTA DA KONNOS BAY BEACH
KONNOS BAY BEACH
KONNOS BAY BEACH
KONNOS BAY BEACH
KONNOS BAY BEACH

Dia 4-Agia Napa

Fui no parque aquático de táxi compartilhado e paguei 2 euros( 0.50 centavos mais caro que o ônibus). Saí de lá por volta das 18h.

WATERPARK AYIA NAPA
WATERPARK AYIA NAPA

A noite tem muitos restaurantes e bares em Agia napa. No fim de semana a cidade fica mais animada ainda, porque muitos adolescentes vão para lá em voos low cost. Se você estiver na cidade sexta e sábado aproveite!!!

Dia 5-Agia Napa/Limassol

Para chegar em Limassol, que é outra cidade muito bonita do país, tem que pegar dois ônibus. Primeiramente um que sai 9h do primeiro ponto, mas peguei em algumas paradas depois,em frente ao Hard Rock Café(chegou lá 9:20h). Paguei 4 euros nesse trecho até Larnaca e depois mais 4 euros de Larnaca a Limassol. O trajeto é bem rápido e por volta das 12:30h já cheguei em Limassol.

Assim que cheguei, deixei as coisas no hotel e fui para praia urbana de lá. A orla realmente é muito preservada. Gostei da vibe da cidade.

VALE MUITO A PENA CAMINHAR NA ORLA
VALE MUITO A PENA CAMINHAR NA ORLA

Dia 6-Limassol

A praia mais frequentada da região é a Kourion Beach. Ela fica um pouco afastada, mas dá para chegar de ônibus também. Em Limassol você pode pagar 5 euros por um ticket que vale para o dia todo. Compensa muito para girar, e para quem vai nessa praia. O ticket de um único trecho custa 1.50 euros.

Fui no tourist information center para me informar como chegaria nessa praia. Essa é uma dica muito boa! Sempre pesquisem onde é o centro de informações turísticas na cidade que você está, porque eles dão informações exatas, as vezes nem o hotel sabe informar tão precisamente.

Para chegar na Kourion beach é necessário pegar dois ônibus. Número 30 até o shopping (já aproveitei e conheci também. Tem uma Zara lá com bons preços) e número 18 (esse te deixa bem em frente a praia, verificar os horários). Não é uma praia tão bonita perto das outras que vi, mas achei interessante conhecer.

KOURION BEACH
KOURION BEACH

Dia 7-Limassol/Paphos

Saí pela manhã para procurar o ponto de ônibus correto que é o Antonio church. Preste atenção porque o ônibus para Paphos se pega no sentido oposto ao da Igreja. Verifique os horários no site que passei aqui no começo do post. Você usará aquele site para tudo. O Ticket custou 4 euros.

Cheguei em Paphos e não tinha muitas opções de táxi. Eu fiquei hospedado em Kefalos Beach e para chegar lá precisei pegar dois ônibus saindo da rodoviária onde cheguei. Primeiro o ônibus numero 618 (1.50 euros o ticket) e depois o 615 (1.50 euros). Tive que comprar outro ticket porque o motorista falou que não aceitava o anterior por já ter sido usado. Aqui também novamente compensa comprar o day pass por 5 euros, caso vá utilizar o transporte público o dia todo.

Um restaurante que recomendo MUITO em Paphos na kefalos Beach é o Fat Mamas. Paguei um preço justo de 9 euros no jantar. Tem também várias apresentações durante a janta. É realmente demais! Vive lotado no verão. tdoso  fazem fila mesmo, porque ele não é tão caro comparado aos outros.

Dia 8 -Paphos

Esse foi o dia de conhecer a famosa Blue lagoon, que é um passeio super recomendado. Os barco saem de Latchi (que é bem longe de Paphos). O que recomendo é comprar o Daily ticket de ônibus por 5 euros, aí você consegue fazer todo o trajeto de ida e volta até lá, e de quebra também ir no Bath of Afroditis. Vou explicar tudo!!!

Para ir por conta primeiramente é preciso ir até a rodoviária de Paphos com o ônibus 618 e de lá pegar o ônibus 645 até Polis. De Polis na última parada é só pegar o ônibus 622 até Latchi. É de lá que saem todos os tours para Blue Lagoon.

Assim que eu cheguei já vieram me oferecer o tour de 3 horas pela Blue Lagoon. Normalmente o preço é 20 euros, mas eu como estava em 3 pessoas negociei por 15 euros por pessoa. Inclui melancia, vinho e refrigerante no barco.

Peguei o tour das 11 horas e cheguei 14 horas, foi o tempo de almoçar e pegar novamente o ônibus 622 com destino final Bath of Afroditis. Eu fiquei na praia e não fui na cachoeira! Depois fiz todo o percurso de volta a Paphos voltando 18h.
Para quem não quiser fazer de ônibus, tem agências que vendem os tours em Paphos. Eu quis fazer assim pela flexibilidade dos horários.

BLUE LAGOON
BLUE LAGOON
BLUE LAGOON
BLUE LAGOON
BLUE LAGOON
BLUE LAGOON
BLUE LAGOON
BLUE LAGOON
DENTRO DO BARCO NO TOUR DA BLUE LAGOON
DENTRO DO BARCO NO TOUR DA BLUE LAGOON
BATH OF AFRODITIS
BATH OF AFRODITIS
BATH OF AFRODITIS
BATH OF AFRODITIS

Dia 9-Paphos

Novamente comprei o day Ticket de ônibus por 5 euros e fui para a Coral Beach, que é uma praia famosa de Paphos. Depois fui também no Harbour, que é um lugar cheio de restaurantes e a parte mais badalada da cidade. A noite é bem bacana jantar em um dos muitos restaurantes do Harbour.

CORAL BEACH
CORAL BEACH
CORAL BEACH
CORAL BEACH

Dia 10-Paphos/Nicosia

O último dia em Paphos foi para conhecer mais praias locais inclusive a que eu estava hospedado(Kefalos Beach). Aproveitei para ir em uma praia, com ondas que são bem bonitas também para fotos, chamada Potima Bay.

POTIMA BAY
POTIMA BAY
POTIMA BAY
POTIMA BAY
POTIMA BAY
POTIMA BAY
KEFALOS BEACH
KEFALOS BEACH

Saí de ônibus para Nicosia as 19h e cheguei por volta das 21h. Esse trecho é um pouco mais caro (7 euros e não 4 euros como os demais). O motorista não me deixou levar a mochila pequena de mão dentro comigo e tive que colocar no bagageiro.

Dia 11-Nicosia

Nicosia é a capital do Chipre e não é tão visitada por turistas como as demais, tanto que muitos nos perguntaram o que estávamos fazendo por lá. Achei interessante andar na cidade e conhecer a divisão dos lados turco e grego, notando nitidamente a diferença entre os dois.
A cidade é grande e dependendo de onde você se hospeda precisa usar táxi para se locomover. Eu usei muito o aplicativo Taxify lá porque os preços saem mais em conta.
Fui pela manhã até a rua Ledra, que é a mais movimentada de Nicosia. Lá é um dos pontos que você pode apresentar o passaporte e passar do lado grego ao lado turco. Para quem já foi na Turquia talvez não ache tão interessante, mas essa é uma das poucas atrações do local. Eu girei muito por lá e depois fui a Mall of Cyprus, que é um shopping bem grande.

LADO TURCO DE NICOSIA
LADO TURCO DE NICOSIA
LADO TURCO DE NICOSIA
LADO TURCO DE NICOSIA
LADO TURCO DE NICOSIA
LADO TURCO DE NICOSIA
LADO TURCO DE NICOSIA
LADO TURCO DE NICOSIA

Dia 12-Nicosia/Larnaca

Peguei ônibus às 9:30h e 10:30h já cheguei em Larnaca. Veio lotado!Muitos vieram até em pé! No verão realmente fica tudo muito tumultuado no Chipre.

Gostei bastante e recomendo a visita ao país. Realmente as praias são sensacionais e tem também toda a parte histórica e a curiosidade da capital dividida.

Para mais informações, acesse meu instagram @drdiegoviajando.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Dr. Diego Viajando

Posts Relacionados

O que fazer em Kampala Uganda?

Kampala, capital de Uganda, é uma cidade super agitada, com muitos contrastes, trânsito caótico e muitas motos. É um local ainda pouco explorado por brasileiros,