English EN Portuguese PT Spanish ES

Emirados Árabes Unidos: Dicas Dubai

Fiquei 8 dias em Dubai.O país é muito organizado e com muitos atrativos.A moeda do país é o Dirham e na época que eu fui 1 dólar=3,50 dirhams em media.O fuso horário é 7 horas a mais em relação ao horário de Brasília(sem horário de verão) 8 dias são suficientes porém saibam que Dubai tem tanta coisa pra se fazer que daria pra ficar mais tranquilamente sem enjoar de tão legal que é o lugar.

Dia 1-Dubai

Reservamos o hotel Eureka que fica no bairro Deira perto do relógio(clocktower deira) e fica na parte antiga de Dubai.O hotel tem café da manhã, é barato e fica bem localizado,porém fede a cigarro e as acomodações são um pouco antigas.Do aeroporto para o hotel na noite anterior saiu 60 Dirhams dividido por 5 pessoas,ou seja táxi é barato em Dubai assim como alimentação e hospedagem também são,diferente do que muita gente pensa.
Nesse primeiro dia tomamos café cedo e saímos para andar pelo bairro de Deira para conhecer o mercado(grand souk Deira ) e queríamos atravessar o canal através de Abras(que são barcos de madeira no estilo dos barcos de Veneza) porém sem saber acabamos comprando a travessia com o waterbus e saiu por 3 dirhams o trecho.Uma das coisas interessantes de se ver nas margens do Creek é a agitação do centro comercial de Dubai, onde estão os souks, conhecidos como souk do ouro,especiarias e tecidos .Em árabe,a palavra “Souk” significa mercado tradicional.A travessia separa os bairros históricos de Deira & Bur Dubai.
Do outro lado do canal fizemos algumas compras e comemos,o calor era insuportável e sem perceber nos cansávamos mais do que o normal,sendo muito difícil caminhar pela cidade.A noite não fizemos nada de tão cansados dormimos para aproveitar o dia seguinte.

Dia 2-Dubai

Nosso hotel disponibilizava transfer gratuito para a praia(somente Al mamzar com no mínimo 4 pessoas interessadas) e então decidimos passar a manhã em Al mamzar beach Park Dubai que é literalmente um parque onde famílias vão fazer churrasco,tem piscinas, belas paisagens além de uma praia espetacular,muito limpa e mar de coloração clara.Há toalhas,guarda sol e cadeiras para alugar por 20 dirhams.
Paga se 5 dirhams para ter acesso a praia,ficamos 2 horas e meia e 11:30hs voltamos para o hotel porque nesse mesmo dia compramos o passeio do deserto que vai nas dunas com um 4X4(passeio feito somente no período da tarde).reservamos todos os passeios com a agência do nosso próprio hotel e não tivemos grandes problemas,com exceção de ATRASO que ocorreu em TODOS os passeios.Ficávamos sempre esperando muito além do horário previsto de chegada da van.
Este passeio é espetacular é com certeza imperdível,impossível ir para dubai sem fazê lo.Custa em média 75 dólares(sim os passeios eles cobram em dólares mesmo) e o carro chega por volta das 15:30 hs para te levar para as dunas e antes faz uma parada num local onde pessoas alugam quadriciclos.É tudo com fortes emoções porque as dunas são muito íngremes,pessoas idosas costumam ter medo.Após todas as manobras chega-se ao local onde podemos andar nos camelos(passeio curto,somente uma voltinha hehehe) e depois saborear um jantar com comidas árabes excelentes além de vários shows artísticos como dança do ventre e etc.Chega se no hotel por volta das 21 hs.

Dia 3-Dubai

Este dia resolvemos ir para praia de manhã(fomos na praia que fica aos pés do BURJ AL ARAB.A jumeirah beach residence.Muito bonita esta praia e bem tranquila,não tem guarda sol nem para alugar portanto para se proteger daquele sol de 50 graus é muito difícil.A cor do mar sempre aquela cor clarinha.A tarde fomos andar pelo MAIOR shopping do mundo o DUBAI MALL e obviamente mesmo acordando cedo foi impossível conhecer o shopping inteiro.
É muito interessante ver a cultura muçulmana e reparar que algumas mulheres se cobrem dos pés a cabeça deixando somente o olho para fora e outras já são um pouco mais “modernas”e usam burcas com o rosto aparecendo.No shopping é muito frequente mulheres andarem atras e homens na frente.
Os preços em Dubai também são bons(não tanto quanto nos Eua) mas algumas coisas lá naquele shopping são baratas sim,meu primo por exemplo comprou uma maquina fotográfica por um preço bom e os celulares também estavam com ótimos preços.Nós almoçamos no shopping mesmo(várias opções) e de sobremesa comemos na COLD STONE que tem excelentes sorvetes e os atendentes da loja fazem arte de jogar para cima e amassar a bola do sorvete com vários toppings como chocolate,bolacha,oreo,nozes,morangos e etc.Eles vendem um milk Shake diferente também.
Para chegar no Dubai Mall fomos de metrô mesmo e aí vem a GRANDE complicação de dubai que só fomos entender depois no final do porque alguns tickets eram mais caros e outros não.Para vocês terem uma ideia teve um dia que ficamos presos e não podíamos sair da estação porque não tínhamos comprado o ticket certo.Foi uma confusão!!!e no final descobrimos que nem era tão confuso como imaginávamos…bastava saber a ZONA que iríamos…é os seguinte: o metrô de Dubai é dividido por ZONAS 1,2,3,4,5,6 e 7…Há bilhetes de 1 zone(que é para andar na mesma zona) 2 zones(para ir de uma zona a outra) e 3 zones(para atravessar mais de uma zona)…O nosso problema é que nem sempre usávamos uma única vez o metrô então descíamos na zona 2 por exemplo e depois queríamos ir para a zona 3 aí ficava a dúvida de qual bilhete comprar.Para complicar ainda mais,em Dubai você passa o cartão do metrô tanto na entrada quanta na saída o que dificulta o raciocínio já que é computado que você saiu de uma determinada zona,hahahahah enfim foi UMA ZONA hahahaha
Para quem for usar o metrô saiba que são limpíssimos e as estaçoes são perfeitas,além disso é a maneira mais prática e barata de conhecer a cidade,os atendentes falam inglês(um pouco difícil entender aquele inglês do oriente médio por isso sempre perguntem e detalhem bem o destino final para que eles possam vender o bilhete certo).
Continuando no assunto DUBAI MALL eu já havia reservado a subida no topo do Burj KHALIFA(prédio mais alto do mundo com elvador mais alto do mundo) para as 17hs ao custo de 130 dirhams por pessoa(aproximadamente 37 dolares) este foi o único passeio reservado previamente pelo site(2 meses antes) http://www.burjkhalifa.ae/en/ para ver o pôr do sol mesmo vale a pena reservar as 17:30 ou 18hs.Quando eu subi ainda estava claro mas já valeu a pena a visão e eu recomendo.No final após descermos assistimos o show das águas que é um espetáculo curto porém muito interessante aos pés do Burj khalifa

Dia 4-Volta nos Emirados

Compramos passeio full day com almoço não incluso para conhecer os 6 emirados em um único dia.Abu Dhabi, Sharjah, Ajman, Umm al-Quwain, Ras al-Khaimah e Fujairah.É um passeio bem interessante para se ter ideia que Dubai dentre os Emirados foi quem mais prosperou.Além disso as paisagens são diferentes também.Tem uma parada no Sharjah museam of islamic civilization e durante o passeio passa-se em várias mesquitas porém não entramos em nenhuma,foi só para tirar foto da parte externa mesmo.
A noite nesse mesmo dia fomos a outro shopping no nosso bairro mesmo chamado Deira city center e bem em frente descobrimos uma loja que vendia várias perfumes originais a preço de banana…perfumes bons sendo vendidos a 30 dólares.

Dia 5-Dubai

Decidimos não comprar nenhum passeio no hotel mas sim pegar um taxi até uma praia diferente,a princípio a Jumerah beach residence e alguma outra…descobrimos que algumas praias são fechadas só para mulheres na quarta feira,então voltamos novamente para Jumeirah beach residence aos pés do Burj al Arab e depois fomos na Jumeirha open beach que é outra praia gratuita e ao fundo bem de longe vemos o Burj Khalifa…Após um dia de praia a tarde fomos ao mall of Emirtaes que é outro shopping muito interessante com uma pista de ski lá dentro e depois resolvemos ir a Dubai Marina tirar belas fotos com aqueles prédios modernos.Fizemos tudo de metrô.
A noite pagamos 35 dólares e fizemos o passeio do jantar flutuante no Deira Creek que é um passeio excelente que vale muito a pena também até porque o jantar tem de tudo e o fato de estar no creek de Dubai já paga o passeio…Eles nos pegam no hotel ás 19hs e tem duração de 2 horas.

Dia 6-Abu Dhabi

Dia de ir para o  Ferrari world que fica na capital Abu Dhabi.Pagamos 105 dólares o passeio la mesmo no hotel porém me arrependi um pouco, não porque o parque não seja legal mas PELO HORÁRIO QUE FORAM NOS PEGAR quase 11hs perdemos o dia todo de parque já que Abu Dhabi fica a 2 horas de Dubai e o parque fecha as 17hs portanto quem for visitar o Ferrari world eu recomendo que vá por conta para ficar desde a hora que abre até a hora que fecha o parque..É muito grande lá dentro e tem a montanha russa mais rápida do mundo que vale muito a pena(eu andaria um milhão de vezes) tem vários simuladores legais e dá para tirar várias fotos.

Dia 7-Abu Dhabi

Fizemos tour para Abu Dhabi,Pagamos 90 dólares com almoço não incluso e compramos novamente na agência do hotel.Chegando na capital eles nos levam para conhecer o hotel mais chique da cidade o EMIRATES PALACE ABU DHABI mas eu e meu primo desavisados fomos de bermuda por causa do calor insuportável e NÃO NOS DEIXARAM ENTRAR hahahahaha porque tem que estar de calça…logo ficamos esperando uns 30 minutos fritando do lado de fora até os outros turistas voltarem…então quem for fazer esse tour já sabe CALÇAS LONGAS.Após passar essa parte o guia nos leva também para conhecer o circuito de fórmula 1 que é bem bacana também e mostra também algumas praias.Fomos até a Sheik zayed grand mosque que é uma mesquita enorme porém não entramos foi só para sacar algumas fotos mesmo.
A noite resolvemos pegar o metrô novamente e ir jantar em Dubai marina e a comida lá é bem barata se levarmos em conta a vista e a riqueza do local.

Dia 8-Dubai

Foi o dia que partimos para Luanda que é outra história e outra realidade e também tem outro relato breve Aqui

Resumo:Dubai vale muito a pena e não é uma cidade cara como as pessoas imaginam.A língua é árabe mas em nenhum momento deixaram de falar inglês comigo.Não precisa se preocupar tanto assim com a roupa que você usa(eles estão acostumados com turistas ocidentais,exceto usar burca para entrar na mesquita e calça para entrar no hotel de Abu Dhabi).Os passeios não incluem almoço e giram em torno de 70 a 100 dólares.A maioria das coisas pode ser feita de metrô exceto ir as praias porque o metrô não chega então obrigatoriamente tem que pegar taxi que não é caro.Andar a pé é uma missão quase impossível no verão de Dubai.De resto, ENJOY YOUR TRIP!!!