Zermatt, é uma cidade da Suíça com cerca de 5500 habitantes, mas recebe tantos turistas que você vai ter a sensação de ter mais gente.
Ela é usada como base para as pessoas que querem conhecer a montanha Materhorn. Do centro mesmo você já consegue avista-la. Não passam carros nas ruas, o que faz com que seja muito gostoso caminhar e se perder ali.
A cidade é facilmente alcançada através de trem, assim como qualquer lugar no país. O famoso trem Glacier Express faz o percurso de Zermatt a St Moritiz. Eu fiz esse passeio e amei! Conheci também o Bernina Express que é outro trem panorâmico. Você pode conferir aqui .
![]() |
Zermatt. |
Andar pelo centro é bem tranquilo e você vai querer tirar fotos de todas as casas. A cidade é muito estilosa e o fato de ser rodeada de montanhas torna tudo ao redor bonito.


![]() |
Zermatt também tem charme no verão. |
O passeio principal da cidade é o Gornegratt que custa 114chf ida e volta para quem não tem Swiss Pass. Consiste em pegar um trem que te leva a mais de 3000 metros de altitude e de lá você consegue ver a Matterhorn de perto.
As paisagens realmente devem ser surreais! Eu não fiz esse passeio porque me hospedei em Riffelalp Resort e preferi curtir tudo que o hotel oferece. Ele está um pouco abaixo a 2222 metros. O trem para lá custa 50chf(agosto 2018)ida e volta.
![]() |
Visão do trem para Gornegrat |
Zermatt é uma cidade que dá para fazer várias trilhas no verão. Eu andei um pouco pelos arredores do Riffelalp resort e já tirei boas fotos por ali. Não quis caminhar muito, mas para quem estiver disposto leve roupa de Trekking porque tem muito o que ver por ali dos Alpes suíços.


Riffelalp Resort 2222m
Riffelalp resort simplesmente é uma atração imperdível.Vale muito a pena ficar lá, porque assim você pode passar o dia relaxando no spa mais alto da Europa e ainda ficar admirando a Materhorn.
![]() |
Piscina do Riffelalp resort 2222m com vista para a montanha Matterhorn |
Assim que descemos do trem da Gornegratt Raiwail já havia outro trenzinho do resort nos esperando para levar até a entrada.

O resort conta com diversas atrações para os hóspedes e normalmente as pessoas ficam bastante tempo por lá. Tem até mesmo um boliche para se distrair, além de uma sala de jogos com vários games bacanas e sinuca.

Para os amantes de vinho tem uma adega no complexo:

É tudo muito rico em detalhes e você se perde pelos corredores:


O restaurante Alexandre simplesmente tem uma vista incrível!!!
![]() |
Que tal comer aqui? |

St Trop Alp Spa
Esse é o famoso spa do Resort Riffelalp. Ele simplesmente foi o melhor de toda a minha vida. É enorme o complexo com muitas saunas e jacuzzis. Tudo perfeito!

Tem uma piscina interna e uma externa com a temperatura ideal. Fui no verão e fazia em torno de 20° C durante o dia.




Ristorante Al Bosco
Esse restaurante italiano fica na parte externa do resort e tem pratos deliciosos. Eu pedi uma truta com uma salada e é realmente muito bom. Recomendo um almoço por aqui!



Bar 2222m
Aqui comi uma sobremesa composta por vários sorvetes e uma calda de chocolate para jogar por cima. Nem preciso dizer que estava excelente!
![]() |
Difícil escolher uma sobremesa só hahahahaha |

No inverno, os amantes de Ski podem aproveitar também para praticar esse esporte. Eu fui no verão e não me arrependo, porque Zermatt tem atividades para todas as épocas do ano.
Na sua visita a Suíça então não deixe a cidade de fora do roteiro e depois me conta o que achou aqui. Mais vídeos e informações estão no meu instagram @drdiegoviajando.