Roteiro Gramado e Canela com Porto Alegre

Rio grande do Sul é um estado que jamais pode ser descartado quando o assunto é turismo. Tem muitas atrações e muito o que fazer na região da Serra Gaúcha. Eu fiz um roteiro de 9 dias, sendo 4 dias em Gramado, 3 dias em Canela e 2 dias em Porto Alegre.

Portal de Gramado.

Como chegar em Gramado e Canela?

Primeiramente é preciso saber que Gramado e Canela são cidades vizinhas e a distância que as separa é de apenas 7km. As atrações se dividem entre as duas regiões, então considere sua viagem já para ambas.

Se você estiver vindo de avião provalvelmente sua porta de entrada será o aeroporto internacional de Porto Alegre, que está aproximadamente 120km distante de Gramado. De lá há 4 opções principais: Aluguel de carro, ônibus público, Uber e Transfer privativo. Eu optei por esse último e achei bem prático e rápido.

A empresa que organizou o transfer foi a Brocker Turismo , e o serviço foi excelente. Já no aeroporto estavam me esperando. O tempo de viagem até o hotel de Gramado foi aproximadamente 2 horas. Eles possuem tanto vans, quanto ônibus para esse serviço:

Ônibus que faz o transfer do aeroporto ao hotel de Gramado. Brocker Turismo.

O Aluguel de carro também é uma boa opção para quem quer ficar livre para ir onde bem entender, mas faça as contas e inclua também gasolina, estacionamentos, pedágios e outros possíveis gastos extras.

Brocker Turismo

Av. das Hortênsias, 1845 | Centro

Telefone: (54) 3295-7600

Email: [email protected]

https://brockerturismo.com.br/

Como se locomover em Gramado e Canela?

Para quem não alugar carro como eu, o meio mais fácil de se locomover é com Uber e 99. Os preços variam em torno de 5 a 20 reais o trecho. Do centro de Gramado ao centro de Canela eu paguei em torno de 17 reais(Setembro 2020).

Outra forma de se locomover é através do Bus Tour , ônibus turístico estilo Hop On- Hop Off, mas programe bem e veja os horários, pois não são frequentes e dependendo acaba não dando tempo de conhecer muita coisa em um dia só. Ele serve para quem quer dar uma volta e ver os principais pontos turísticos, mas se você planeja ficar mais tempo em alguma atração, vai acabar não conseguindo usa-lo o dia todo. Quem vende o ticket para 1 ou 3 dias de uso é também a Brocker Turismo.

Bus Tour.Ônibus turístico.

O Que fazer em Gramado?

Aqui vou separar as atrações que ficam em Gramado e as que ficam em Canela, mas como dito anteriormente você pode ter acesso a todas as atrações de ambas as cidades, independente de onde esteja hospedado.

1- Mini Mundo

Coloco como primeiro da lista a atração pertinho do centro de Gramado. Você pode ir a pé, assim como eu que estava hospedado a 800 metros do local.

Mini Mundo. Gramado.

O Mini Mundo é um parque ao ar livre formado por réplicas de prédios de várias partes do mundo. Juntas, elas constituem uma cidade em miniatura, animada por mini-habitantes, onde tudo é 24 vezes menor do que a realidade. Eu gostei bastante e acho uma ótima atração tanto para crianças, quanto para adultos.

Fotos divertidas no Mini Mundo.

Na entrada a gente pega um jornal com várias histórias da mini cidade. Para entender algumas cenas é preciso ler o que está escrito nele. Achei muito bacana!

Mini Mundo.

Rua Horácio Cardoso, 291
CEP 95670-000
Gramado – RS – Brasil

(54) 3286.4055

[email protected]
[email protected]

2-Snowland

Esse é o único parque com neve de verdade no Brasil. Faz bastante frio, chegando a -5 graus, mas eles fornecem roupas com luvas e você não precisará pagar por isso(está incluso no passaporte de entrada).

Snowland. Gramado.
Snowland. Gramado.

A montanha de neve tem atividades como tubbing e Ice motion, que estão inclusas no passaporte Snowland. Já as aulas de Ski e Snowboard são pagas a parte.

Atividades no Snowland.

A patinação no gelo e os equipamentos (patins, capacete e cotoveleira) fazem parte do passaporte Snowland também:

Pista de patinação no gelo.

RS-235, 9009 Carazal, Gramado – RS CEP 95670-000

3- Rua Torta

Uma atração de Gramado que fica no centro podendo ser acessada a pé, é a rua Emilio Sorgetz, conhecida como “Rua torta”. É um bom local para fotos.

Rua torta de Gramado.

4- GramadoZoo

Em funcionamento desde 2008, o GramadoZoo traz um novo conceito para o segmento, pois eles se preocupam com o bem estar animal e a conservação ambiental.É Composto exclusivamente por animais da fauna brasileira, lá temos contato direto com animais e ficamos próximos de muitos deles, incluindo várias aves.

GramadoZoo.
GramadoZoo.

No lugar das grades e jaulas, nesse zoologico os animais estão soltos ou em viveiros que reproduzem bem o habitat natural. Achei sensacional o lugar!

GramadoZoo.

RS-115, km-35 (Várzea Grande) – Gramado – RS

(54) 3421 0800

[email protected]

https://gramadozoo.com.br/

5-Igreja Matriz São Pedro e Rua Coberta

Estando em Gramado, com certeza você fará um passeio pelas avenidas das Hortênsias e Borges de Medeiros. Nessa caminhada vai encontrar a igreja de São Pedro que é muito bonita.

Igreja Matriz São Pedro. Gramado.

Mais a frente da igreja você se depara com a Rua Coberta, cheia de bares e restaurantes. Fica bem animada a noite:

Rua Coberta. Gramado.

6- Dreamland Museu de cera e Motorshow

Para quem gosta desse tipo de museu, pode ser uma atração interessante. Lá você pode encontrar a rainha Elizabeth, Michael Jackson, Neymar, dentre outros:

Rainha Elizabeth. Dreamland-Museu de Cera.

Diferente de outros museus como Madame Tussauds, aqui na maioria você não pode encostar e tirar fotos perto.

Para aqueles que desejam combinar com outras atrações, há um passaporte que inclui o ingresso ao Dreamland e ao Motorshow que fica no mesmo prédio. É único local da América latina a homenagear as motos Harley Davidson .

Motorshow. Gramado.

7-Super Carros e Hollywood Dream Cars

Além do Museu de Cera e Motorshow, o passaporte que falei anteriormente inclui também o Supercarros, que é um museu com carros esportivos de luxo e de corrida, e o Hollywood Dream Cars, que é um museu de carros antigos.

Super Carros. Gramado.
Hollywood Dream Cars. Gramado.

https://www.grupodreams.com.br/

O que fazer em Canela?

1-Mundo a Vapor

É um parque temático construído na década de 1950 por uma família que trabalhava em oficina mecânica. Ele conta a história das máquinas a vapor. Lá podemos encontrar miniaturas de uma fábrica de papel, de uma olaria, de uma ferraria, entre outras. O parque é conhecido por sua fachada onde foi reconstituído em tamanho real o famoso acidente ferroviário acontecido em Paris, em 1895, quando uma locomotiva desgovernada cruzou em alta velocidade a estação de Montparnasse.

Mundo a Vapor. Canela.

O passeio é bem interessante! Primeiramente fazemos um tour guiado onde podemos ver uma réplica de uma siderúrgica alemã, a menor fábrica de papel do mundo, dentre outras coisas, depois damos uma volta de trem no jardim.

Mundo a Vapor. Canela.
Mundo a Vapor.

AV. DON LUIZ GUANELLA, 1247 – RS 235 – ROD. GRAMADO / CANELA

 (54) 3699-8979

 [email protected]

https://www.mundoavapor.com.br/

2-Mundo Gelado Capitão

Esse é o bar mais gelado da América latina. A temperatura lá dentro pode chegar até -25 graus. As roupas térmicas para entrar estão inclusas no valor do ingresso.

Entrada. Mundo gelado.

Dentro da caverna você encontra esculturas como cama, sofá, Cristo redentor e etc:

Ice bar. Mundo gelado.

Você pode tomar uns drinks no Ice bar e tirar várias fotos:

Ice Bar. Mundo gelado do capitão.

RS 466, Nº 3915
95680-000
Canela/RS

(54) 3278-3085

http://icebarmundogelado.com.br/

3-Alpen Park

Nesse parque você poderá fazer arvorismo, tirolesa, andar em uma montanha russa ou trenó, sendo que nesse último você mesmo controla ele.

Alpen Park. Canela.

A entrada é gratuita e você só paga pelo brinquedo que escolher. Eu recomendo fazer o arvorismo e a tirolesa. Para mim foi a melhor parte! Sugiro também andar no trenó, pois é uma atração diferente e muito legal pelo fato de nós mesmos termos o controle da velocidade.

É possível adquirir um passaporte que da direito a maioria das atrações.

Montanha russa: Alpen Blizzard.

Rodovia Arnaldo Opptiz, 901
Canela – RS CEP 95680-000

+55 54 3282-9752

[email protected]

https://www.alpenpark.com.br/

4- Big Land

Estação Campos de Canella.

Esse parque fica dentro da estação Campos de Canella. É uma atração bem divertida tanto para as crianças quanto para os adultos, pois aqui nos deparamos com brinquedos antigos em proporções gigantescas. É uma nostalgia!

Atari na versão gigante.
Big land. Canela.

O objetivo é se divertir coma a família, brincar e esquecer da vida.

Big Land.

Estação Campos de Canella – R. Ernesto Urbani, 7 – Sala 14 – Centro, Canela/RS – 95680-000

(54) 9 8123-2170

[email protected]

https://big.land/

5- Catedral de Pedra

Uma das catedrais mais bonitas do Brasil, essa é parada obrigatória para quem visita Canela. Fica no centro da cidade em um local de fácil acesso.

Catedral de pedra. Canela.

A catedral é bonita tanto de dia, quanto de noite:

Catedral de Pedra. Canela.

6- Bondinhos aéreos

Esse parque possui três estações inseridas entre montanhas e vales, com uma vista única da Cascata do Caracol. Além do passeio, o parque conta ainda com uma atração inédita na América Latina, o Eagle, ideal para quem gosta de aventura. É uma espécie de tirolesa com uma cadeira suspensa por um cabo, simulando o voo de uma águia.

Bondinhos aéreos.
Cascata do Caracol vista a partir da estação.

Uma das paradas do bondinho é a estação animal, onde podemos fazer uma pequena trilha pela mata:

Estação animal. Bondinhos aéreos.

Estrada da Ferradura, 699 – Caracol – Canela RS

(54) 3878-3250

https://parquesdaserra.com.br/

7-Parque do Caracol

Para quem gosta de natureza e trilhas esse é o local ideal. Lá você também poderá ter uma vista da Cascata do Caracol através do mirante.

Mapa do parque. Foto: Divulgação.

8-Parque Terra Mágica Florybal

Esse parque pertence ao mesmo grupo dos famosos chocolates Florybal. É um passeio em meio a natureza onde fazemos uma viagem no tempo, encontrando dinossauros, brinquedos como montanha russa e outras atrações para toda a família.

Mina de Chocolate Florybal.

É um parque bem grande, por isso se estiver com crianças reserve um bom tempo para andar por lá.

Parque Terra Mágica Florybal.

São muitos cenários para fotos. As crianças são as que mais se divertem:

Floresta Mágica Florybal.

Onde se hospedar em Gramado?

Hotel Águas Claras

Esse foi o hotel 4 estrelas que fiquei e recomendo muito! A localização é ótima na avenida das Hortênsias, perto de tudo.

Hotel Águas Claras.
Hotel Águas Claras. Gramado.

O Hotel Águas Claras Gramado conta com 55 apartamentos todos dispondo de TV, telefone, frigobar, ar-condicionado, calefação, camas (Queen Size) e Internet wi-fi grátis em todas as dependências do Hotel.

Hotel Águas Claras.
Piscina. Foto: Divulgação.

Há diversas categorias de apartamentos: Luxo, Luxo especial, Super Luxo, Super Luxo especial, Suíte Junior e Suíte Master.

Eu me hospedei em um apartamento Super Luxo com 47,06 m². É um apartamento semi-privativo, com duas camas de casal e uma meia parede semi-dividindo os dois quartos. Tem sofá, mini Bar,  ar condicionado, TV por assinatura, calefação, cofre e secador de cabelo.

Apartamento Super Luxo. Hotel Águas Claras.
Apartamento Super Luxo. Hotel Águas Claras.
Banheiro. Aparatamento Super Luxo. Hotel Águas Claras.

O café da manhã é servido das 7hs ás 10h no restaurante. Conta com pães, frutas, iogurtes, ovos, frios, bolos e muito mais:

Hotel águas Claras.
Restaurante. Hotel águas Claras.
Café da manhã. Foto: Divulgação.

Av. das Hortências, 1207 – Centro – Gramado – RS | CEP 95.670-000

(54) 3286 6044

[email protected]

http://www.hotelaguasclaras.com.br/

Onde se hospedar em Canela?

Hotel Pousada Blumenberg

Essa é uma dica de hotel com ótimo custo benefício e uma localização privilegiada a 100 metros da Catedral de Pedra. Eu Gostei bastante da minha hospedagem e recomendo!

Hotel Pousada Blumenberg.
Hotel Pousada Blumenberg.

O hotel possui diferentes tipos de acomodações: Suíte Master, Suíte Superior, Suíte Clássica e Suíte Luxo. Eu me hospedei em um quarto triplo com 1 cama de casal e 1 de solteiro. O quarto possui ar condicionado, calefação e frigobar.

Hotel Pousada Blumenberg.
Hotel Pousada Blumenberg.

O Café da manhã é servido das 7h até as 10h e conta com pães, bolos, ovos, frutas, iogurte, suco natural e muito mais. Há opções para diabéticos, celíacos e intolerantes a lactose.

Café da manhã. Hotel Pousada Blumenberg.

R. Borges de Medeiros, 499 – Canela RS

+ 55 (54) 3282.2939

[email protected]

https://www.hotelblumenberg.com.br/

Onde se hospedar em Porto Alegre?

Hotel Praça da Matriz

Como falei no ínicio do post, esse meu roteiro pela Serra Gáucha incluiu também 2 noites em Porto Alegre, pois eu não conhecia a capital gaúcha. Recomendo esse hotel no centro histórico perto de muitas atrações.

Está localizado em um prédio histórico de 1927, idealizado pelo engenheiro alemão Alfred Haesler.

Hotel Praça da Matriz. Porto Alegre.
Hotel Praça da Matriz.
Casarão histórico. Hotel Praça da Matriz.
Hotel Praça da Matriz.

Há diferentes tipos de acomodações: Suíte familiar, Suíte casal, Suíte solteiro, Suíte dupla e Suíte tripla que foi a que me hospedei:

Suíte tripla. Hotel Praça da Matriz.
Banheiro. Suíte Tripla.

55 (51) 3224-8872

51985955690

 [email protected]

https://pracadamatrizhotel.com.br/

Onde comer em Porto Alegre?

Aproveito também para dar a dica de 2 lugares ótimos em Porto Alegre:

1-Peppo Cucina

Esse restuarante localizado no bairro Moinhos de Vento é comandado por um casal apaixonado pelos sabores da Itália e pelo mundo do vinho. É uma ótima pedida tanto para o almoço quanto para o jantar. Sendo que no almoço há menus executivos com preços bem acessíveis.

Peppo Cucina.

Além das massas típicas italianas, é possível provar peixes e carnes também. Eu pedi Saint Peter com legumes grelhados, filé de carne com legumes grelhados e Penne com iscas de filé, molho de tomate e manjericão. Sensacional!

Salada de entrada. Restaurante Peppo Cucina.
Saint Peter com legumes grelhados, Filé com legumes grelhados e Penne com iscas de filé, molho de tomate e manjericão.

Para sobremesa não deixe de experimentar a torta de chocolate com nozes e o Petit gateau de doce de leite:

Torta de chocolate com nozes. Peppo Cucina.
Petit Gateau e torta de chocolate com nozes. Peppo Cucina.

DONA LAURA, 161 – MOINHOS DE VENTO PORTO ALEGRE/RS CEP: 90430-091

https://www.peppo.com.br/home

2- Spoiler

Esse bar/restaurante é para amantes de seriados. Fica localizado na cidade baixa. O ambiente é super descontraído. É uma ótima pedida para drinks com amigos ou uma boa refeição.

Spoiler. Porto Alegre.

O bar possui alguns drinks que remetem a séries. Um exemplo é o Morgan, drink relacionado a série Dexter:

Morgan. Bar Spoiler.

 Além dos vários drinks temáticos você pode pedir pratos bem baratos como Nhoque de batata doce com queijo gorgonzola, Alabiruta do Spoiler que vem com bife, salada e batatas, e o Iscas da Sheila que é carne com queijo gorgonzola, batata e salada:

Pratos quentes. Restaurante Spoiler.

Tem também várias sobremesas. Eu experimentei o mousse de chocolate vegano e o bolo de pote. Gostei bastante!

Sobremesas. Bar Spoiler.

R. Gen. Lima e Silva, 1058 – Centro Histórico, Porto Alegre – RS, 90050-102

https://alertaspoiler.com.br/home

Para mais informações e dicas acesse meu instagram @drdiegoviajando .