English EN Portuguese PT Spanish ES

O que fazer em Ushuaia? Todas as dicas

Se você alguma vez já pensou em conhecer o fim do mundo, mas foi deixando os planos passarem por vários motivos, não espere mais! Coloque já a Patagônia argentina na sua lista! Tenho certeza que não vai se arrepender!

Ushuaia é uma cidade que fica no arquipélago da Terra do Fogo, no extremo da América do Sul. Localizada em uma colina íngreme, cercada pela cordilheira Martial e pelo canal Beagle. Ela serve como base para cruzeiros e passeios pela Antártida, mas mesmo se você não tem pretensão de conhecer o continente gelado, vale a pena colocar no seu roteiro.

Eu fiquei 8 dias pela região e vou detalhar tudo nesse artigo.

Ushuaia. Fim do mundo.

Como chegar em Ushuaia?

A maneira mais utilizada pelos viajantes para chegar na cidade é através do voo direto de Buenos Aires que dura em torno de 3:45h. Para nós brasileiros, foi anunciado pela Aerolíneas Argentinas que a partir de julho de 2022 teremos voo direto saindo de São Paulo.

Há também voos direto saindo de El Calafate. Inclusive um dos roteiros que mais valem a pena na Patagônia inclui esses 2 locais. Eu dou todas as dicas de El Calafate aqui .

Para os mais aventureiros é possível também chegar de ônibus, mas ninguém indica essa opção devido aos altos custos e a demora para finalizar o trajeto. O único acesso à cidade por via terrestre é feito pela Ruta nº 3, que se inicia em Buenos Aires, a cerca de 3.000km de distância.

Vista aérea de Ushuaia.

Quando ir a Ushuaia?

A resposta é: O ano Todo! Sim! Saiba que a cidade é muito bem estruturada para receber turistas o ano inteiro. A diferença entre a época escolhida está nas atrações visitadas. No inverno(com mais neve) é possível esquiar, fazer passeio de trenó e ver a cidade toda branquinha. Já no verão, quando os dias têm mais horas de sol e são menos gelados( apesar da amplitude térmica não ser muito alta entre as estações do ano), se vê mais pinguins na Ilha Martillo.

Normalmente os passeios são divididos de 01/10 até 31/03 e de 21/06 até 30/09.

Eu visitei Ushuaia em abril, que é considerada começo de baixa temporada e os preços também estão mais baixos. Gostei muito dessa época de transição, pois vi as atrações mais coloridas e algumas já com neve. A desvantagem desse período é não ver tantos pinguins no passeio.

O que fazer em Ushuaia?

Todas as atrações que conheci foram através da agência Brasileiros em Ushuaia , que tem atendimento eficiente e totalmente em portugûes. Você pode acertar tudo em real e parcelar. Vejam a cotação do dólar paralelo no momento.

Um serviço que eles têm que me ajudou muito é a contratação do chip de internet. Peguei na própria agência em Ushuaia e funcionou na hora.

Outra facilidade é o transfer de e para o aeroporto, além de translados saindo do hotel para todos os tours contratados.

Brasil

Rua: Doutor Orlando Feirabend Filho, 230 salas: 1108, 1110, 1112 e 1114. Centro Empresarial Aquarius By Helbor – Jardim Aquarius – SJCampos – SP – CEP: 12246-190 (12) 3500-0635

Argentina

San Martin nº 870 – Ushuaia – Argentina 54 2901 422157

[email protected]

www.brasileirosemushuaia.com.br

1- Navegação pinguinera

Como dito anteriormente eu visitei a cidade em abril de 2022, época em que já não se vê mais muitos pinguins. Tanto é que não consegui fazer a Pinguinera terrestre, que é o passeio em que descemos e andamos perto deles.

A navegação, que foi o passeio que fiz, teve duração de 4 horas. Saímos 15h e regressamos ás 19h.

Navegação pinguinera.

Nesse passeio, observamos lobos marinhos, aves locais e no dia que fui até baleia. Além disso curtirmos paisagens perfeitas e uma linda visão dos Andes. Passamos também por Puerto Williams no Chile, que de fato é a cidade mais austral do planeta e “divide com Ushuaia o título de fim do mundo”.

Lobos marinhos.

O momento mais esperado do dia é a visita à Ilha Martillo, onde paramos por um tempo e, da embarcação, observamos os pinguins em seu habitat natural.

Pinguins. Ilha Martillo.

2-Laguna Esmeralda

Essa é uma trilha de dificuldade média que tem como ponto final uma lagoa bem esverdeada que é a Laguna Esmeralda.

O passeio todo dura em torno de 6/7 horas. Saímos ás 8h e voltamos por volta das 15h. Peguei um dia com muita neve e barro(esse já é comum, portanto tem que ir bem preparado a se sujar).

Laguna Esmeralda com muita neve.

O trajeto em si não achei tão cansativo, mas tem que ter botas adequadas e roupas térmicas impermeáveis, pois estamos sujeitos a variações climáticas. A altitude que chegamos é 411 metros acima do nível do mar, então quanto a isso não temos problemas(não é tão alto). A dificuldade maior para mim, foi mesmo o caminho com muita lama.Temos que ir com cuidado! Fora isso se você está acostumado a fazer trilhas é tranquilo.

Fomos acompanhados por 2 guias. Na chegada a lagoa tem um lanche já incluído no passeio.

Laguna Esmeralda.
Laguna Esmeralda com neve.

3- Trekking Laguna de Los Tempanos e Glaciar Vinciguerra

Essa na minha opinião já é uma trilha bem mais pesada, pois envolve subida e caminho com muito barro. Temos que ir atentos o percurso todo para não escorregarmos. Além disso o percurso é bem grande(aproximadamente 13km ida e volta) sendo um passeio bem demorado. Saímos 8:30h e voltamos por volta das 17:30h.

Glaciar Vinciguera.

O trajeto é muito bonito e acaba valendo qualquer esforço. O ponto final é a laguna de los Tempanos que é bem clara e verde:

Laguna de los Tempanos.

Essa trilha também inclui um lanche com sanduiche, alfajor e suco na chegada ao ponto final, que é aproximadamente 800 metros acima do nível do mar.

Laguna los Tempanos com Glaciar Vinciguera átras.

4-Expedição offroad

Esse é um passeio bem recomendado em um carro 4×4. Aqui exploramos lindíssimas paisagens da região dos lagos de Ushuaia. Durante as 5h30 de passeio, visitamos grandes marcos naturais e turísticos da Tierra del Fuego, em um caminho repleto de bosques, rios e castoreiras.

Lago Fagnano. Expedição offroad.

Durante o percurso, passamos pelo lago Escondido e lá podemos fazer passeio de caiaque,

Caiaque. lago Escondido.

Na parte do final do passeio, paramos no bosque para almoçar uma parrilla feita na hora:

Expedição off road.

Há opção de fazer esse day tour tanto no período da manhã, quanto no período da tarde.

5- Parque nacional Tierra del Fuego e trem do fim do mundo

Eu fiz esse passeio em um tour bem completo da agência Brasileiros em Ushuaia chamado Mega Tour.

Saímos ás 8h e a primeira parada foi a estação de trem. Lá, devemos pagar o ingresso do parque nacional no valor de 2100 pesos argentinos(abril 2022). Temos opção de fazer o trajeto de 1 hora no famoso tren del fin del mundo(ticket pago a parte). As paisagens na minha opinião não foram tão impressionantes e é um trajeto bem rápido, mas mesmo assim gostei de ter feito o passeio.

Tren del fin del mundo.
Tren del Fin del mundo.

Ao final do passeio de trem, todos se reencontram para ir ao Correio do Fim do Mundo. Lá, é possível carimbar os passaportes com a marca do “Fim do Mundo” e até enviar um postal para amigos e familiares (o correio é aberto apenas no verão).

Correio do fim do mundo.

Nesse day tour entramos no parque nacional Tierra del Fuego, o mais austral do planeta e o único na Argentina que apresenta combinação de montanha, lago e mar.

Parque nacional Tierra del fuego.

Um diferencial desse mega Tour que fiz, é terminar com uma trilha ao Glaciar Martial, que é a montanha que fica perto do centro de Ushuaia e inclusive também é uma trilha auto guiada, mas nesse caso fomos com um guia que nos acompanhou.

Glaciar martial.

6- Sobrevoo de helicóptero

Não tem melhor maneira de conhecer Ushuaia do que sobrevoando a cidade. O Sobrevoo é de 30 minutos e custa 370 dólares(abril 2022).

Passeio de Helicóptero em Ushuaia.

O voo acontece com hora marcada e depende das condições climáticas. São 3 pessoas +  o piloto no total. Tem uma parada de 10 minutos na Cordilheira. Lá fazemos um brinde e tiramos fotos:

Lagoa vista de cima.
Ushuaia vista de cima.
Parada na cordilheira.

Luis Pedro Fique N° 119 (Antiguo Aeropuerto) • Ushuaia C.P. 9410 • Tierra del Fuego – Argentina

+54 2901 444 444

[email protected]

www.heliushuaia.com.ar

7- Ushuaia City Tour

Uma maneira prática e rápida de conhecer a cidade é através desse ônibus que faz um percurso de 15 km em aproximadamente 1 hora e 15 minutos.

Ushuaia City Tour.
Ushuaia.

As saídas são em frente ao porto de outubro a maio: 10:30, 12:30, 15:30 e 17:30hs. O valor do ingresso é 1800 pesos(abril 2022).

Av. Maipú 499-593, Ushuaia, Tierra del Fuego

+54 9 2901 582400

[email protected]

www.ushuaiacitytour.com

Onde ficar em Ushuaia?

1- Arakur Resort & Spa

Essa é sem dúvidas a melhor opção para quem gosta de hotel de luxo. O diferencial do Arakur é poder estar na colina com uma vista privilegiada e poder desfrutar de um spa com piscinas e jacuzzis aquecidas.

Arakur. Resort & Spa.

As acomodçãoes são divididas nas categorias: Doble Superior, Twin deluxe, Triple e Senior Suite. São 88 acomodações dobles , 20 Twin Deluxe, 6 Triples Deluxe e 3 Senior Suites com vista panorâmica do canal Beagle e da cidade.

Eu me hospedei em um quarto com vista para a bahia:

Suite. Arakur Resort & Spa.
Suite. Arakur Resort & Spa.
Arakur Resort & Spa.

O restaurante La Cravia serve café da manhã com variedades de doces como brownie, muffin, biscoitos, medialunas e muito mais. Há opções salgadas como omelete, pães, queijos e frios:

Café da manhã. Arakur Resort & Spa.
Café da manhã. Arakur Resort & Spa.
Caé da manhã. Arakur resort & Spa.

O hotel conta com academia, piscina indoor/outdoor e jacuzzis aquecidas. O melhor do dia é poder chegar do passeio e relaxar no spa:

Piscina Outdoor com vista.
Piscina indoor aquecida.
Academia. Arakur Resort & Spa.

O Arakur conta com transfer para o centro em alguns horários especificados. Isso ajuda muito o deslocamento, já que o resort é afastado.

Cerro Alarkén 1
(9410) Ushuaia, Tierra del Fuego, Argentina

Tel. +54 (2901) 44 2900

[email protected]

arakur.com

2- Hotel Los Naranjos

Essa é uma ótima opção para quem deseja ficar no centro, bem localizado e não gastar muito. O Hotel tem um excelente custo benefício!

Hotel Los Naranjos.

O Hotel conta com acomodações para 1, 2,3, 4  e até 5 pessoas. É uma ótima opção para famílias, já que os quartos são bem amplos. Eu me hospedei em uma suite com 1 cama de casal e 1 cama de solteiro.

Acomodação tripla. Hotel Los Naranjos.
Acomodação tripla. Hotel Los Naranjos.

São 38 acomodações no total sendo 25 com vista ao Canal de Beagle e 13  com vista para Cordilheira.

O meu quarto tinha vista para o letreiro de Ushuaia e canal. O nascer do sol era simplesmente incrível!

Nascer do sol. Hotel Los Naranjos.
Nascer do sol. Hotel Los Naranjos.

O Los Naranjos conta com café da manhã estilo buffet. Há opções de frutas, iogurte, cereais, pães e frios:

Café da manhã. Hotel Los Naranjos.

AV. SAN MARTÍN 1446 USHUAIA

54 9 2901-527461

losnaranjosushuaia.com

Onde comer em Ushuaia?

1- Casa de los Mariscos

Esse é um restaurante no centro de Ushuaia, especializado em paellas, mariscos e Centollas(caranguejo gigante). Se você assim como eu gosta de frutos do mar, vale a pena dar uma conferida.

Eu pedi as empanadas de centollas para entrada e gostei muito do sabor:

Entrada. Empanadas.

Os pratos principais são bem servidos. Uma sugestão é a Centolla provençal:

Centolla provençal. Casa de los Mariscos.

Uma sobremesa local que vale a pena provar é o bombom de Calafate, que é uma fruta da região:

Sobremesa. Bombom Calafate.

Av. San Martín 245, V9410 Ushuaia

instagram.com/lacasadelosmariscos

2- Resto Bartolomé

Localizado dentro do hotel Altos Ushuaia, esse restaurante conta com um cardápio bem variado.

A entrada sugerida é a Rabas com maionese de alho que é lula a dorê:

Rabas com maionese de alho.

Gostei muito dos peixes de Ushuaia. O Salmão com legumes grelhados é uma ótima pedida!

Salmão empanado com legumes grelhados.

Para quem gosta de chocolate, sugiro o brownie com sorvete de sobremesa:

Sobremesa. Brownie com sorvete.

Luis Fernando Martial, Hotel Altos Ushuaia, Tierra del Fuego

www.altosushuaia.com

3- Restaurante  Reinamora 

Localizado no hotel de luxo Los Cauquenes, esse restaurante conta com pratos típicos da culinária patagônica e também da cozinha internacional.

Uma entrada que provei e gostei bastante foi Pulpo salteado com purê de batata, que é polvo com um preparo exclusivo:

Entrada. Pulpo salteado.

Em Ushuaia tem que experimentar a carne de cordeiro:

Cordeiro patagônico.

A sobremesa que eu escolhi foi a torta de frutas vermelhas. Muito boa!

Sobremesa. Torta de frutas vermelhas.

De la Ermita 3462, Barrio Bahía Cauquén, Hotel Los Cauquenes, Ushuaia

4- Yamana Bar

Esse local é ótimo para apreciar a paisagem da cidade. O Cardápio é bem variado. Possui opções de lanches, petiscos, doces e pratos para almoço e jantar.

Entrada. Camarões empanados.

Os argentinos comem muito milanesa. Eu pedi a de merluza com salada e o prato veio super bem servido com 2 pedaços:

Milanesa de merluza com salada. Yamana Bar.

Não deixe de experimentar a torta de chocolates que eles possuem no cardápio. Gostei bastante!

Sobremesa. Torta de chocolate.

Esquina, Av. Prefectura Naval & 12 de Octubre

instagram.com/yamanabargds

5-La Cabaña Beer Point

Um bom local para lanchar e tomar cerveja! O La Cabaña Beer point fica dentro do Hotel Cumbres del Martial. É super aconchegante e compensa muito fazer uma visita lá. A noite eles acendem fogueira e tem música do lado de fora.

La Cabaña beer point.

Além das bebidas, o cardápio conta com sanduiches, pizzas e outros petiscos:

Pizza de cebola caramelizada.

 Luis Fernando Martial 3560, V9410 Ushuaia

instagram.com/lacabanabeerpoint

6- Triumph Café

Esse é o local ideal para os amantes de motocicletas! O café possui várias unidades no mundo todo e em Ushuaia fica localizado na rua mais movimentada do centro.

Triumph Café Ushuaia.

O cardápio conta até mesmo com combos de sushis, além de outros prataos tradicionais da Patagônia:

Combo de Sushi. Triumph Café.

Tem algumas opções de doces. Eu sugiro a torta de Oreo. É muito boa!

Sobremesa. Torta de Oreo.

Av. San Martín 1130 B, V9410 Ushuaia

instagram.com/triumphcafeushuaia

7- Usushi 

Se você gosta de comida japonesa, esse restaurante faz delivery ou take away. Eu gostei muito do combo de sushis que pedi. Achei bem diferente dos que como no Brasil. O local fica aberto no período noturno.

Combo de sushi. Usushi.

Gdor. Paz 899-949, V9410 Ushuaia

instagram.com/usushi.ushuaia

8- Honecker Chocolates

 Essa foi a loja que entrei que mais gostei! Os chocolates, alfajores e doces de leite são realmente muito bons! A caixa de mini alfajores e os alfajores tradicionais foram os melhores que provei na Argentina:

Alfajores. Honecker chocolates.
Doce de leite. Honecker chocolates.

Não tem como vir aqui e levar pouca coisa. Os preços são razoáveis se levarmos em conta a qualidade dos produtos.

Honecker chocolates.

Além dos doces com chocolates, tem também geleias, licores e bolachas:

Honecker Chcolates.

Av. San Martín 880, V9410BFV Ushuaia

instagram.com/honecker

O Drdiegoviajando visitou Ushuaia a convite do Visita Ushuaia . Para mais informações e dicas acesse meu instagram @drdiegoviajando .

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Dr. Diego Viajando

Posts Relacionados

Dicas de Dublin na Irlanda

Dublin é a capital e maior cidade da Irlanda. Muitos brasileiros vivem por lá. Se você não tem intenção de morar,  mas apenas turistar, leia

Dicas do Porto em Portugal

O Porto é a segunda maior cidade de Portugal e uma das preferidas dos turistas. Compensa colocar a cidade no seu roteiro e ficar pelo