Mendoza é uma cidade na região argentina de Cuyo. Ela é o centro da região vinícola do país, famosa pelos Malbecs e outros vinhos tintos. Em suas muitas “bodegas”, é possível fazer degustações e passeios. A cidade tem ruas largas e arborizadas, além de muitas praças. Gostei muito de ter conhecido e entendi porque brasileiros gostam tanto desse lugar.
Como chegar em Mendoza?
Muitos combinam a cidade argentina com Santiago do Chile, devido a proximidade entre ambas. É possível pegar voo direto da Latam por exemplo, e a duração da viagem é de 1 hora.
As companhias aéreas que operam voos do Brasil para a região são: Latam, Gol e Aerolíneas Argentinas. Todas oferecem voos com escala em Buenos Aires, Córdoba ou Santiago.
É possível também chegar de ônibus. São 13 horas de Buenos aires até lá, e 17 horas de Salta. Eu fiz um trajeto com a Flecha Bus que é uma empresa boa da Argentina.

O que fazer em Mendoza?
1- Tour por vínicolas
Quando falamos em Mendoza logo pensamos nos vinhos, e não é para menos! A cidade possui os melhores vinhos do planeta e é um grande centro de produção, possuindo muitas “bodegas” na região.

Você pode conhecer as vínicolas agendando por conta própria se estiver de carro alugado e tiver alguém que não beba para dirigir( recomendo agendar com atencedência devido a limitação de vagas).
Há a opção de remis também, que são os translados autorizados, mas saiba que muitas delas são longe da área central e esse serviço pode sair caro.
Outra forma de conhecer é através dos tours com agências que passam por diversas vinícolas em um único dia. Você irá conhecer todo o processo de produção, terá degustação e terminará com um bom almoço. Eu sugiro a operadora Kahuak que oferece um pacote com boas vinícolas.
As regiões que abrigam as vínicolas são: Maipú, Valle de Uco e Lujan de Cuyo. São tantas que você não conseguirá visitar todas em uma única visita.
Mendoza tem mais de 1.200 vinícolas registradas. Dessas, pouco mais de 100 recebem turistas para visitas e degustações.
Aqui vai algumas sugestões: Pulenta Estate, Catena Zapata, Alandes, Salentein, Andeluna, Belasco de Baquedano, Chandon, Trapiche, Susana Balbo Wines, Casa Vigil, Familia Zuccardi , Tempus Alba, Carinae e The Vines.
2- Winebeetle
Esse é um passeio bem divertido a bordo de uma “multi-bici” para 12 pessoas:

O tour consiste em conhecer uma olivícola( produção de azeites) e a vinícola Tempus Alba, sendo o almoço opcional por lá.
Durante todo o trajeto é servido petiscos a vontade, além de vinhos, água e refrigernate:

O passeio começa por volta das 10h e termina às 14h com degustação e tour na vinícola Tempus Alba.

O custo é 3700 pesos(abril 2022).
+54 261 7164839
3- Montanha Aconcágua
Esse é um day tour que dura aproximadamente 12 horas. Eu fiz com a agência Kahuak e recomendo muito esse passeio!

Saímos às 8 horas em direção a Uspallata, que é um povoado bem charmoso, e depois seguimos para o parque Aconcagua, onde fizemos uma caminhada leve de 1 hora até o mirante da laguna de Horcones.

Como não chegamos no topo a mais de 6000 metros de altura, não sentimos muito os efeitos da altitude, mas ventou bastante no dia, por isso é aconselhável levar roupas térmicas e ir bem agasalhado.

Após um lanche nas montanhas fomos em direção a Puente del Inca, que é um lugar bem bonito para fotos. Também há comércio para compra de artesanatos lá:


Rivadavia 234, Mendoza City
+54 261 4238409
info@kahuak.com.ar
4-Plaza Independencia
É uma praça planejada e um ponto de encontro animado principalmente no entardecer. Possui árvores grandes, uma fonte semicircular e vendedores. Fica bem bonita na hora do pôr do sol!

5-Cañon del Atuel
Não cheguei a fazer esse passeio, mas para quem curte natureza parece ser uma ótima opção. Os day tours costumam incluir navegação no rio Atuel.

Onde comer em Mendoza?
1- Casa Vigil Palmares
Palmares é um shopping a céu aberto e por si só já vale a visita. O local é super agradável para um passeio! Com comida boa melhor ainda! A Casa vigil também é uma vinícola famosa de Mendoza e possui também restaurantes próprios.
Eu conheci a unidade de Palmares e me supreendeu!

Pedi o menu do dia que vem com uma sopa de abóbora de entrada:

O prato principal que experimentei foi o linguado com grão de bico:

A sobremesa não entra no menu do dia, mas recomendo pedir a torta de chocolate que é muito boa!

Ruta panamericana 2650, local D18, M5501 Godoy Cruz, Mendoza
2- Taco Aztecas
Para os amantes de comida mexicana esse é o lugar certo! A rede possui unidades espalhadas por Mendoza. Eu conheci a de Maipu, que fica dentro do complexo Il Mercato.
Aqui sugiro pedir as fajitas, que é um prato que nós mesmo montamos as tortillas com proteínas, molhos e outros acompanhamentos:

A sobremesa que escolhi foi a taça de oreo. Gostei!

Ozamis 710, Maipú, Mendoza
3- Fuente y Fonda
Esse restaurante é em homenagem as mães e avós que cozinham com tanto amor. Tudo é fresco e não há nada congelado.
Para começar, de entrada não pode faltar empanadas:

Os pratos são todos para compartilhar. Eu pedi a Fuente com churrasco de ternera que é carne de vaca, acompanhado de talharim e salada:

Uma sobremesa típica dessa região da Argentina é o Quesillo com frutas:

Montevideo 675, M5500 Mendoza
4- Cantina La Rambla
Esse é um restaurante familiar. Somos recepcionados pelos próprios donos! Ele fica dentro do centro catalão e o ambiente é muito bem decorado com peças que remetem a região da Catalunia.
Como um bom restaurante catalão, não pode faltar tortillas de entrada, com sabores variados:

O prato clássico da casa é a paella de frutos do mar que vem com mexilhões, camarões e outros mariscos:

A sobremesa que sugiro é a degustação dos cremes: Natilla, creme catalana e Borrachito( esse com teor alcoólico).

San juan 1436, Centro catalão 5500 Mendoza
5- Churrasquito
Fica dentro do complexo Arena Maipu que foi onde me hospedei. São especialistas em parrillas argentinas.

A entrada que pedi foi uma empanada de carne:

Além das carnes, tem peixes no cardápio. Eu pedi o abadejo com legumes grelhados:

A sobremesa que escolhi foi um mousse de chocolate. Esse é bem consistente como se fosse uma torta, e não um creme como estamos acostumados o Brasil.

J. A. Maza 470, M5515 Mendoza
instagram.com/churrasquitomendoza
Onde ficar em Mendoza?
Esplendor by Wyndham Mendoza
O Esplendor Mendoza é um hotel na Rota do Vinho, em Maipu, a 20 minutos do centro da cidade. Ele fica dentro do complexo Arena Maipu que possui cassino e restaurantes. Além disso é perto de muitas vinícolas.

As acomodações são divididas nas categorias: Concept King o Twin, Concept Triple, Suite King e VIP Suite King. Todas contam com minibar, banheira, cofre, Tv Lcd e secador de cabelo.



O hotel conta com spa e piscina coberta e ao ar livre, além de academia para prática de atividade física.


O café da manhã é incluído na diária e conta com frutas, iogurtes, pães e doces.


Emilio Civit, esquina Maza, Maipu (05515), Mendoza, Argentina
5492613452818
Para mais informações e dicas acesse meu instagram @drdiegoviajando .