Victoria Falls, além de ser o nome das famosas cataratas, é também o nome de uma cidade no Zimbawe. Sim! A cidade leva o mesmo nome do principal ponto turístico.
A cidade de Victoria Falls, faz fronteira com Livingstone na Zâmbia e também é bem perto de Botswana.
Como chegar em Victoria Falls?
A cidade possui um aeroporto internacional que recebe voos principalmente da África do sul e de algumas capitais africanas.
Eu cheguei com a empresa Fastjet , que tem voos direto de Joanesburgo. O trajeto durou em torno de 1,5 horas e serviram até lanche, mesmo sendo um voo curto.
A capital do Zimbabwe é Harare, você pode pegar voo de lá também! Na minha opinião não compensa alugar carro por aqui, já que a maioria dos passeios você pode fazer com agências.
É importante lembrar que brasileiros precisam de visto para entrar tanto no Zimbabwe, quanto na Zâmbia. O mais indicado é adquirir o Kaza Univisa que permite a entrada durante 30 dias em ambos os países. Custa U$D50,00(novembro 2022).
Eu transitei muito entre os dois países! Como Livingstone também tem atrações, é muito provável que na sua viagem você queira cruzar a fronteira. Eu cheguei e fui direto para o Thorntree River Lodge , que é um lodge de luxo na Zâmbia.
O que fazer em Victoria Falls?
1- Visitar a Victoria Falls
A 1° da lista não poderia ser outra atração! Todo turista que vem até aqui deseja conhecer essa queda d´água, que é uma das maiores do mundo.
É importante saber que ela ocupa tanto o lado do Zimbabwe, quanto o da Zâmbia, e são duas entradas diferentes! Qual é a mais bonita? Essa pergunta com certeza fazem muito! Isso porque as pessoas querem decidir qual lado ir, já que paga para entrar( U$D20,00 no lado da Zâmbia e U$D30,00 no lado do Zimbabwe em novembro 2022).
A resposta é: Se puder vá nas duas! Pelo menos essa é a minha opinião, porque são visões diferentes! Mas saiba que o lado do Zimbabwe é maior e tem mais ângulos para apreciar as cataratas.
Eu fui primeiro do lado da Zâmbia( passeio incluído no lodge que fiquei em Livingstone, o Thorntree river Lodge). Foi um tour guiado, mas você também pode ir por conta:
No lado da Zâmbia é uma caminhada tranquila de aproximadamente 1,5km.
Já no lado do Zimbabwe são 15 pontos de observação. É possível ver a Devil´s pool que é outra atração imperdível do lado da Zãmbia.
Para chegar nas cataratas do lado do Zimbabwe é fácil e é possível ir andando, já que fica bem perto do centro.
2- Devil´s pool/ Livingstone Island
Como dito anteriormente, essa é uma atração imperdível, pois nesse passeio é possível entrar na Victoria Falls e ficar bem perto da cachoeira. Tudo é feito com muita segurança e com guias experientes.
Primeiramente é preciso saber que nem todas as épocas do ano a Devil´s pool é aberta, pois na cheia não é possível nadar lá, então o passeio é feito na Angel´s pool, que é outra parte mais tranquila e não tão emocionante. Normalmente a Devil´s pool abre no mês de setembro.
Há diferentes tipos de tours, podendo ser com café da manhã, almoço e chá da tarde. O tour Breezer com café da manhã ocorre às 7:30h, 9h e 10:30h, já o tour com almoço às 12:30h e com chá da tarde às 15:30h.
Os preços variam, sendo 110 dólares o Breezer, 175 dólares o Lunch tour e 150 dólares o High Tea tour. Esses Valores são referentes a novembro de 2022.
Eu escolhi o tour com almoço que inicia com um barco até o local da cachoeira. Inclui 10 a 15 minutos nadando e tirando fotos na Devil´s pool. Não há fotógrafos profissionais. São 2 guias que acompanham e um deles usa o celular de todos do grupo para fazer fotos e vídeos.
Na volta da piscina da cachoeira, o almoço é completo! Tem entrada, prato principal e sobremesa. Inclui bebidas também.
Esse tour ocorre do lado da Zâmbia! Você pode incluir translado desde o Zimbabwe. Eu optei por pagar táxi. Saiu U$D10( sendo 5 dólares para ir e 5 para voltar).
Veja mais informações aqui .
3- Safaris- Game Drives
Há agências que vendem game drives por um período do dia, podendo ser de manhã ou a tarde. Eu fiquei no Victoria Falls River Lodge que incluía safaris, então fiz tudo com eles. Vale a pena passar uns dias nesse lodge de luxo no rio Zambezi.
4- Voo de helicóptero
Outro passeio bem recomendado é voar de helicóptero para apreciar as cataratas. Como em qualquer lugar do mundo custa caro, mas deve valer a pena. Eu não fiz esse passeio mas quem faz ama!
5- Bungee Jump
O Salto é feito na Victoria falls Bridge, ponte que divide Zâmbia e Zimbawe. Com certeza deve ser uma experiência incrível também, mas eu não fiz! O local ficou famoso pós acidente envolvendo uma garota que caiu no rio e nadou com crocodilos.
6- Passeio para Botswana
Como falei, Botswana também fica bem perto da cidade de Victoria Falls, por isso muitas agências vendem day trips para Chobe National park. É possível também contratar tours para dormir no parque e ter uma aventura mais completa.
7- Andar de Quadriciclo
Essa é uma atividade que nem todos fazem, mas eu recomendo muito!
Eu fiz um passeio de aproximadamente 45 minutos pelas vilas próximas. Quem vende esse tour é o House Of Zulu , que também é um restaurante que recomendo!
Onde comer em Vicoria Falls?
1- House of Zulu
O House of Zulu fica na área rural de Victoria Falls. O Ambiente é bem tranquilo e vale a pena reservar um tempo lá! Além do passeio de quadriciclo, eu almocei um frango grelhado com batatas bem caprichado!
A dona é super simpática. Tive o prazer de conhecê-la! É um local de muita paz!
Airport Road Monde, Victoria Falls, Zimbábue
2- Three Monkeys Restaurant
Esse é um dos locais favoritos dos turistas, pois fica no centro e tem preços justos!
Tem hambúrguer, grelhados, wraps, saladas, pizzas e mais:
Corner Livingstone Way &, Adam Stander Dr, Victoria Falls, Zimbábue
Onde ficar em Victoria Falls?
1- Pamarah Lodge
Pamarah é uma pousada boutique muito aconchegante que fica perto do centro de Victoria Falls.
Ela fica localizada em uma área super tranquila e calma , sem barulhos! São 14 suítes projetadas, podendo ser quartos individuais, quartos familiares, quartos triplos, quartos king (alguns com pátios privativos), quartos duplos e um quarto para lua de mel.
Os quartos possuem wifi de alta velocidade, Cofres de segurança amplos para acomodar laptops, tomadas internacionais/pontos de carregamento USB, controle de ventilador/interruptores de luz, Lençóis e toalhas de alta qualidade e 2 janelas, para garantir que os quartos sejam claros e arejados. Todos os quartos têm ar condicionado.
O Pamarah lodge conta com uma piscina para refrescar nos dias quentes:
O café da manhã é servido diariamente na área externa. Há opções de frutas, pães, frios, iogurtes, cereais e pratos quentes. Podemos escolher omelete, linguiça, bacon, feijão e etc:
593 Nguhwuma Crescent, Victoria Falls, Zimbábue
+263 788 651 626
Email: info@pamarah.com
Para mais informações e dicas, acesse meu instagram @drdiegoviajando .