English EN Portuguese PT Spanish ES

Roteiro pela Lapônia na Finlândia: Aurora Boreal no Northern Lights Village

Se você sempre quis ver o fenômeno da Aurora Boreal dentro de iglus de vidro e nunca soube por onde começar as pesquisas, saiba que a Finlândia é o local ideal para isso, principalmente na região da Lapônia. O melhor período para avistar é de setembro a abril.

Rovaniemi é a capital da Lapônia e o melhor ponto de chegada na região. Há voos direto de Helsinki, Londres, Amsterdã, Istambul e Tel Aviv. Eu optei por ir via Londres e voltar por Helsinki, inclusive você pode pegar o famoso trem do papai Noel da empresa VR(Santa Claus Express) que liga Helsinki a Rovaniemi, caso não queira ir de avião.

Nesse post vou contar um pouco da minha experiência nos resorts Northern Lights Village que ficam nas cidades de Saariselkä e Levi, duas cidades ao norte de Rovaniemi. Ambos são ótimas opções para quem sempre quis ver a aurora deitado numa cama dentro de um iglu de vidro(Aurora Cabin).

Como Chegar?

Você pode alugar carro ou ir de transporte público. Eu não tenho experiência em dirigir na neve, então achei muito mais prático fazer todos os trechos de ônibus com a Onnibus . Achei excelente a empresa. Podemos comprar todos os trechos no site. Os ônibus tem wifi e poltronas reclináveis.São super pontuais! Com certeza fiz uma ótima opção! O trecho de Rovaniemi a Saariselka durou aproximadamente 4h, enquanto o trecho de Rovaniemi a Levi durou aproximadamente 3h.

Ônibus super preparados para andar na neve.

info@onnibus.com

+358 600 02010

https://new.onnibus.com/home

Siga também eles no instagram .

Northern Lights Village- Saariselkä

Fiquei 2 dias hospedado no resort em Saariselkä. Sei que é muito pessoal, mas eu gostaria de ter ficado até mais, de tanto que gostei. São diversas atividades pagas a parte que eles oferecem. O mês escolhido para a visita foi janeiro de 2020 e as temperaturas chegam a -30 nessa época. Prepare-se com com bons casacos, gorros e luvas resistentes, porque realmente o frio é muito intenso.

Aurora Cabins

Os iglus são cabines de 29m² que podem acomodar até 4 pessoas se solicitado camas extras. O padrão são 2 camas de solteiro ou uma de casal. Todas as cabines tem wi-fi ilimitado, banho quente, tablet para chamadas, contato com recepção para solicitação de limpeza do quarto, secador de cabelos, mini bar com produtos pagos a parte e café/chá a vontade.

Aurora Cabin. Northern Lights Village Saariselkä.

Aurora cabin com aquecedor.

Em janeiro o sol nasce por volta das 9:40h e se põe por volta das 15:20h. Não há muito tempo de luz solar e o sol não passa da linha do horizonte. Em dias abertos é muito bonito ver esse fenômeno:

Pôr do sol: Northern Lights Village Saariselkä.

O nascer do sol também é um espetáculo a parte:

O céu fica dessa cor no amanhecer. Northern Lights Village Saariselkä.
Amanhecer. Northern Lights Village Saariselkä.

As janelas de todas as cabines possuem aquecedor para derreter a neve, bastando apertar um botão de dentro do quarto.

Atividades extras

O resort oferece diversas atividades pagas a parte. São experiências únicas e que valem muito a pena. Além das atividades de inverno que são essas que fiz e irei relatar, tem também atividades para o verão e outono para os que viajarem em outras épocas.

Acordando cedo para tour com huskies.

Tour Caça a Aurora com Snowmobile

Esse tour é imperdível! Tem duração de 3 horas (20:30h ás 23:30h). Devido ao frio intenso o próprio resort oferece as roupas apropriadas incluindo macacão, máscara Balaclava, luvas, botas, meias térmicas e capacete.

Preparado para um frio de -30º.

Com as roupas adequadas, eu achei tranquilo dirigir o Snowmobile, mesmo com o vento, porque a própria direção vai esquentando a mão e a Balaclava protege bem.

Esse tour de caça a Aurora(Aurora Hunting) pode também ser feito de outras maneiras sem ser de snowmobile, como Snowshoes ou trenó. Eu gostei bastante de dirigir o snowmobile e achei que vale a pena dessa forma porque caso você não veja a Aurora, pelo menos já compensa o fato de andar de snowmobile a noite. A Aurora Boreal é um fenômeno imprevisível, eu não tive muita sorte e ela estava bem fraca no dia do tour.

Ficamos por volta de 2 horas no acampamento com fogueira, esperando ela aparecer. Oferecem bebidas quentes e cookies. Foi uma noite incrível:

Fogueira no acampamento base para ver a Aurora Boreal.

Husky Safari

Esse tour é feito pela manhã. Você pode escolher por quanto tempo quer pilotar o trenó puxado pelos huskies. Tem a opção de 10km e 20km. Eu fiz o tour de 10km e achei de bom tamanho. No dia que fiz o passeio estava um frio tão, mas tão intenso, que até meus cílios e sobrancelhas congelaram. Eu não conseguia enxergar nada e precisava dos olhos para pilotar o trenó rs então pense na minha situação.

Não achei difícil controlar os huskies, mas tem que tomar cuidado para não acelerar demais e cair. As minhas mãos congelaram com o frio, diferentemente do Snowmobile que a direção esquenta as mãos, no trenó dos Huskies as mãos esfriam mais e mais por causa do vento. Recomendo usar luvas bem resistentes.

Quer pilotar um trenó puxado por Huskies?

Visita a fazenda com renas

Esse passeio fiz no Northern lights Village de Levi, mas você pode fazer no de Saariselkä também. A duração é de 2 horas(8:45h ás 10:45h), mas como tem um trajeto de 30 minutos do Northern Lights Village de Levi até a fazenda, acabamos saindo 8:15h.

Assim que chegamos na fazenda, fomos levados a uma casa de madeira construída há mais de 100 anos onde dão várias explicações das renas.

Fazanda com renas.

Depois andamos de trenó com os animais, mas dura apenas alguns minutos. É bem rápido!!!

Por último é hora de alimenta-las:

Uma manhã incrível em contato com as renas.

Achei bem interessante e diferente o tour. As renas são super bem tratadas e ficam soltas a maior parte do tempo. São animais que gostam muito de correr e  também são bem adaptadas ao frio.

Gastronomia

Tanto a unidade de Saariselkä, quanto a de Levi possuem apenas um restaurante, onde é servido café da manhã, almoço e jantar.

O café da manhã é servido das 7h às 10h e é estilo buffet com várias opções, incluindo pratos tradicionais finlandeses:

O jantar é incluído na diária de meia pensão. É maravilhoso e tem muitas opções.

Jantar estilo buffet. Northern lights Village Levi.
Salada e frios. Northern Lights Village Levi.
Pratos quentes. Northern Lights Village Levi.

Sobremesa.Northern Lights Village Levi.

Northern Lights Village Levi

Seguindo o mesmo estilo do Northern Loights Village de Saariselkä, a unidade de Levi também possui Aurora Cabins e oferece as mesmas atividades. O resort fica um pouco afastado do centro e estação de ski de Levi (aproximadamente 17km), então se estiver sem carro saiba que vai estar bem isolado.

Iglus de vidro. O sonho de ver a Aurora deitado e aquecido.

Aurora Cabin. Northern Lights Village Levi.

Contato

sales@northernlightsvillage.com

99830 Saariselkä

Muoniontie 1554, 99135 Sirkka

Siga também eles no instagram

https://www.northernlightsvillage.com/

Para reservar clique aqui

Para  mais informações e dicas acesse meu instagram @drdiegoviajando

 

 

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Dr. Diego Viajando

Posts Relacionados

Onde comer na Bela Vista?

Bela Vista é um distrito situado na região central do município de São Paulo, que abrange os bairros do Morro dos Ingleses e Bixiga. É