English EN Portuguese PT Spanish ES

Dicas de El Calafate: O que fazer?

El Calafate é conhecida por ser base de acesso ao Parque Nacional Los Glaciares, que abriga a gigantesca geleira Perito Moreno. O local é bem charmoso e é rodeado pelo lago Argentino. Com certeza é um destino imperdível na Patagônia.

Letreiro El Calafate.

Eu fiz um roteiro de 4 dias na cidade, combinando com Ushuaia e El Chalten. Deu para conhecer bem a região!

Glaciar Perito Moreno. El Calafate.

Como chegar em El Calafate?

Há voos direto de Ushuaia e Buenos Aires com a Aerolíneas Argentinas e a low cost Jetsmart. Há também opção de ônibus, mas são trechos bem demorados e com conexões.

Uma alternativa, é chegar em Rio Gallegos de avião e de lá pegar ônibus com a empresa Marga Taqsa .

O que fazer em El Calafate?

1- Passeio às passarelas do Perito Moreno

Para quem deseja avistar a grande geleira de cima e não se importa em fazer caminhada leve, essa é uma ótima maneira para contemplar essa maravilha da natureza e tirar belas fotos.

Passarelas. Perito Moreno.

Eu fiz esse e outros tours com a Brasileiros em Ushuaia que também oferece passeios através da agência Brasileiros em El Calafate . Você pode pagar em reais e parcelar. O atendimento é todo em português e tem a opção de sair do Brasil já com todos os passeios certos.

 Ás 7:45h o ônibus nos pegou no hotel, e então percorremos por cerca de 2 horas até a entrada do Parque Nacional Los Glaciares.

Atenção: Para a entrada no parque nacional é necessário pagar em espécie AR$2520 (abril 2022). Essa entrada vale somente para 1 dia , sendo que se você fizer outro passeio no dia seguinte que envolva outra entrada no parque, a mesma sai pela metade do preço. Se for residente ou estudante tem desconto na tarifa, e aposentado não paga.

Chegamos no parque nacional por volta das 10h e tivemos tempo livre para ficar por 4 horas pelas passarelas. Pode parecer tempo demais, mas para quem gosta de tirar fotos, tem várias trilhas que podemos percorrer (vermelha, amarela, azul e verde).

Glaciar Perito Moreno visto das passarelas.
Glaciar Perito Moreno visto das passarelas.

Ás 14h regressamos ao ônibus e chegamos 16h no hotel em El Calafate. Como não há almoço incluído, é recomendado levar um lanche e comer por lá mesmo.

As passarelas são bem sinalizadas e tranquilas para se andar, mas saiba que há muitas subidas e descidas no caminho. Há alguns mirantes principais cujo acesso é mais fácil, e não precisa andar tanto.

2- Mini Trekking no Perito Moreno

Uma outra forma de conhecer a geleira é através do passeio que inclui uma mini caminhada no gelo de aproximadamente 1 hora.

Esse é um passeio bem disputado e com vagas limitadas, portanto é recomendado reservar antes para não correr o risco de ficar sem sua vaga, principalmente em alta temporada.

Eu consegui fazer a reserva desse tour com a agência brasileira Funny Times que tem sede em Buenos Aires, mas que também atua na Patagônia. O atendimento foi excelente!

O day tour apresenta várias etapas. Eu reservei com transfer, então às 9h foram nos pegar no hotel. Após 2 horas de estrada chegamos por volta das 11 horas na entrada do parque nacional los glaciares e após pagar entrada fomos até as passarelas. Lá podemos ficar 2 horas.

Atenção: Esse tour não é exclusivo de passarelas, então o tempo que ficamos por lá é menor se comparado a outros passeios exclusivos. Para quem não se preocupa em tirar tantas fotos do Perito Moreno e consegue ser bem rápido, esse é o tempo ideal e esse passeio já se torna bem completo.

Barco para o Perito Moreno.

Depois do tempo nas passarelas, é hora de pegar o barco e navegar até um ponto de apoio onde após desembarque, é necessário fazrs uma caminhada de aproximadamente 30 minutos em terra, para só então chegar bem perto da parte com gelo, colocar grampones no sapato(incluso no tour), e começar o mini trekking.

Mini Trekking. Perito Moreno.

A caminhada no gelo é relativamente tranquila e pessoas de várias idades fazem, mas tem que andar com muito cuidado e seguir todas as instruções para não cair e se machucar. O tempo que levamos lá dentro é de 45 minutos/ 1 hora, com passagens em labirintos e vistas panorâmicas.

Mini trekking. Perito Moreno.
Labirintos. Perito Moreno.
Mini trekking. Perito Moreno.

Chegamos por volta das 19h de volta ao hotel, visto que tivemos que voltar caminhando até a base de apoio, pegar o barco novamente até o ônibus, e depois pegar estrada.

Atenção: Não há paradas para almoço nesse passeio, portanto todos devem levar o próprio lanche.

Obs: Eu não fiz, mas tem opção de conhecer o Perito Moreno também através de caiaque. Todos que fazem esse passeio gostam. Fica a dica!

Funny Times Travel & Tours

(+54 9 11) 5228-8603

[email protected]

funnytimestravel.com/

3- Passeio a Todo Glaciares

O Tour é bem interessante porque passamos perto de vários icebergs e temos vistas incríveis através de um passeio de barco.

Tour Todo Glaciares.
Tour Todo Glaciares.
Tour Todo Glaciares.

Saímos ás 7h do hotel. Após passarmos pela entrada do Parque Nacional Los Glaciares e pagarmos a entrada, nos dirigimos ao barco que nos leva em varios pontos específicos. Por volta das 13 horas tivemos uma parada para almoço em um local bem bonito(quem quiser também pode levar o próprio lanche).

Parada para almoço. Tour Todo Glaciares.

Reservei esse passeio também com a Brasileiros em UshuaiaBrasileiros em El Calafate .

4- Day Tour para El Chalten

El Chalten é um povoado bem pequeno que fica a cerca de 2 horas de carro de El Calafate. É conhecido por ser base para várias trilhas com vista para a montanha Fitz Roy. Muitos não fazem somente um day tour para a cidade, mas dormem por lá para poderem caminhar todos os dias.

El Chalten e a vista do Fitz Roy.

Eu fiz o passeio saindo de El Calafate, mas aproveitei e fiquei na cidade de El Chalten, não voltando. Visitamos o Mirador los Condores e a cachoeira Chorillo del Salto.

Mirador Los Condores. El Chalten.

 A trilha para o mirante Los Condores leva aproximadamente 45 minutos de subida e é de baixa complexidade. A vista lá de cima é realmente demais!

Mirante Los Condores com vista para o Fitz Roy.

A cachoeira Chorillo del Salto também é bem bonita e cercada por uma paisagem repleta de árvores coloridas:

Cachoeira Chorillo del Salto.

O day tour com a Brasileiros em Ushuaia inclui almoço também.

Brasileiros em Ushuaia

Rua: Doutor Orlando Feirabend Filho, 230 salas: 1108, 1110, 1112 e 1114. Centro Empresarial Aquarius By Helbor – Jardim Aquarius – SJCampos – SP – CEP: 12246-190 (12) 3500-0635

Argentina San Martin nº 870 – Ushuaia – Argentina 54 2901 422157

[email protected]

www.brasileirosemushuaia.com.br

Onde ficar em El Calafate?

Hotel Xelena & Suites

Esse é sem dúvidas um dos melhors locais para se hospedar em El Calafate. O Xelena é 5 estrelas e possui quartos com vista para o lago. O hotel fica mais afastado do centro em uma área tranquila. Há serviço de transfer de e para o centro em horários determinados.

Hotel Xelena & Suites.

Os quartos contam com camas king size, tv tela plana, WI-FI, Frigobar, cofres, Secador de cabelo, roupões/chinelos, Piso aquecido, Ar-condicionado,Chaleira Elétrica (Standard Vista Lago e Suíte Júnior) e Máquina de café Nespresso (Suite Luxo e Suite Presidencial).

Xelena Hotel & Suites.
Xelena Hotel & Suites.

O hotel possui um spa onde é possível receber tratamentos de saúde e beleza, massagens corporais e terapias aromáticas.

Há também sauna seca e piscina aquecida com vista para as águas do Lago Argentino. Tem uma temperatura que varia entre 30 e 36 graus.

Spa. Xelena Hotel & Suites.
Spa. Xelena Hotel & Suites.

Para quem não consegue ficar sem malhar, há também uma academia com alguns aparelhos:

Academia. Xelena Hotel & Suites.

O café da manhã conta com variedade de doces como alfajores, brownie, tortas, bolos e etc. Além de frutas, iogurtes, sucos, medialunas, vegetais, ovos e muito mais.

Café da manhã. Xelena hotel & Suites.

Há uma área externa chamada Horta y Fuegos que é um espaço para os hóspedes desfrutarem dos jardins do hotel com produtos locais da horta. Nos fins de tarde é possível apreciar uma sangria com espetinhos:

Xelena Hotel & Suites.
Xelena Hotel & Suites.

René Favaloro 3500 El Calafate, Santa Cruz – Patagonia ​​Tel: +54 2902 496201 / 496202 / 496203 Tel reservas: +54 11 4328-1340

Wsp:+549115376-7971

[email protected]

www.hotelxelena.com

Onde comer em El Calafate?

1-Rancho Aparte

Não é um restaurante, mas sim uma experiência gastronômica! O Gabo, dono do local, recebe os clientes e monta a mesa com todo capricho. Normalmente são pessoas de várias partes do mundo reunidas batendo papo, apreciando bons vinhos e boas comidas.

Mesa posta. Rancho Aparte.

 Para começar, provamos uma sopa de abóbora que estava muito boa!

Sopa de abóbora. Rancho Aparte.

O prato principal selecionamos previamente no ato da reserva. Eu pedi o cordeiro com batatas. Aprovado!

Cordeiro com batatas. Rancho Aparte.

A sobremesa também foi uma surpresa! Um brownie com sorvete de Cassis:

Sobremesa. Rancho Aparte.

Calle 1008 N.° 437 – Villa Parque Los Glaciares – El Calafate, Patagonia Argentina

ranchoapartecalafate.com

2-La Tablita

Restaurante La Tablita.

Esse é um ótimo restaurante para comer o tradicional cordeiro patagônico. O menu também conta com outros pratos tradicionais como provoleta e peixes locais.

Cordeiro patagônico. Restaurante La Tablita.

A porção de cordeiro veio bem servida. Pedi legumes grelhados de acompanhamento:

Cordeiro patagônico. Restaurante La Tablita.

Para sobremesa escolhi o mousse de chocolate com frutas:

Sobremesa. La Tablita.

Cnel. Rosales 28, El Calafate, Santa Cruz

instagram.com/latablitaelcalafate

3- La Zaina

Restaurante com a proposta gastronômica típica patagônica e com um ambiente super aconchegante:

Restaurante La Zaina.

De entrada, sugiro pedir o Tostón com hummus e legumes grelhados. É muito bom!

Entrada. Restaurante La Zaina.

 Um prato principal bem caprichado é o salmão com purê:

Salmão. Restaurante La Zaina.

Uma sobremesa bem pedida é o Flan con doce de leite:

Flan com doce de leite. Restaurante La Zaina.

O atendimento é nota 10! Gostei muito desse lugar e recomendo!

Gdor. Gregores 1057, El Calafate, Santa Cruz

instagram.com/lazainarestaurant

4-El Alambique

Esse restaurante fica dentro do hotel  Kau Yatún e é aberto ao público.

Restaurante El Alambique.

 Além do ambiente, os pratos também são bem sofisticados e o cardápio conta com opções como risoto de frutos do mar, truta e Guanaco( llama):

Truta Arco Iris. El Alambique.
Risoto de mar. Restaurante El Alambique.

 Estando em El calafate, tem que experimentar a fruta calafate. Sugiro o Brownie com sorvete:

Sobremesa. Restaurante El Alambique.

Calle Ushuaia 398, El Calafate

instagram.com/elalambiqueresto

Para mais informações e dicas, acesse meu instagram @drdiegoviajando .

 

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Dr. Diego Viajando

Posts Relacionados

Dicas de Dublin na Irlanda

Dublin é a capital e maior cidade da Irlanda. Muitos brasileiros vivem por lá. Se você não tem intenção de morar,  mas apenas turistar, leia

Dicas do Porto em Portugal

O Porto é a segunda maior cidade de Portugal e uma das preferidas dos turistas. Compensa colocar a cidade no seu roteiro e ficar pelo