Ella é uma cidade um pouco mais tranquila do Sri Lanka, porque é minúscula e tem muitas montanhas ao redor, predominando aquele clima de interior. Até a temperatura estava mais agradável, não sendo tão quente quanto as regiões da Costa.
Normalmente inclui-se no roteiro porque muitos querem pegar o trem de Ella a Kandy ou vice versa. Eu fiz esse trajeto, gostei bastante! Dura 6 horas e as paisagens são bonitas, mas fiz na primeira classe por conta do conforto e porque o preço estava bom(1200 ruppes ou 7 dólares, muito barato!).Sugestão: Dois dias na cidade são suficientes.
Atrações:
Nine Arch Bridge
A principal atração de Ella é ver essa ponte super visitada devido a arquitetura e a grandiosidade da obra. Todos esperam o trem passar em cima dela para tirar uma foto. A trilha para chegar nela é leve mas sem muitos atrativos no caminho.
Little Adam´s Peak
É uma trilha bem leve de aproximadamente 30 minutos até o topo da montanha. Eu peguei um tuk Tuk do centro de Ella, paguei 300 ruppes até a entrada onde começa o percurso.
Não é uma atração paga e não precisa de guia.Dá para ir caminhando sozinho e apreciando a paisagem. Em dias de sol tudo fica ainda mais bonito.
Vale a pena fazer de manhã e ver o nascer do sol, mas eu fui um pouco mais tarde às 9h.
De lá, após descer há um outro caminho até a ponte Nine Arch, ou seja, em uma manhã dá para fazer esse dois passeios. É muito bonito ver as plantações de chás.
Caminhar pelo centro de Ella
É uma rua principal somente, mas tem muitos restaurantes e bares. Recomendo experimentar as comidas locais que custam bem barato e são muito boas quando não são apimentadas. Eu curti bastante o Kottu, um prato típico do Sri Lanka. Vem com legumes ovos e carne a escolha podendo ser de vaca ou frango.
Ravanna Falls e Ella gap
São duas cachoeiras locais. Eu tinha a visão da Ella Gap do meu quarto na pousada.
Ella Rock
Essa trilha já é mais longa e não tão fácil. Eu não fiz porque me contentei em fazer a Little Adam´s Peak. Quem faz recomenda guia devido a probabilidade de se perder.
Onde se hospedar?
Uma das melhores partes de visitar a cidade foi me hospedar na pousada Serenite Ella. Eu achei tudo fantástico! Desde o atendimento até o conforto e vista do meu quarto. Foi muito relaxante ficar em contato com a natureza e vista das montanhas.
A noite o jantar também é sensacional!
O quarto que fiquei era super limpo e tinha uma varanda muito boa que dava para ficar horas admirando a paisagem.
O café foi outro ponto forte. O ambiente é super agradável. Fiquei horas apreciando a natureza.
Medapathana, Kitelella Rd, Ella 90090, Sri Lanka
Telefone: +94 70 238 7885
Como Chegar??
Pode se contratar transfer particular vindo de Miriisa por 40 dólares, ou mesmo pegar ônibus que custam muito barato(de Mirissa a Matara 50 ruppes e de Matara a Ella 306 ruppes).
Os ônibus podem vir cheios e às vezes não ter espaço nem mesmo para malas ou mochilas. São ônibus velhos e não aqueles típicos de viagem que estamos acostumados, então prestar atenção nisso.
Caso esteja vindo de Kandy o mais recomendado é fazer o percurso de trem.
Para mais informações e dicas acesse meu instagram @drdiegoviajando .