English EN Portuguese PT Spanish ES

Roteiro em Inverness: Higlands da Escócia

Se você nunca foi para Escócia, saiba que está perdendo a oportunidade de conhecer um dos países mais incríveis da Europa. Apesar de não ter o melhor clima do mundo, essa parte do Reino Unido é super organizada e receptiva com os turistas.

Highlands. Escócia.

Eu comecei minha viagem por Edimburgo, e segui para Glasgow. De lá peguei ônibus da Scottish City Link e cheguei em Inverness, que é a porta de entrada das Highlands. Saí às 10:10h de Glasgow, fiz uma conexão em Perth e cheguei 13:45h em Inverness.

Eu não aluguei carro na Escócia, fiz todos os trechos de ônibus com essa empresa, e achei uma ótima opção para quem não quer dirigir na mão inglesa. Você pode comprar tudo antecipadamente pela internet aqui .

Sugiro deixar de 2 a 3 dias em Inverness e fazer day tours pela região. Caso decida pelo aluguel do carro, há a possibilidade também de deixar alguns dias para dormir na ilha de Skye em Portree, que é a cidade que tem mais estrutura, ou em algum outro vilarejo.

Meu roteiro completo na Escócia foi: 2 dias em Edimburgo, 1 dia em Glasgow, 3 dias em Inverness e 4 dias em vilarejos das Higlands.

Onde ficar em Inverness?

Pentahotel Inverness

Esse hotel é super bem localizado, do lado da rodoviária. Você consegue ir a pé até ele, caso chegue de ônibus igual eu!

A rede Pentahotels possui hotéis espalhados pela Europa e Ásia. Todos são bem avaliados!

Pentahotel. Inverness.

As acomodações são divididas em Standard room, Plus room e Playerpad room.

Pentahotel. Inverness.

O hotel é bem novo e moderno. Tem sala de estar com espaço de leitura e salão de jogos na entrada.

Pentahotel. Inverness.
Pentahotel. Inverness.

O restaurante não serve almoço e nem jantar, mas fica disponível para delivery. Eu pedia almoço todos os dias e comia por lá:

Restaurante. Penta Hotel. Inverness.

O café da manhã incluso na diária é bem completo e típico escocês com ovos, cogumelos, linguiça, tomate, pães, frios, doces, iogurtes, frutas e etc:

Café da manhã. Pentahotel. Inverness.
Café da manhã. Pentahotel. Inverness.
Café da manhã. Pentahotel. Inverness.

63 Academy Street Inverness IV 11LU United Kingdom

+44 1 463228850

info.inverness@pentahotels.com

www.pentahotels.com/hotels

O que fazer em Inverness?

Como disse anteriormente, a cidade é base para quem quer explorar as terras altas da Escócia e o Lago Ness. Inverness não é tão grande e você consegue explorar ela em um dia. Os outros dias sugiro fazer passeios. Eu fiz com a Timberbush um passeio para ilha de Skye que passou pelo castelo Eilean, lago Cluanie e lago Ness.

Lago Ness. Highlands escocesas.
Lago Cluanie. Highlands escocesas.

Nessa day tour, passamos também pelo Urquhart castle, mas esse não entramos. Foi apenas para fotos!

Castelo Urquhart.

 Tem uma parada de 1 hora no Eilean Castle. Nesse quem quiser pode entrar, custa 10 libras(junho 2022), mas não pode tirar fotos e nem fazer vídeos lá dentro.

Eilean Castle.

Já na ilha de Skye, a primeira parada foi a cidade de Portree:

Portree. Ilha de Skye.

De lá seguimos para alguns mirantes da ilha e para a cachoeira kilt Rock:

Ilha de Skye.
Cachoeira Kilt Rock . Ilha de Skye.

 Gostei muito de ter feito esse tour e achei que valeu a pena. Custa 72 libras(junho 2022) e tem duração de 12h(das 8h às 20h).  O passeio todo é feito em um micro-ônibus:

Micro-ônibus. Timberbush.

A empresa tem sede em Edimburgo. Tem saída de lá também inclusive!

Contato: 555 Castlehill, The Royal Mile Edinburgh, EH1 2ND

+44 (0) 131 226 6066

tours@timberbushtours.com

Eu, além de fazer day tour, resolvi passar 4 dias em alguns hotéis do interior das terras altas escocesas. Todos perto de Inverness, mas em áreas mais afastadas. Foi uma experiência muito boa! Todos os hotéis que fiquei são da rede Black Sheep Hotels . São lugares cercados por paisagens incríveis!

Black Sheep Hotels. Hotéis incríveis nas terras altas escocesas.

Os hotéis são:

1-The Claunie Inn

Esse hotel está localizado no caminho para ilha de Skye, cerca de 1 hora de carro saindo de Inverness. Ele é cercado por montanhas e pelo lago Cluanie:

The Cluanie Inn.
The Cluanie Inn.

As acomodações são divididas nas categorias: Higlands Suites, Family room, Quad room e Glen room, que foi a que eu me hospedei:

Glen Suite. The Cluanie Inn.

Os quartos possuem edredons de penas de ganso, travesseiro de algodão branco, roupões de banho, chinelos, secador de cabelo, TV LED de tela plana HD, cofre eletrônico e ferro/tábua de passar roupa disponíveis mediante solicitação.

Toda a decoração do hotel em geral é bem bonita. Tem um jardim com uma vista incrível também!

The Cluanie Inn.
Jardim. The Cluanie Inn.

O café da manhã é bem servido! Tem cereais, iogurtes, frutas, frios, waffles, muffins, Hash Browns, feijão, linguiça, bacon, tomate, cogumelo e etc:

Café da manhã. The Cluanie Inn.

Como o local é afastado de tudo, se você estiver sem carro assim como eu, vai ter que almoçar ou jantar no próprio hotel. Eu gostei da comida e acho super válido comer por lá, tanto que muitas pessoas vão até lá mesmo sem serem hóspedes, somente para comer no Cluanie Bar & Kitchen, que é o restaurante/bar do hotel.

Cluanie bar & Kitchen.
Salmão com legumes e arroz. Prato maravilhoso!
Sopa do dia. Cluanie bar & Kitchen.
Torta de chocolate com sorvete. Cluanie Bar & Kitchen.

Nos arredores do hotel, se o tempo permitir( chove muito na região então se prepare), dá para caminhar em volta do lago Cluanie e admirar a paisagem.

Lago Cluanie.
The Cluanie Inn hotel.
Lago Cluanie.

2-Rokeby Manor

Esse é um hotel construído em uma antiga casa de 1840, situada no vilarejo chamado Invergarry. Também fica a cerca de 1 hora de carro de Inverness.

Hotel Rokeby Manor.
Hotel Rokeby Manor.

As acomodações são divididas nas categorias: The Rhododendron Suite, Classic Manor Double, Deluxe Manor Double e The Rowanberry Suite, que foi a que me hospedei.

The Rowanberry Suite. Rokeby Manor.
The Rowanberry Suite. Rokeby Manor.

O restaurante do hotel chama Emily’s Byre. O cardápio conta com muitas comidas indianas, já que os escoceses foram muito influenciados pela culinária da Índia.

Emily’s Byre.
Arroz com peixe Haddock e ovo.
Salmão com Iogurte. Emily’s Byre.

Recomendo fazer uma caminhada até o castelo de Invergarry passando pelo lago Oich e muitas paisagens bonitas no caminho.

Invergarry.
Castelo de Invergarry.
Invergarry.

3- The Whispering Pine Lodge

Esse hotel fica de frente para o lago Lochi, perto de Fort Williams e cerca de 1 hora de carro de Inverness.

The Whispering pine Lodge.
The Whispering pine Lodge.

Além das acomodações tradicionais, você pode se hospedar em chalés com a família toda no The Whispering cabins, que foi o que eu fiz.

As cabanas são todas mobiliadas e equipadas. Elas possuem varanda, sala de estar, cozinha aberta, quartos com banheiro privativo, lareira elétrica e vista do lago. É realmente incrível!

Black Sheep Hotels Cabins.
Black Sheep Hotels Cabins.
Black Sheep Hotels Cabins.
Black Sheep Hotels Cabins.
Black Sheep Hotels Cabins.

A paisagem do hotel é bem bonita! Para quem está sem carro fica mais difícil explorar a região, já que esse hotel é de fato mais afastado de tudo. No verão, em dias um pouco mais quentes, há pessoas que se arriscam a nadar no lago.

Lago Lochi. The Whispering Pine Lodge.
Lago Lochi. The Whispering Pine Lodge.
Lago Lochi. The Whispering Pine Lodge.

Eu realmente queria curtir o lugar e relaxar após dias viajando! Então só fiquei por ali mesmo! Inclusive esse é o único hotel da rede que possui um spa. Fiz uma massagem de 1 hora e foi muito boa!

The Whispering Pine Lodge.
Spa. The Whispering Pine Lodge.
Spa. The Whispering Pine Lodge.

Lá dentro encontramos o Burns bar e o restaurante de frente para o lago chamado The Lochside Brasserie, cuja especialidade são frutos do mar, mas tem outras opções também. Eu gostei!

Jantar no Lochside Brasserie.
Jantar no Lochside Brasserie.
Sobremesa. Lochside Brasserie.

BLACK SHEEP HOTELS, SCOTLAND

+44 1809 335021

reservations@blacksheephotels.com

www.blacksheephotels.com

Como escrevi no ínicio, eu me locomovi entre os 3 hotéis da rede com os ônibus da empresa Scotissh City Link , que é ótima! Possui ônibus novos e sempre chega no horário.

É preciso se atentar ao fato que o The Cluanie Inn e o The whispering Pine Lodge possuem pontos de ônibus em frente ao hotel, mas o Rokeby Manor não! Tive que andar 15 minutos para chegar  no ponto, e com malas.

Se você optar por não alugar carro saiba também que é muito difícil conseguir táxis e transfers na região, e quando se consegue costuma ser bem caro, então leve isso em conta ao montar seu roteiro.

Tenho certeza que apesar do clima chuvoso e frio, você vai gostar da Escócia!

Higlands. Escócia.

Para mais informações e dicas, acesse meu instagram @drdiegoviajando .

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Dr. Diego Viajando

Posts Relacionados

Onde comer na Bela Vista?

Bela Vista é um distrito situado na região central do município de São Paulo, que abrange os bairros do Morro dos Ingleses e Bixiga. É

Onde comer em Perdizes?

Perdizes é um distrito nobre de São Paulo que reúne os bairros de Perdizes, Vila Pompéia, Vila Anglo Brasileira, Sumaré e Pacaembu. Assim como outras

O que fazer na Cidade do Cabo?

A Cidade do Cabo (Cape Town em inglês) é uma das cidades preferidas dos brasileiros. Além de ser muito bonita, possui tantas atrações, que fica