English EN Portuguese PT Spanish ES

O que fazer em El Chaltén?

Se você vai viajar para Patagônia e já incluiu UshuaiaEl Calafate no seu roteiro, não deixe de visitar também El Chaltén, que é uma cidade bem bonita aos pés da montanha Fitz Roy.

A caminho de El Chaltén com a vista da montanha Fitz Roy.
El Chaltén com Fitz Roy.
El Chaltén.

Como chegar em El Chaltén?

A maneira mais fácil é pegar um avião até El Calafate, e de lá seguir por via terrestre( aproximadamente 220km de uma cidade para outra).

Uma empresa de ônibus que realiza essa rota é a Taqsa . Eu usei a empresa em um trecho e fiquei satisfeito com ela! Você pode comprar no site, na rodoviária, ou até mesmo na chegada ao aeroporto em El Calafate(pagando em pesos argentinos e usando câmbio paralelo).

Outra maneira de chegar lá é através de um day tour saindo de El Calafate. Eu fiz isso com a agência Brasileiros em Ushuaia , mas não voltei e fiquei por lá. Compensa dormir uns dias na cidade se tiver tempo. Eu deixei 3 dias para explorar tudo.

Õnibus Marga Taqsa que faz o trajeto El Calafate- El Chaltén.

Quando ir a El Chaltén?

A melhor época para ir a El Chaltén é durante o verão, entre os meses de dezembro e março, porque as temperaturas são mais agradáveis para fazer as trilhas e não tem tanta neve impedindo as caminhadas.

Eu fui no mês de abril e também peguei dias bonitos. A vantagem desse mês é que é baixa temporada, então os preços ficam mais acessíveis e não tem tanta gente na cidade. A desvantagem é que você encontrará muitos locais fechados, pois alguns moradores saem da cidade para passar férias em outro lugar.

Outra época tranquila para conhecer o lugar é entre outubro e novembro.

As cores do outono em El Chaltén. Abril 2022.

O que fazer em El Chaltén?

1- Mirador los Cóndores

Esse é um mirante onde frequentemente se avista condores. Para chegar lá é preciso fazer uma trilha leve com subida, que dura aproxiamadamente 40 minutos.

Mirador los Cóndores.

A vista de lá de cima é incrível! Eu não tive a sorte de ver condores, mas compensa porque vemos o Fitz Roy e a cidade do alto.

Mirador los Cóndores.

2- Cascata Chorillo del Salto

Essa cachoeira fica a 4 km de El Chaltén. Pode se chegar caminhando também, mas no meu caso como estava em um day tour, paramos de carro já na entrada.

Cascata Chorillo del Salto.

A água é bem gelada por isso ninguém entra. É um local de contemplação!

3- Laguna Capri e Laguna de los 3

Essa é uma trilha auto guiada que te leva aos pés do Fitz Roy. Eu fiz metade do caminho até a Laguna Capri( aproximadamente 5 horas ida e volta parando bastante). Para os mais aventureiros é possível seguir até a laguna de los 3( trajeto que leva muito mais tempo( 8 a 9 horas) e demanda um melhor condicionamento físico.

Laguna Capri.

Há a possiblidade de montar barraca no acampamento base Poincenot ou no acampamento base Río Blanco para quem quer seguir para laguna de los 3. Essa é uma alternativa para apreciar melhor e não passar o dia todo caminhando.

O ponto final dessa trilha é bem ingríme e demanda 1 hora de esforço. Veja mais detalhes aqui .

4- Alugar Bike

Considere alugar por algumas horas uma bike e percorrer a região. O custo é de 1000 pesos para 2 horas( abril 2022).

El Chaltén.
El Chaltén.

5-Lago del desierto + Laguna e Glaciar Huemul

Para mim esse é um passeio imperdível! O local fica bem longe do centro, então compensa contratar um day tour. Eu fiz com a agência Zona Austral e recomendo!

Laguna e Glaciar Huemul

Este é um trekking curto e autoguiado, de baixa dificuldade. Dura aproximadamente 45 minutos só de ida. Ao longo do caminho, você percorre grande parte da floresta de Lengas.

Trilha até o Glaciar Huemul.
Glaciar Huemul.
Laguna e Glaciar Huemul.

O lago del desierto, que é onde começa a trilha, também é muito bonito!

Lago del desierto.
Lago del desierto.

Zona Austral Turismo

Av. MM de Güemes 84, El Chalten

[email protected]

zonaaustralturismo.com

Isso foi tudo que consegui fazer em 3 dias! São os passeios mais recomendados, mas a cidade oferece muito mais para os amantes de Trekking. Confira aqui a lista completa de todos os passeios.

Onde ficar em El Chaltén?

1- Chalten Suites Hotel

É um dos melhors hoteis da cidade! A vista é incrível e o atendimento superou minhas expectativas!

Chalten Suites Hotel.
Chalten Suites Hotel.

São 33 quartos e todos contam com TV LED/ DirectTV e Internet, frigobar, guarda-roupa, secador de cabelo, cofre e chaleira elétrica.

 O meu quarto tinha vista para o Fitz Roy:

Chalten Suites Hotel.
Chalten Suites Hotel.

O restaurante Cesarino tem esse nome em homenagem a Cesarino Fava, montanhista e escritor italiano. Cesarino escalou e percorreu muitas montanhas na Patagônia Andina. O café da manhã servido lá conta com uma variedade de pães, frutas, doces, cereais, dentre outras opções.

Vista do café da manhã.

Av San Martin 27, El Chalten, Santa Cruz

+5492966499748 +54 2962 493213 / 493273

[email protected]

chaltensuiteshotel.com

Pra mais informações e dicas, acesse meu instagram @drdiegoviajando .


Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Dr. Diego Viajando

Posts Relacionados

Dicas de Edimburgo na Escócia

Edimburgo é a capital da Escócia no Reino Unido. Ela tem uma beleza única! A cidade é dominada pelo Castelo de Edimburgo construído sobre uma

O que fazer em Buenos Aires?

Buenos Aires, capital da Argentina, sempre foi um destino requisitado por brasileiros devido a proximidade com nosso país, e atualmente também devido aos preços que

Onde comer em Londres?

Londres é um dos destinos mais desejados por brasileiros e não é para menos! A cidade é bem animada e com muitas atrações. No quesito