El Calafate é conhecida por ser base de acesso ao Parque Nacional Los Glaciares, que abriga a gigantesca geleira Perito Moreno. O local é bem charmoso e é rodeado pelo lago Argentino. Com certeza é um destino imperdível na Patagônia.
Eu fiz um roteiro de 4 dias na cidade, combinando com Ushuaia e El Chalten. Deu para conhecer bem a região!
Como chegar em El Calafate?
Há voos direto de Ushuaia e Buenos Aires com a Aerolíneas Argentinas e a low cost Jetsmart. Há também opção de ônibus, mas são trechos bem demorados e com conexões.
Uma alternativa, é chegar em Rio Gallegos de avião e de lá pegar ônibus com a empresa Marga Taqsa .
O que fazer em El Calafate?
1- Passeio às passarelas do Perito Moreno
Para quem deseja avistar a grande geleira de cima e não se importa em fazer caminhada leve, essa é uma ótima maneira para contemplar essa maravilha da natureza e tirar belas fotos.
Eu fiz esse e outros tours com a Brasileiros em Ushuaia que também oferece passeios através da agência Brasileiros em El Calafate . Você pode pagar em reais e parcelar. O atendimento é todo em português e tem a opção de sair do Brasil já com todos os passeios certos.
Ás 7:45h o ônibus nos pegou no hotel, e então percorremos por cerca de 2 horas até a entrada do Parque Nacional Los Glaciares.
Atenção: Para a entrada no parque nacional é necessário pagar em espécie AR$2520 (abril 2022). Essa entrada vale somente para 1 dia , sendo que se você fizer outro passeio no dia seguinte que envolva outra entrada no parque, a mesma sai pela metade do preço. Se for residente ou estudante tem desconto na tarifa, e aposentado não paga.
Chegamos no parque nacional por volta das 10h e tivemos tempo livre para ficar por 4 horas pelas passarelas. Pode parecer tempo demais, mas para quem gosta de tirar fotos, tem várias trilhas que podemos percorrer (vermelha, amarela, azul e verde).
Ás 14h regressamos ao ônibus e chegamos 16h no hotel em El Calafate. Como não há almoço incluído, é recomendado levar um lanche e comer por lá mesmo.
As passarelas são bem sinalizadas e tranquilas para se andar, mas saiba que há muitas subidas e descidas no caminho. Há alguns mirantes principais cujo acesso é mais fácil, e não precisa andar tanto.
2- Mini Trekking no Perito Moreno
Uma outra forma de conhecer a geleira é através do passeio que inclui uma mini caminhada no gelo de aproximadamente 1 hora.
Esse é um passeio bem disputado e com vagas limitadas, portanto é recomendado reservar antes para não correr o risco de ficar sem sua vaga, principalmente em alta temporada.
Eu consegui fazer a reserva desse tour com a agência brasileira Funny Times que tem sede em Buenos Aires, mas que também atua na Patagônia. O atendimento foi excelente!
O day tour apresenta várias etapas. Eu reservei com transfer, então às 9h foram nos pegar no hotel. Após 2 horas de estrada chegamos por volta das 11 horas na entrada do parque nacional los glaciares e após pagar entrada fomos até as passarelas. Lá podemos ficar 2 horas.
Atenção: Esse tour não é exclusivo de passarelas, então o tempo que ficamos por lá é menor se comparado a outros passeios exclusivos. Para quem não se preocupa em tirar tantas fotos do Perito Moreno e consegue ser bem rápido, esse é o tempo ideal e esse passeio já se torna bem completo.
Depois do tempo nas passarelas, é hora de pegar o barco e navegar até um ponto de apoio onde após desembarque, é necessário fazrs uma caminhada de aproximadamente 30 minutos em terra, para só então chegar bem perto da parte com gelo, colocar grampones no sapato(incluso no tour), e começar o mini trekking.
A caminhada no gelo é relativamente tranquila e pessoas de várias idades fazem, mas tem que andar com muito cuidado e seguir todas as instruções para não cair e se machucar. O tempo que levamos lá dentro é de 45 minutos/ 1 hora, com passagens em labirintos e vistas panorâmicas.
Chegamos por volta das 19h de volta ao hotel, visto que tivemos que voltar caminhando até a base de apoio, pegar o barco novamente até o ônibus, e depois pegar estrada.
Atenção: Não há paradas para almoço nesse passeio, portanto todos devem levar o próprio lanche.
Obs: Eu não fiz, mas tem opção de conhecer o Perito Moreno também através de caiaque. Todos que fazem esse passeio gostam. Fica a dica!
Funny Times Travel & Tours
(+54 9 11) 5228-8603
info@funnytimestravel.com
3- Passeio a Todo Glaciares
O Tour é bem interessante porque passamos perto de vários icebergs e temos vistas incríveis através de um passeio de barco.
Saímos ás 7h do hotel. Após passarmos pela entrada do Parque Nacional Los Glaciares e pagarmos a entrada, nos dirigimos ao barco que nos leva em varios pontos específicos. Por volta das 13 horas tivemos uma parada para almoço em um local bem bonito(quem quiser também pode levar o próprio lanche).
Reservei esse passeio também com a Brasileiros em Ushuaia/ Brasileiros em El Calafate .
4- Day Tour para El Chalten
El Chalten é um povoado bem pequeno que fica a cerca de 2 horas de carro de El Calafate. É conhecido por ser base para várias trilhas com vista para a montanha Fitz Roy. Muitos não fazem somente um day tour para a cidade, mas dormem por lá para poderem caminhar todos os dias.
Eu fiz o passeio saindo de El Calafate, mas aproveitei e fiquei na cidade de El Chalten, não voltando. Visitamos o Mirador los Condores e a cachoeira Chorillo del Salto.
A trilha para o mirante Los Condores leva aproximadamente 45 minutos de subida e é de baixa complexidade. A vista lá de cima é realmente demais!
A cachoeira Chorillo del Salto também é bem bonita e cercada por uma paisagem repleta de árvores coloridas:
O day tour com a Brasileiros em Ushuaia inclui almoço também.
Brasileiros em Ushuaia
Rua: Doutor Orlando Feirabend Filho, 230 salas: 1108, 1110, 1112 e 1114. Centro Empresarial Aquarius By Helbor – Jardim Aquarius – SJCampos – SP – CEP: 12246-190 (12) 3500-0635
Argentina San Martin nº 870 – Ushuaia – Argentina 54 2901 422157
info@brasileirosemushuaia.com.br
www.brasileirosemushuaia.com.br
Onde ficar em El Calafate?
Hotel Xelena & Suites
Esse é sem dúvidas um dos melhors locais para se hospedar em El Calafate. O Xelena é 5 estrelas e possui quartos com vista para o lago. O hotel fica mais afastado do centro em uma área tranquila. Há serviço de transfer de e para o centro em horários determinados.
Os quartos contam com camas king size, tv tela plana, WI-FI, Frigobar, cofres, Secador de cabelo, roupões/chinelos, Piso aquecido, Ar-condicionado,Chaleira Elétrica (Standard Vista Lago e Suíte Júnior) e Máquina de café Nespresso (Suite Luxo e Suite Presidencial).
O hotel possui um spa onde é possível receber tratamentos de saúde e beleza, massagens corporais e terapias aromáticas.
Há também sauna seca e piscina aquecida com vista para as águas do Lago Argentino. Tem uma temperatura que varia entre 30 e 36 graus.
Para quem não consegue ficar sem malhar, há também uma academia com alguns aparelhos:
O café da manhã conta com variedade de doces como alfajores, brownie, tortas, bolos e etc. Além de frutas, iogurtes, sucos, medialunas, vegetais, ovos e muito mais.
Há uma área externa chamada Horta y Fuegos que é um espaço para os hóspedes desfrutarem dos jardins do hotel com produtos locais da horta. Nos fins de tarde é possível apreciar uma sangria com espetinhos:
René Favaloro 3500 El Calafate, Santa Cruz – Patagonia Tel: +54 2902 496201 / 496202 / 496203 Tel reservas: +54 11 4328-1340
Wsp:+549115376-7971
reservas@xelena.com.ar
Você pode consultar preços aqui .
Onde comer em El Calafate?
1-Rancho Aparte
Não é um restaurante, mas sim uma experiência gastronômica! O Gabo, dono do local, recebe os clientes e monta a mesa com todo capricho. Normalmente são pessoas de várias partes do mundo reunidas batendo papo, apreciando bons vinhos e boas comidas.
Para começar, provamos uma sopa de abóbora que estava muito boa!
O prato principal selecionamos previamente no ato da reserva. Eu pedi o cordeiro com batatas. Aprovado!
A sobremesa também foi uma surpresa! Um brownie com sorvete de Cassis:
Calle 1008 N.° 437 – Villa Parque Los Glaciares – El Calafate, Patagonia Argentina
2-La Tablita
Esse é um ótimo restaurante para comer o tradicional cordeiro patagônico. O menu também conta com outros pratos tradicionais como provoleta e peixes locais.
A porção de cordeiro veio bem servida. Pedi legumes grelhados de acompanhamento:
Para sobremesa escolhi o mousse de chocolate com frutas:
Cnel. Rosales 28, El Calafate, Santa Cruz
instagram.com/latablitaelcalafate
3- La Zaina
Restaurante com a proposta gastronômica típica patagônica e com um ambiente super aconchegante:
De entrada, sugiro pedir o Tostón com hummus e legumes grelhados. É muito bom!
Um prato principal bem caprichado é o salmão com purê:
Uma sobremesa bem pedida é o Flan con doce de leite:
O atendimento é nota 10! Gostei muito desse lugar e recomendo!
Gdor. Gregores 1057, El Calafate, Santa Cruz
instagram.com/lazainarestaurant
4-El Alambique
Esse restaurante fica dentro do hotel Kau Yatún e é aberto ao público.
Além do ambiente, os pratos também são bem sofisticados e o cardápio conta com opções como risoto de frutos do mar, truta e Guanaco( llama):
Estando em El calafate, tem que experimentar a fruta calafate. Sugiro o Brownie com sorvete:
Calle Ushuaia 398, El Calafate
instagram.com/elalambiqueresto
Para mais informações e dicas, acesse meu instagram @drdiegoviajando .