English EN Portuguese PT Spanish ES

Deteema Springs: Lodge de luxo no Zimbabwe

Se tem algo que amo fazer é safari na África! Eu tive a oportunidade de conhecer alguns lodges na África do Sul, Zâmbia e Zimbabwe.

Eu explorei o Kruger Park me hospedando nos seguintes lodges de luxo: Simbavati lodgesTintswalo Safari LodgeKruger Shalati- The Train on the BridgeRaptors Lodge .

Leões nos safaris na África.

Na Zâmbia conheci Thorntree River Lodge que fica na cidade de Livingstone. No Zimbabwe,visitei a cidade de Victoria Falls e depois fui explorar o Hwange National Park, que é onde fica o Deteema Springs, lodge que vou detalhar nesse artigo. Ele foi inaugurado em 2019 e pertence a rede Machaba Safaris.

Como chegar no Deteema Springs?

Zimbabwe é um país que possui várias regiões com parques nacionais para safaris.

Eu cheguei no país através do aeroporto de Vicoria Falls, cidade que faz  fronteira com Livingstone na Zâmbia. Passei uns dias por lá e depois segui por 3 dias para o Hwange National Park, que é um parque perfeito para encontrar vários animais, com exceção de rinocerontes.

Para chegar no Deteema Springs não é fácil, já que grande parte da estrada é de terra, e acessível somente com veículos apropriados. Isso faz com que um transfer privativo ou até mesmo aluguel de carro próprio não seja ideal.

A maneira mais fácil então é contratar o transfer do próprio lodge. Não é barato, mas á a alternativa mais viável, pois a outra opção seria ir de avião, que é mais caro ainda.

Transfer para o Deteema Springs.

O trajeto do aeroporto de Victoria Falls ou da cidade até o lodge leva em torno de 3h e custa U$184,00 o trecho para 2 pessoas, ou seja U$364,00 ida e volta(novembro 2022).

Se optar pelo avião, o mesmo trecho leva 20 minutos e custa U$420,00 por pessoa por trecho, ou seja U$840,00 ida e volta(novembro 2022).

É peciso pagar a entrada no parque Hwange. Custa U$20,00 por pessoa por dia(novembro 2022).

Acomodações

O Deteema Springs é um lodge de luxo, mas se comparado com os outros que fui é mais rústico, pois a acomodação é uma cabana e não é de concreto, como os que tinha visitado antes.

Cabana. Deteema Springs.

A cabana é super completa e confortável! Tem tudo! banheiro, ar condicionado, amenidades e etc. Há tendas maiores também para famílias com crianças.

Cabana de luxo. Deteema Springs.
Cabana de luxo. Deteema Springs.

O acampamento fica literalmente no “meio do nada”, então o contato com animais é intenso. Os elefantes ficavam todos os dias em frente a minha barraca. A noite é preciso ir com um guia até as tendas.

Elefantes. Deteema Springs.

Gastronomia

O Deteema Springs é um lodge com todas as refeições incluídas! Além disso inclui serviço de lavanderia, todos os game drives e bebidas alcóolicas/não alcoólicas.

Todos os dias antes do safari da manhã é servido o café da manhã com pães, frutas, iogurtes, chás, cereais e etc.

Café da manhã. Deteema Springs.
Café da manhã. Deteema Springs.

No almoço não podemos escolher a comida, pois não há um cardápio. As refeições são determinadas conforme o dia, mas sempre há a possibilidade de fazer uma troca de um frango por um peixe por exemplo. É somente o prato principal, mas como acabamos comendo o dia todo e fazendo lanche nos safaris, é suficiente!

Almoço. Peixe com salada.

Já no jantar tem entrada, prato principal e sobremesa. Eu gostei da comida!

Jantar. Deteema Springs.
Sopa. Deteema Springs.
Jantar. Deteema Springs.
Sobremesa. Deteema Springs.

Antes dos safaris, ainda tem sempre um chá da tarde com bebidas:

Chá da tarde. Deteema Springs.
Bebidas. Deteema Springs.

Safaris

Os game drives acontecem de manhã e a tarde. Como há poucos hóspedes no lodge, acaba sendo bem personalizado e o guia vai de acordo com nossos interesses.

Tive a sorte de pegar um guia muito bom que sabia caçar animais bem. Vi elefantes, leopardos, hipopótamos e muitos outros animais.

Elefante. Hwange National Park.
Búfalos. Hwange National Park.
Leões. Hwange National Park.
Elefantes. Hwange National Park.

Cada safari é único! O guia sempre monta um lanche rápido. Tive a experiência de tomar drinks com elefantes ao redor.

Drinks com elefantes.
Drinks com elefantes.
Drinks com elefantes.
Elefantes.
Drinks com elefantes.
Parada para drinks.
Lanche no Hwange National Park.

O  veículo que nos leva nos safaris é aberto dos lados! Eu prefiro assim!

Veículo para os safaris.

Há diversos lagos espalhados no parque. Sempre há paradas para ver hipopótamos e elefantes:

Hwange National Park.
Hwange National Park.
Hwange National Park.

Outras atividades

É possível observar animais da própria barraca, ou então da piscina do lodge. Recomendo sempre chegar dos safaris e ir relaxar do calor. A possibilidade de ver animias passando é alta!

Piscina. Deteema Springs.

Assistir o nascer do sol no lodge é outra atração imperdível:

Nascer do sol. Deteema Springs.
Nascer do sol. Deteema Springs.

No Deteema Springs, há um único local que a internet funciona melhor, que é a biblioteca. O wifi funcionou bem o tempo todo da minha estadia e consegui fazer tudo que queria!

Biblioteca. Deteema Springs.

Considerações finais

Vale a pena reservar uns dias nesse lodge? Sim!, muito! Eu achei o parque Hwange espetacular, pois por não ser muito explorado e bem remoto, conseguimos ter o contato com muitos animais.

O Deteema Springs é um lodge com preço elevado, mas em compensação a experiência é única. Temos que levar em conta a dificuldade de se ter todas essas mordomias no meio de uma área com poucos recursos. Isso explica o valor que se paga nas diárias.

Contato

Deteema Springs Hwange National Park, Zimbábue

+27 10 446 7691

book@machabasafaris.com

machabasafaris.com

Para mais informações e dicas, acesse meu instagram @drdiegoviajando .

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Dr. Diego Viajando

Posts Relacionados

Onde comer na Bela Vista?

Bela Vista é um distrito situado na região central do município de São Paulo, que abrange os bairros do Morro dos Ingleses e Bixiga. É